25 de novembro de 2019

Notícias em 25/11/2019

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, energia renovável, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia e ciência espacial.

Pedra do Frade
O sítio de Ponta de Jericoacoara está localizado no litoral do Ceará, no Município de Jijoca de Jericoacoara. Nele, ocorrem afloramentos rochosos neoproterozoicos, que são incomuns na costa nordestina. Os tipos litológicos mais frequentes incluem quartzitos e quartzitos ferruginosos (Formação São Joaquim) resultantes de dobramentos e redobramentos da margem continental do Supercontinente Gondwana. O intenso fraturamento das rochas refletem a mudança de regime tectônico de dúctil para rúptil por ocasião da abertura do Oceano Atlântico durante a ruptura do Pangea. As partes mais resistentes destas formações rochosas costeiras permanecem mesmo após à ação erosiva das ondas e dão origem a pilares marinhos como a Pedra do Frade, localizada no leste da Ponta de Jericoacoara. É possível visualizar fraturas compostas por juntas distensionais e direção principal de orientação no sentido NW-SE, as quais remetem ao período rúptil de formação da rocha.
(Crédito: Suedio e Jader - imagem - fonte1 - fonte2)

    Danos e reparos
Vazamento de óleo na costa brasileira

Vazamento gigante de metano em campo petrolífero


    Petróleo
28 novas FPSOs entre 2021 e 2030
    A Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) estima que 28 novas unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSOs) serão necessárias entre 2021 e 2030 devido à partilha de produção do Pré-Sal.
    LEIA MAIS em epbr.com.br

O boom do petróleo de xisto nos EUA


    Energia renovável
Usina solar de 600,3 quilowatts na Argentina
    A Minera del Altiplano, uma mineradora de lítio, financia a construção de uma fazenda solar na cidade de Antofagasta de la Sierra.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Mineralogia
O que é hecatólito (ou Moonstone)?


    Paleontologia
Dinossauros polares emplumados na Austrália

Encontrados coprólitos de 126 milhões de anos


    Vulcanismo
A erupção vulcânica que criou a ilha Hunga Tonga-Hunga Ha'apai

Projeto geotérmico associado ao vulcão Nevado del Ruiz

Vulcão Popocatepetl

Vulcão del Fuego

Vulcão Whakaari

Vulcão Karangetang

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Ibu, na Indonésia (1.800 metros), Sangeang Api, na Indonésia (2.400 metros), e Dukono, na Indonésia (2.100 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 24, em Banda Sea (5,0 graus), nas Ilhas Andreanof, pertencentes às Ilhas Aleutas (5,0 graus), na costa de Sumatra (5,2 graus), na região de Bougainville, em Papua Nova Guiné (5,0 graus), e dois na região de Papua, na Indonésia (5,0 e 5,1 graus).
    Dia 25, na fronteira China-Vietnã (5,0 graus), em Taiwan (5,0 graus), na Costa Rica (5,0 graus), em Kepulauan, na Indonésia (5,0 graus) e no sudeste das Ilhas Loyalty (5,0 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais de 4,5 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 24, dois no mar de Molucca (4,7 e 4,9 graus), em San Juan, na Argentina (4,6 graus), em Yunnan, na China (4,5 graus), nas Ilhas Andreanof, pertencentes às Ilhas Aleutas (4,5 graus), na região de Papua, na Indonésia (4,5 graus) e em Coquimbo, no Chile (4,8 graus).
    Dia 25, em Kepulauan, na Indonésia (4,5 graus), em Takiquistão (4,5 graus), no oeste de Mongólia (4,9 graus) e em Seram, na Indonésia (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
O açúcar do espaço é diferente do da Terra
    Pesquisadores revelam que esta primeira evidência de açúcares bio-essenciais em meteoritos têm composições distintas de isótopos de carbono.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Marte e seus lençóis de gelo fraturados


    Tecnologia
Tecnologia para previsão de terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas


Notícias em 24/11/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *