18 de novembro de 2019

Notícias em 18/11/2019

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, produção, energia renovável, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, vagas e outros.

Navajo National Momument
O Navajo National Momument, localizado na nação Navajo do noroeste do Arizona, EUA, foi criado em 1909 e abrange cerca de 1,5 km². Ele possui ótimos exemplos do Arenito Navajo, formação rochosa gerada a partir de antigas dunas de areia, sopradas pelo vento, que atingiram 240 a 340 m de altura. A área fazia parte de um vasto deserto que existiu há aproximadamente 40 milhões de anos com dunas de areia que podem ser as maiores já registradas. Como o arenito navajo é poroso, atua como um aquífero e, quando encontra as rochas não porosas da Formação Kayenta, a água que retém se move até formar fontes nas paredes dos desfiladeiros. Essa foi uma das razões pelas quais as pessoas começaram a se estabelecer na área, cerca de 1.400 anos atrás. Com o tempo, a população cresceu e vários pueblos grandes foram construídos em nichos das paredes do desfiladeiro durante a última metade do século XIII.
(Crédito: Stu Witmer - fonte)

    Economia
Saudi Aramco pretende vender 1,5% de suas ações


    Danos e reparos
Vazamento de óleo na costa brasileira


    Petróleo
Os 5 estoques estrangeiros mais promissores de petróleo
    Detêm estes estoques a britânica BP, a multinacional Total SA, a brasileira Petrobras, a anglo-holandesa Shell e a multinacional OMV.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Produção
Pará: liderança na produção mineral
    Além de produzir mais minério de ferro que MG, o PA tem três dos cinco municípios que lideram o ranking de produção mineral brasileira.
    LEIA MAIS em www.zedudu.com.br


    Energia renovável
Crescimento da geração eólica brasileira em 3 GW por ano até 2029
    A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) prevê este crescimento e discute sobre o uso de baterias para armazenamento de energia eólica e também sobre a implantação de parques offwhore.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Shinmoe

Vulcão Popocatepetl

Vulcão de Whakaari
    Este vulcão de White Island, da Nova Zelândia, teve aumentado seu nível de alerta devido à elevação da quantidade de gás SO₂ observada.
    LEIA MAIS em www.nzherald.co.nz

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Aso, no Japão (1.900 metros), Kuchinoerabu-jima, no Japão (1.200 metros), Sangeang Api, na Indonésia (2.400 metros), Dukono, na Indonésia (2.400 metros), Sangay, no Equador (6.400 metros), Reventador, no Equador (5.800 metros), Sabancaya, no Peru (7.300 metros), e Nevados de Chillán, no Chile (3.700 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 17, nas Ilhas Nicobar, na região da Índia (5,2 graus), na região das Ilhas Bouvet (5,1 graus), na dorsal Meso-Índico (5,1 graus), em Morocco (5,1 graus), na região de Fiji (5,8 graus), nas Ilhas Andaman, na região da Índia (5,1 graus), e na região de Guam (5,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais de 4,5 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 17, nas proximidades da costa de Honshu, no Japão (4,8 graus), no mar de Molucca (4,8 graus), em Tajikistan (4,6 graus), em Morocco (4,5 graus), em Vanuatu (4,9 graus), em Kepulauan, na Indonésia (4,5 graus), em Seram, na Indonésia (4,6 graus), e no oeste das Ilhas Macquarie.
    Dia 18, no mar de Molucca (4,9 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Exoplanetas potencialmente habitáveis


    Tecnologia
Conversão eficiente de CO₂ em combustível
    Novo catalisador para esta conversão utiliza célula eletroquímica preenchida com um catalisador poroso e espumoso feito de níquel e ferro.
    LEIA MAIS em www.europapress.es

Transformação do calor residual em combustível de hidrogênio
    Uma nova abordagem, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, usa o calor residual de processos industriais com esta finalidade.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vagas
Processos seletivos divulgados pela UEMA


    Extra
A avalanche de lodo de Aberfan


Notícias em 17/11/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *