20 de outubro de 2019

Notícias em 20/10/2019

Assuntos do dia:
economia, danos, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e asteroides.

Buraco glacial finlandês
Este da imagem é de um dos 20 buracos glaciais encontrados em uma encosta íngreme em Askola, na Finlândia. O maior, chamado "Jättiläisen kuhnepytty" ("a cuba do gigante"), alcança um diâmetro de 4,2 metros e uma profundidade de 10,3 metros. Estes buracos fluvio-glaciais foram formados durante a última era glacial, há mais de 10.000 anos. Foram abertos no leito rochoso por pedras e cascalho transportados pela água glacial.
(Crédito: Antti Huttunen - imagem - fonte1 - fonte2)

    Economia
Acre: R$ 309 milhões do megaleilão do pré-sal
    (Por Iryá Rodrigues) De acordo com lei sancionada no dia 18/10, o bônus do megaleilão pode render R$ 309 milhões ao Acre.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Danos e reparos
Óleo vazado nas praias do Nordeste pode virar carvão
    O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) criou uma técnica (a "Compostagem Francisco") que transforma o óleo recolhido em carvão.
    LEIA MAIS em www.bahianoticias.com.br


    Meio Ambiente
O Mar Vermelho ficará verde?
    Um megaprojeto de turismo na Arábia Saudita quer fazer esta transformação que irá beneficiar também o habitat de alguns animais e salvar recifes de corais.
    LEIA MAIS em www.arabnews.com


    Paleontologia
Descoberta nova espécie de artrópode na Austrália


    Vulcanismo
As bolhas gigantes de vulcão submarino
    O vulcão Bogoslof, nas Ilhas Aleutas, Alasca, produz bolhas de até 440 metros de diâmetro preenchidas com gás vulcânico.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com

Vulcão Popocatepetl

Vulcão San Cristóbal
    Este vulcão da Nicarágua teve um sismo de 3,9 graus nas proximidades que alertou o Instituo Nicaraquence de Estudos Territoriais.
    LEIA MAIS em nuevaya.com.ni

Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes vulcões lançaram cinzas (com as respectivas altitudes): Ibu, na Indonésia (1.800 metros), Dukono, na Indonésia (2.100 metros), Reventador, no Equador (4.600 metros), e Sabancaya, no Peru (7.000 metros).
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 19, três na região das Ilhas Tonga (dois de 5,3 graus e um de 5,0 graus), em Mindanao, Filipinas (5,2 graus), nas Ilhas Marianas (5,2 graus), na região do Timor (5,2 graus), no sul das Ilhas Sanduíche (5,0 graus) e nas Ilhas Fiji (5,7 graus). 
    Dia 20, dois na região das Ilhas Tonga (5,0 e 5,3 graus) e dois em Mindanao, Filipinas (5,2 e 5,1 graus).
    LEIA MAIS em ds.iris.edu

Sismos mundiais de 4 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 19, na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,2 graus), na costa norte de Sumatra (4,9 graus), na região de Nova Grã-Bretanha, em Papua Nova Guiné (4,6 graus), ao sul das ilhas Shetland (4,6 graus), na Ilha do Norte, em Nova Zelândia (4,3 graus), no Panamá (4,2 graus), na Guatemala (4,3 graus), na região da Nova Irlanda, em Papua Nova Guiné (4,8 graus), e em Halmahera, na Indonésia (4,7 graus). 
    Dia 20, nas proximidades da costa leste de Honshu, no Japão (4,3 graus), dois na região das Ilhas Tonga (4,9 e 4,8 graus), na região de Hokkaido, no Japão (4,4 graus), no sul de Java, na Indonésia (4,4 graus), na parte sul da dorsal Meso-Atlântico (4,8 graus), na fronteira Chile-Argentina (4,3 graus), em Irian Jaya, na Indonésia (4,3 graus) e dois em Mindanao, nas Filipinas (4,9 e 4,7 graus).
    LEIA MAIS em ds.iris.edu


    Ciência espacial
Olhando anãs brancas para estudar mundos alienígenas
    (Por Brian Koberlein) Elas ajudam a buscar planetas habitáveis que, dentre os critérios adotados de busca, incluem tamanho e composição geológica.
    LEIA MAIS em www.forbes.com


    Asteroides
Mudança da história da Terra através de colisões de asteroides


Notícias em 19/10/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *