19 de outubro de 2019

Notícias em 19/10/2019

Assuntos do dia:
projeto, economia, danos, petróleo, mercado, política, garimpo, meio ambiente, terremotos, vulcanismo e eventos.

A nascente do Rio São Francisco
A Serra da Canastra é divisora de águas dos rios que fluem para SE, na bacia do Rio São Francisco, daqueles que vertem para o Rio Paranaíba, a N-NE, e ainda dos pequenos rios que fluem para o Rio Grande, a S-SW. Esta região separa contextos geomorfológicos bastante distintos: o Planalto Central brasileiro a norte, a bacia do São Francisco a leste e a depressão do Rio Grande a sul e oeste. O rio São Francisco, batizado pelo navegador genovês Américo Vespúcio, em 4 de outubro de 1501, era chamado de "Opará" ("rio-mar" em tradução livre) pelos indígenas locais. A sua nascente (imagem) está localizada no platô desenvolvido sobre a Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais. Nesta região, a superfície secciona níveis quartzíticos pré-cambrianos e unidades cretácicas. Tal superfície foi designada de “Canastra” por Barbosa (1955), “PósGondwana” por King (1956) e “Pratinha” por Almeida (1956). As rochas mais antigas desta serra pertencem ao Grupo Piumhi, uma sequência xistosa vulcano-sedimentar. Acima ocorrem os grupos Canastra, Araxá e Bambuí. Tais unidades representam o arcabouço geológico pré-cambriano regional. Em sua maior parte, a Serra da Canastra é sustentada pelos metassedimentos do Grupo Canastra.
(Crédito: Ana Guara - imagem - fonte)

    Projeto
Projeto Níquel Vermelho: empregos em Canaã dos Carajás
    (Por Seny Lima) Mais de 1.800 empregos devem ser gerados em Canaã dos Carajás, pela mineradora Horizonte, neste Projeto que teve estudo de pré-viabilidade realizado confirmando altos teores de níquel e cobalto.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


    Economia
Megaleilão do petróleo em novembro: R$ 312 para a Paraíba
    (Por G1 PB) Este é o valor que a Paraíba pode receber de acordo com a lei sancionada pelo governo federal.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Danos e reparos
Provável área de origem do óleo vazado nas praias do Nordeste


    Petróleo
Leilão da 17ª Rodada de Licitações: CNPE aprova blocos
    O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou os blocos a serem licitados na 17ª Rodada de Licitações, na modalidade de Concessão, prevista para ocorrer em 2020.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br


    Mercado
Preços do petróleo em queda

Preços do minério de ferro em queda

Preços do ouro em queda


    Política
Lei que define distribuição de recursos do pré-sal foi sancionada
    A lei que define como será o rateio dos recursos do leilão de petróleo do pré-sal, que será realizado no dia 6 de novembro, foi sancionada sem vetos pelo governo federal.
    LEIA MAIS em www.camara.leg.br

Grupo de trabalho para avaliar exploração de petróleo além-mar do Brasil
    O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou este grupo para tratar da exploração e produção de petróleo e gás natural "offshore" além das 200 milhas náuticas.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Garimpo
Garimpos ilegais fechados no Amapá
    (Por Caio Coutinho) Durante patrulhamentos da Operação Verde Brasil da Polícia Federal, no município de Oiapoque, garimpos ilegais foram fechados próximos à divisa com a Guiana Francesa e multas foram aplicadas pelo Ibama.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Meio Ambiente
Rússia tem prejuízo com descongelamento do permafrost

Antártica: cloro radioativo de testes nucleares dos anos 1950
    (Por Sandra Arteaga) Pesquisa revela que algumas geleiras da Antártica ainda estão liberando cloro-36 radioativo.
    LEIA MAIS em computerhoy.com


    Vulcanismo
Nuvens de cinzas vulcânicas
    Os seguintes vulcões lançaram cinzas (com informação das respectivas altitudes): Dukono, na Indonésia (2.100 metros), Reventador, no Equador (5.200 metros), e Nevados de Chillán, no Chile (4.300 metros).
    LEIA MAIS em  www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Etna


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais, nas últimas 24 horas
    Dia 18, no norte do Alasca (5,2 graus), nas Ilhas Talaud, na Indonésia (5,1 graus), na região das Ilhas Fiji (5,3 graus), nas Ilhas Tonga (5,3 graus), e em Mindanao, nas Filipinas (5,0 graus). 
    Dia 19, dois na região das Ilhas Tonga (ambos de 5,3 graus), em Mindanao, nas Filipinas (5,2 graus), e nas Ilhas Marianas (5,2 graus).
    LEIA MAIS em ds.iris.edu

Sismos mundiais de 4 a 4,9 graus, nas últimas 24 horas
    Dia 18, no Paquistão (4,7 graus), na região das Ilhas Samoa (4,9 graus), em Mindanao, nas Filipinas (4,9 graus), no norte da Argélia (4,3 graus), na região fronteira Nyanmar-Índia (4,9 graus), nas Ilhas Bonin, no Japão (4,6 graus), e dois em Banda Sea (4,8 e 4,4 graus). 
    Dia 19, na região fronteira Peru-Bolívia (4,5 graus), na proximidade da costa leste de Honshu, no Japão (4,7 graus), na região das Ilhas Tonga (4,7 graus), na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,2 graus), e na costa ao norte de Sumatra (4,9 graus).
    LEIA MAIS em ds.iris.edu


    Evento
Workshop no MCTIC sobre Terras Raras
    Este workshop a ser realizado no dia 22 de outubro terá como tema as ações do governo federal em apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva de Terras Raras. O evento conta com a participação da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, em parceria com a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br


Notícias em 18/10/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *