27 de abril de 2019

Notícias em 27/04/2019

Assuntos do dia:
economia, petróleo, mercado, mineralogia, paleontologia, vulcanismo, arqueologia, eventos, vagas e outros.

Floresta Petrificada do Cariri
O Geossítio Floresta Petrificada do Cariri, próximo à cidade de Missão Velha, no Ceará, constitui
uma área com exposições de rochas da Formação Missão Velha caracterizada por arenitos quartzosos, ligeiramente feldspáticos e/ou caolínicos, às vezes conglomeráticos, portadores de abundantes troncos e fragmentos de madeira silicificada, de aproximadamente 145 milhões de anos, atribuídos à conífera Dadoxilon benderi. Provavelmente as colinas cobertas por florestas foram cortadas por rios que transportavam os troncos caídos para as regiões mais baixas, onde eles foram depositados, soterrados e fossilizados.
(Crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press - imagem - fonte)

    Economia/Negócios
Vale terá que apresentar mais informações ao Cade sobre compra da Ferrous Resources
    (Por Reuters) O órgão brasileiro de defesa da concorrência, ao analisar a transação, declarou o negócio como "complexo"e determinou a realização de diligência.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br

Paranapanema fecha trimestre com prejuízo 21% menor
    (Por Ivan Ryngelblum) A fabricante de cobre Paranapanema registrou no primeiro trimestre um prejuízo de R$ 39 milhões, uma redução de 21% em relação à perda de R$ 49,1 milhões apurada no mesmo período de 2018.
    LEIA MAIS em www.valor.com.br


    Petróleo
Preços do petróleo caem 3%
    (Por Laila Kearney) Os preços do petróleo recuaram 3 por cento nesta sexta-feira, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltar a pressionar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para que aumente a produção petrolífera visando aliviar os preços da gasolina.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Mercado
Minério de ferro cai pelo 4º dia na China apesar de demanda nas siderúrgicas
    (Por Reuters) Os contratos futuros do minério de ferro na China reverteram ganhos iniciais e caíram pela quarta sessão consecutiva.
    LEIA MAIS em extra.globo.com

Cobre sobe devido a recuo do dólar, mercado atento às negociações comerciais
    (Por Zandi Shabalala) Os preços do cobre e da maioria dos outros metais industriais subiram na sexta-feira, impulsionadas por um declínio do dólar e expectativas de que uma reunião entre altos funcionários da China e os EUA ajudar a apaziguar a sua amarga disputa comercial.
    LEIA MAIS em lta.reuters.com

Ouro fecha em alta, ajudado pelo câmbio, e registra ganho na semana
    (Por Estadão Conteúdo) O ouro fechou em território positivo nesta sexta-feira, 26, impulsionado pelo recuo do dólar.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Mineralogia
Em falhas dos diamantes, encontrando a história secreta dos continentes
    Novas pesquisas demonstram que os diamantes podem ser usados para revelar como uma seção flutuante do manto sob alguns dos continentes se tornou espessa o suficiente para proporcionar estabilidade a longo prazo.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Pesquisadores da UFSM encontram fóssil de Preguiça-Gigante em Caçapava do Sul
    Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria publicaram um artigo no periódico científico britânico “Historical Biology” que apresenta a coleta de fósseis de uma preguiça-gigante, da espécie Lestodon armatus, em Caçapava do Sul, RS.
    LEIA MAIS em www.jornaldocomercio.com

Descoberta uma pegada no Chile, o traço humano mais antigo da América
    Uma pegada humana de 15.600 anos de idade foi descoberta no sul do Chile e seria a mais antiga das Américas, de acordo com uma investigação recente.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com


    Vulcanismo
O que o futuro do Kilauea espera?
    Desde que o Kilauea do Havaí parou de entrar em erupção em agosto de 2018, interrompendo a atividade pela primeira vez em 35 anos, os cientistas têm se perguntado sobre o futuro do vulcão. Suas semelhanças com o monte havaiano Lo`ihi podem fornecer algumas respostas.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Arqueologia
Obras no Sítio Histórico de Olinda localizam 3 mil achados arqueológicos


    Eventos
Indústria 4.0 será tema da XIV Feira da Indústria do Pará
    De 15 a 18 de maio de 2019, Belém receberá mais uma edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com correalização do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará (Sebrae-PA), e parcerias da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Governo do Estado.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


    Vagas
UFF - RJ inicia novo Processo Seletivo
    A Universidade Federal de Fluminense (UFF) - RJ divulgou a abertura do Processo Seletivo destinado ao preenchimento de uma vaga de Professor Substituto na área de Geografia Física.
    LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


    Extra
Brasil ganha vaga no Conselho de Administração da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos
    O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Leonardo Andriotti, foi eleito nesta quinta-feira, dia 25/04, membro do Conselho de Administração da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (Asociación de Servicios de Geología y Minería Iberoamericanos (ASGMI).
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Descobertas 23.000 milhões de toneladas de "Terras Raras" na província angolana do Huambo
    Um projeto de prospeção de minerais no município de Longonjo, na província angolana do Huambo, que durou cerca de dois anos, permitiu identificar 23.000 milhões de toneladas de metais valiosos, conhecido por "Terras Raras".
    LEIA MAIS em www.dn.pt

Encontrado o segundo maior diamante da História
    (Por Bloombert) Pedra preciosa gigante, do tamanho de uma bola de tênis, tem 1.758 quilates, e foi encontrada em Botsuana. Valor, porém, é menor que o de outros diamantes de tamanho recorde.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com


Notícias em 26/05/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *