24 de julho de 2019

Notícias em 24/07/2019

Assuntos do dia:
petróleo, produção, mercado, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza, nos municípios de Cambará do Sul, RS, e Jacinto Machado, SC, é um geomonumento formado pelo maior conjunto de escarpas da região dos Cânions do Sul, inserido no Parque Nacional da Serra Geral. Possui um vale escarpado de aproximadamente 7,5 km de extensão e altitude máxima de 1.157 m. Os paredões rochosos chegam a alcançar 800 m de desnível vertical. Considerado o mais imponente cânion da região sul do Brasil, por isso o nome Fortaleza, este geomonumento é encontrado na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É possível identificar até 13 derrames com limites perfeitamente tabulares e espessuras que variam de 15 a 55 metros. Eles fazem parte da Formação Serra Geral, do Cretáceo. Próximo à base, encontram-se rochas sedimentares da Formação Botucatu, do Jurássico-Cretáceo.
(Crédito da imagem: Renato Grimm - fonte)

    Petróleo
Preços do petróleo em alta
    (Por Collin Eaton) Os preços se aproximam de US$ 64 por barril. A alta tem motivação nas tensões do Oriente Médio.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Restrição da reinjeção de gás em poços de petróleo
    (Por Lisandra Paraguassu) O Brasil atualmente reinjeta um terço da produção do gás porque não há demanda. A ANP estuda esta restrição para criar condições de aumento de consumo de gás.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Alterações em leilões de energia
    (Por Luciano Costa) Está sendo avaliada a contratação, a partir de 2020, de novas usinas de energia para viabilizar o uso por termelétricas de gás proveniente do pré-sal.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

ANP inaugura robô para recepção e armazenamento de dados
    Esta inauguração acontecerá hoje, às 15 horas, no Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP), na Av. Pasteur, 404, Urca, Rio de Janeiro. O robô se destina à recepção e ao armazenamento de todos os dados gerados pela indústria do petróleo no Brasil. Ele não tem similar no Brasil em termos de petabytes armazenados, vai minimizar custos e oferecer mais segurança e velocidade na entrega de dados de exploração e produção para as empresas usuárias do BDEP.


    Produção
Retorno parcial do Complexo de Vargem Grande da Vale
    A Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou o retorno parcial das operações a seco do complexo Vargem Grande, em Nova Lima, MG.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Minério de ferro de Carajás é trunfo da Vale
    (Por Juliana Estigarribia) A alta qualidade do minério do Pará pode render importante receita à Vale para compensar as perdas de Minas Gerais.
    LEIA MAIS em exame.abril.com.br


    Mercado
Preços do ouro em alta


    Vulcanismo
Vulcões Popocatepetl e Ubinas


    Terremotos
Terremoto na Indonésia

Terremoto nas ilhas Balleny


    Arqueologia
Berço da humanidade deslocado para o Marrocos?
    (Por Mário Sérgio Lorenzetto) Até agora, os primeiros Homo sapiens teriam aparecido há 195.000 anos na Etiópia. Escavações recentes no sítio arqueológico Jerbel Irhoud, entretanto, revelaram restos humanos de 300.000 anos, que atribuem ser a origem de nossa espécie.
    LEIA MAIS em www.campograndenews.com.br


    Ciência espacial
O nascimento da Via Láctea


    Tecnologia
A Votorantim Cimentos lança desafio
    A Votorantim busca startups que trabalhem com soluções para o desenvolvimento de um simulador de processos para mineração e britagem de agregados.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


    Eventos
Ranking 100 Open Startups 2019

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração
    Neste evento, que acontece de 9 a 12 de setembro em Belo Horizonte, MG, será oferecido minicurso com a temática "Licença Social para Operar: Tendências e Estratégias para o Engajamento com a Comunidade Local".
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


    Extra
Dados geográficos gratuitos


Notícias em 23/07/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *