8 de julho de 2019

Notícias em 08/07/2019

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, meio ambiente, terremotos e ciência espacial.

Gruta Casa de Pedra
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) está localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no estado de São Paulo, na divisa com o Paraná. Os terrenos cársticos do PETAR pertencem à faixa de transição entre o Planalto Atlântico e a Baixada Costeira, destacando-se pelos altos gradientes hidráulicos, recarga alogênica significativa e entalhamentos subterrâneos. São encontrados canyons com cavernas verticais (abismos) e gigantescos salões de abatimento. As rochas carbonáticas da área pertencem ao Subgrupo Lajeado, do Proterozoico Médio. Dentre cerca de 200 cavernas do PETAR, destaca-se a Gruta Casa de Pedra com o maior portal do mundo, tendo mais de 170 m de altura. É constituída por calcário com muitos espeleotemas e possui um rio fluindo através dela. Sua fauna e sua flora, assim como formações geológicas interessantes, como o púlpito e o lustre real em um dos salões, dão à caverna um charme fascinante. Os túneis têm mais de 400 metros de extensão e cinco enormes salões.
(Crédito: unusualplaces - imagem - fonte1 - fonte2)

    Petróleo
Estreito de Ormuz: bloqueio afetaria 20% do fornecimento mundial de petróleo

Leilão dos excedentes da cessão onerosa


    Mercado
Preços do minério de ferro em alta


    Meio Ambiente
A Austrália pode se tornar uma das maiores poluidoras do planeta
    Atualmente responsável por 5% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, até 2030 a Austrália pode chegar a 17%. Esta poluição é proveniente de suas exportações de combustíveis fósseis.
    LEIA MAIS em www.theguardian.com


    Terremotos
Terremoto na Indonésia

Terremoto no Irã

Terremoto nas Filipinas

Terremoto na Costa Rica

A causa dos terremotos recentes na Califórnia


    Ciência espacial
Água subterrânea em Marte
    (Por Gabriela Pinto Custódio) Pesquisa sugere que tremores registrados em Marte podem indicar que exista água subterrânea no planeta.
    LEIA MAIS em www.tecmundo.com.br


Notícias em 07/07/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *