14 de novembro de 2019

Notícias em 14/11/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, projeto, economia, petróleo, produção, mercado, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos, e outros.

Os meandros do rio Juruá
O rio Juruá emerge das terras altas do centro-leste do Peru e depois serpenteia pelas planícies do Brasil. Quando deságua no rio Amazonas, perto de Fonte Boa, no estado do Amazonas, percorreu mais de 3.000 quilômetros. Em linha reta, porém, a distância entre a nascente e a foz deste rio é de apenas 1.000 quilômetros aproximadamente. O Juruá é um dos rios mais sinuosos da Bacia Amazônica por fluir por um terreno relativamente plano. Os sedimentos que o rio carrega também tem papel significativo na sua sinuosidade ao serem depositados ao longo das curvas internas dos meandros. Os lagos que rodeiam o rio são formados quando partes de meandros largos e curvos são abandonados, geralmente quando acontecem inundações. À direita, na porção clara da imagem, aparece Eirunepé, também no estado do Amazonas. É um assentamento estabelecido no século XIX como um centro para a produção de borracha.
(Crédito: Lauren Dauphin / NASA - imagem - fonte)

    Pesquisa
As dramáticas mudanças climáticas entre 165 e 155 milhões de anos atrás
    (Por Maya Wei-Haas) Estudo revela que um desvio não usual do eixo de rotação da Terra pode ter influenciado estas mudanças com alteração da localização geográfica das paisagens.
    LEIA MAIS em www.nationalgeographic.com

As águas subterrâneas e as mudanças climáticas
    Variações nas águas subterrâneas alinhadas com movimentos na órbita da Terra impactaram o clima no período de 299 a 252 milhões de anos atrás.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Projeto
Primeira mina de Wollastonita da América do Sul


    Economia/Investimentos
Investimento de R$ 400 milhões da AngloGold no Brasil


    Petróleo
Perfuração de poços nas bacias de Santos e Sergipe


    Produção
Minas-Rio: previsão da produção cresce 21%


    Mercado
Preços do petróleo em alta

Preços do cobre em baixa

Preços do minério de ferro em alta

Preços do ouro em alta

Preços do hidróxido de cobalto em alta


    Energia renovável
Turbinas eólicas no Ceará

Instalações de painéis solares
    Estas instalações devem representar dois terços da capacidade global de energia até 2020. Saiba mais sobre licenciamento e certificação, registro de empresa e incentivos fiscais.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Paleontologia
O maior macaco que já existiu tem parentesco com o orangotango
    Pesquisa genética em fóssil de dente do Gigantopithecus blacki, de 1,9 milhão de anos, encontrado na China, revelou o parentesco.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Encontrado fóssil de predador de 150 milhões de anos

Revelação de estudo sobre fóssil de estegossauro
    Estudo de esqueleto quase completo descoberto em Atouguia da Baleia, Peniche, Portugal, revela parentesco com espécies europeias.
    LEIA MAIS em www.alvorada.pt


    Vulcanismo
Vulcão Ubinas

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Askja

Vulcão Sakurajima

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Shiveluch, na Rússia (10.000 metros), Sakurajima, no Japão (3.500 metros), Manam, em Papua Nova Guiné (1.000 metros), Sangeang Api, na Indonésia (2.400 metros), Krakatau, na Indonésia (300 metros), Dukono, na Indonésia (2.100 metros), Sangay, no Equador (6.400 metros), Reventador, no Equador (4.900 metros), e Sabancaya, no Peru (7.300 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 13, na porção central da dorsal Meso-Atlântica (5,5 graus), na dorsal Broken (5,5 graus) e na costa da Guatemala (5,5 graus).
    Dia 14, na dorsal de Carlsberg (5,5 graus), no sul de Sumatra, na Indonésia (5,0 graus), no Paquistão (5,2 graus) e na região de Bali, na Indonésia (5,2 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais de 4,5 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 13, em Assam, na Índia (4,7 graus), nas Ilhas Santa Cruz (4,6 graus), em Luzon, nas Filipinas (4,9 graus), no Golfo de Aden (4,5 graus), e nas Ilhas Bonin, no Japão (4,5 graus).
    Dia 14, no sul da dorsal Meso-Atlântica (4,6 graus), na região das Ilhas Babuyan, nas Filipinas (4,5 graus), nas Ilhas Kuril (4,5 graus), na região de Fiji (4,5 graus), e na região de Bali, na Indonésia (4,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
28° Simpósio de Geologia do Nordeste e o 4° Simpósio sobre o Cráton do São Francisco
    Estes eventos, que estão sendo realizados até o dia 15 de novembro, tem como tema a discussão de estratégias para desenvolver de forma sustentável o setor de geologia e mineração nos estados do Nordeste.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br
    Aracaju sedia estes eventos que têm a presença de pesquisadores de diversas instituições de pesquisa, empresários e estudantes de graduação e pós-graduação.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br
    A Divisão de Minerais Industriais (DIMINI) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com as unidades regionais de Recife e de Natal, apresentou o Mapa de Potencialidade de Rochas Ornamentais no Rio grande do Norte.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

10ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada

AAPG Talks - Carbonates
    Este evento da UFPR, que acontece hoje e nos dias 19, 20, 25 e 26 de novembro, é constituído por um ciclo de palestras que têm como tema "reservatórios carbonáticos".
    LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br

Congresso Brasileiro de Geologia

III Semana Acadêmica dos Pós-Graduandos do Instituto de Geociências (III SAPIGEO) da UFRGS

Fórum Brasil Mineral


    Extra
Mapeamento e diagnóstico do setor mineral brasileiro
    A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do MME assinou contrato com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para mapear e apresentar um diagnóstico do setor mineral brasileiro.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Certificado para padrões de Performance e de Cadeia de Custódia
    A Aluminium Stewardship Initiative (ASI) certificou a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) em relação às suas diversas instalações no Brasil.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Disparidades entre os sistemas globais de energia

Nova plataforma de comercialização de marcas e patentes
    O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO) anunciaram a adesão do Brasil a uma plataforma internacional.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Mineração no fundo do oceano pode ter importância crítica para carros elétricos
    (Por David Shukman) Uma grande investigação europeia está sendo desenvolvida sobre novas fontes de elementos-chave para os carros elétricos.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

Minerais mais limpos, indústria mais limpa?
    (Por JP Casey) Cobalto e bauxita, em demanda crescente, faz com que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atualize sua estrutura para uma mineração responsável.
    LEIA MAIS em www.mining-technology.com

Dessalinização nas operações em Calama, na região de Antofagasta, no Chile
    A Codelco concluiu licitação para desenvolvimento, construção e operação de uma planta de dessalinização em todas as suas operações em Calama.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

As chuvas, as placas tectônicas e Veneza
    As chuvas, em curto prazo, e o movimento de placas tectônicas abaixo da costa italiana, em longo prazo, têm deixado Veneza abaixo da linha da água.
    LEIA MAIS em www.gazetadopovo.com.br


Notícias em 13/11/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *