10 de novembro de 2019

Notícias em 10/11/2019

Assuntos do dia:
petróleo, política, terremotos, vulcanismo, tecnologia e ciência espacial.

Atol das Rocas
Rocas, a primeira unidade de conservação marinha criada no Brasil, está localizada a cerca de 130 km do arquipélago de Fernando de Noronha, sendo o único atol do Atlântico Sul. A região foi definida como Reserva Biológica Atol das Rocas pelo Comitê Permanente da Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, de acordo com a Convenção de Ramsar (tratado intergovernamental com objetivo de conservação e uso racional desses ecossistemas). Tem alta produtividade biológica, constituindo-se em um dos principais locais de reprodução da tartaruga-verde, além de ser abrigo para a tartarugas-de-pente, os atobás e as fragatas. O atol é um recife elíptico com uma área de cerca de 7,5 km², com 3,7 km por 2,5 km. Uma crista algácea limita o platô recifal, que é dominado por uma associação de algas coralinas-gastrópodes vermetídeos que cresce na forma de pequenas cristas lineares. Sua taxa de crescimento recifal varia de 1,5 a 3,2 m/ka. Os cálices ou “rocas”, permanentemente aflorantes no nível do mar, posicionados acima da altura da maré. Este cálices e os afloramentos de arenitos de praia em uma das ilhas do atol são evidências de um nível do mar do Holoceno superior ou igual ao nível atual. O baixo grau de competição por espécies e o baixo grau de herbivoria podem ser fatores ecológicos que propiciaram o intenso crescimento das algas coralinas incrustantes em Rocas.
(Crédito: wikiparques - imagem - fonte1 - fonte2)

    Petróleo
Devem ser gerados 50 mil empregos nos campos de Búzios e Itapu
    Estas duas áreas do megaleilão do dia 6 de novembro devem aumentar em 30% o volume das reservas brasileiras em exploração.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com

Campo de petróleo com 50 bilhões de barris é descoberto pelo Irã

Mercado da Opep encolhe, ao contrário do xisto
    (Por Grant Smith) Estimativas de Opep indicam queda de 7% nos próximos quatro anos. Por outro lado, até 2025, a produção de óleo de xisto dos EUA deve subir mais de 40%.
    LEIA MAIS em finance.yahoo.com


    Política
Alteração da legislação sobre os leilões do pré-sal


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes principais vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Sakurajima, no Japão (2.100 metros), Popocatepetl, no México (7.300 metros), Reventador, no Equador (4.600 metros), e Nevados del Chillán, no Chile (4.300 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Terremoto na Bahia
    Um terremoto de 3,5 graus foi registrado no centro-sul da Bahia, com epicentro próximo à cidade de Amargosa e pode ter sido sentido em municípios até 40 quilômetros de distância.
    LEIA MAIS em www.correio24horas.com.br

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 9, na costa leste de Kamchatka (5,0 graus) e na região de Fiji (5,6 graus).

Sismos mundiais de 4,5 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 9, no norte do Alasca (4,6 graus), em Simeulue, na Indonésia (4,7 graus), na região de Sumbawa, na Indonésia (4,7 graus), na região das Ilhas Queen Charlotte (4,5 graus), no sul do Alasca (4,5 graus), na região da fronteira Sichuan-Guizhou, na China (4,6 graus), e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8 graus).


    Ciência espacial
Mercúrio ficará entre o Sol e a Terra dia 11 de novembro


    Tecnologia
Programa Petrobras Conexões para Inovação
    Módulo deste programa, lançado pela ECOA PUC-Rio e pela Petrobras, busca fomentar a experimentação, desafiando universitários a criarem soluções para a transformação digital do setor de óleo e gás.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 09/11/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *