26 de abril de 2019

Notícias em 26/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, projeto, danos, petróleo, produção, mercado, justiça, meio ambiente, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, ensino, eventos, e outros.

Cachoeira submarina?
A ilha das Maurícias, no Oceano Índico, é relativamente jovem geologicamente, tendo sido formada por atividade vulcânica há 12 milhões de anos. É cercada por planícies costeiras, com exceção da queda acentuada observada na imagem acima. A ilusão de que a água flui verticalmente como uma cachoeira é gerada pelo escoamento de depósitos de areia e silte produzidos pela erosão.
(Crédito: twistedsifter - imagem - fonte)

    Pesquisa
Os micróbios podem influenciar tanto os processos geológicos da Terra quanto os vulcões
    Agindo como guardiões, os micróbios podem afetar os processos geológicos que movem o carbono da superfície da Terra para o seu interior profundo, de acordo com um estudo publicado na Nature.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Projeto
Largo Resources concluirá até julho a expansão da planta de Maracás Menchen. Capacidade será ampliada em 25%
    A Largo Resources, proprietária da mina de vanádio Maracás Menchen, localizada na Bahia, iniciou em 2018 o projeto de expansão – que se concentra no aumento da capacidade de produção das áreas de moagem, fusão, lixiviação e filtragem – e deverá ser concluído e entregue até julho de 2019.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br

Cascar recebe LI para Borborema
    O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), do Rio Grande do Norte, concedeu a licença de instalação do Projeto Borborema, da Cascar Brasil Mineração. A licença aprova a viabilidade ambiental do empreendimento destinado à produção de ouro na zona rural do município de Currais Novos (RN).
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Danos e reparos
IBRAM promove chamada pública para fornecedores de tecnologias, serviços e produtos relacionados à gestão e manejo de rejeitos de mineração
    A mineração brasileira vivenciou dois rompimentos de barragens de rejeitos nos últimos três anos. Em busca de um futuro mais sustentável e responsável, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou neste mês (15/4), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), a chamada pública para fornecedores de tecnologias, serviços e produtos relacionados à gestão e manejo de rejeitos de mineração.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Pesquisadores da CPRM trabalham para finalizar relatório sobre fenômeno geológico em Maceió
    O documento deve ficar pronto na próxima semana, dentro do prazo previsto, dando prioridade nas ações para o diagnóstico e monitoramento da instabilidade geológica, conforme determinação do Ministério de Minas e Energia (MME) a CPRM.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Petróleo fecha em queda com dólar fortalecido
    (Por Gabriel Wainer) Os contratos futuros de petróleo fecharam em baixa nesta quinta-feira, 25, em aparente movimento de realização de lucros após terem subido fortemente no início da semana, quando o governo americano anunciou o fim da isenção para países que importam petróleo iraniano.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Petrobras fecha com Petronas venda de campos por US$1,29 bi
    A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que fechou acordo de 1,29 bilhão de dólares com a Petronas, da Malásia, para a venda de 50 por cento dos direitos de exploração e produção do campo de Tartaruga Verde (concessão BM-C-36) e do Módulo III do campo de Espadarte.
    LEIA MAIS em br.reuters.com


    Produção
Produção de minério de ferro da Anglo dispara após retomada de mineroduto no Brasil
    (Por Muvija M e Barbara Lewis) A produção de minério de ferro da Anglo American no sistema Minas-Rio saltou 61 por cento no primeiro trimestre de 2019 ante o mesmo período de 2018, para 4,9 milhões de toneladas.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Consumo de alumínio cresce, mas produção recua
    Segundos números da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o setor registrou consumo de 1,383 milhão de toneladas de alumínio em 2018, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Mercado
Ouro fecha em leve alta, após oscilar durante o dia com balanços e câmbio
    (Por Estadão Conteúdo) O ouro fechou com ganho modesto nesta quinta-feira, 25, após oscilar durante o pregão.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Justiça
MPF solicita plano de comunicação sobre o laudo parcial referente ao bairro do Pinheiro
    O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, solicitando a entrega de um plano de comunicação para apresentação e divulgação, no dia 30 de abril deste ano, do laudo parcial referente aos estudos acerca das causas do tremor e das fissuras que vêm ocorrendo nos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro, em Maceió.
    LEIA MAIS em www.tnh1.com.br


    Meio Ambiente
Transferência de Licenciamento Ambiental para Estados ou Municípios
    Foi publicada a Instrução Normativa (IN) nº 09/19 no dia 18 de abril de 2019, que estabelece critérios para a transferência de licenciamento ambiental de competência federal para órgãos estaduais ou municipais.
    LEIA MAIS em iusnatura.com.br


    Vulcanismo
Erupção misteriosa veio da caldeira de Campi Flegrei
    Novo artigo discute uma erupção de 29.000 anos, originada de Campi Flegrei (Itália), que espalhou uma camada de cinzas vulcânicas de mais de 150.000 quilômetros quadrados do Mediterrâneo.
    LEIA MAIS em phys.org


    Arqueologia
Três mil artefatos arqueológicos encontrados em obra da Compesa

Arqueólogos descobrem artefatos de 2.000 anos em Peshawar
    (Por Wisal Yousafzai) Arqueólogos em Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, descobriram artefatos de metal antigos de 2.000 anos do bairro Hayatabad de Peshawar.
    LEIA MAIS em tribune.com.pk


    Ciência espacial
A missão da Solar Orbiter
    A missão Solar Orbiter da Agência Espacial Europeia (ESA) é projetado para estudar de perto a heliosfera Sun e interior (o inexplorado e regiões mais perto de nossa estrela) e, assim, compreender e até mesmo prever o comportamento errático da estrela quais nossas vidas dependem.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Explorando um mundo feito de metal
    Nas profundezas dos planetas terrestres, incluindo a Terra, os cientistas inferem a presença de núcleos metálicos, mas estes encontram-se inatingíveis muito abaixo dos mantos e crostas rochosas dos planetas. O asteroide Psique oferece uma janela única para esses blocos de construção planetária e a oportunidade de investigar um tipo de mundo anteriormente inexplorado.
    LEIA MAIS em psyche.asu.edu


    Tecnologia
Método aumenta recuperação de fosfato
    A equipe de Processos da Copebras, empresa de fosfatos da CMOC Brasil, desenvolveu um método que possibilita maior recuperação do concentrado de apatita, principal insumo para a fabricação de fertilizantes fosfatados.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Máquinas de mineração elétricas


    Conhecimento
Livro "Introdução ao sensoriamento remoto de sistemas aquáticos: princípios e aplicações"
    Este livro é fruto de um esforço conjunto de seis autores, sob a liderança do Dr. Claudio Barbosa. Esse grupo é formado por membros do Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos localizado no INPE em São José dos Campos. Baixar aqui.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

MME publica relatório executivo do balanço das ações dos 100 dias
    O Ministério de Minas e Energia (MME) divulga o relatório executivo com grandes números e a síntese das atividades que fazem parte da agenda do MME. Baixe aqui.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br


    Ensino
Bolsa de Pós-Doutorado em Geofísica na IAG/USP
    Está aberto o processo seletivo para bolsa de pós-doutorado em Geofísica na IAG/USP. A bolsa é financiada pelo programa de bolsas institucionais PNDP/CAPES e tem duração de 2 anos. O prazo final de inscrição é até dia 24 de maio.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Eventos
10 Anos do Curso de Geofísica da UnB
    O Instituto de Geociências convida uma série de palestras de egressos do Curso de Graduação em Geofísica no dia 3 de maio, sexta-feira, às 16h00, no Auditório do Instituto de Geociências – UnB.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

9º GEOTEC na gestão pública
    Nos dias 11, 12 e 13 de junho a UERJ promoverá a nona edição do evento Geotecnologias na Gestão Pública, onde líderes e especialistas apresentam palestras e pôsteres de como o serviço público está aplicando a informação geográfica para apoiar suas atividades.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXIII SBRH)
    O XXIII SBRH será o principal evento na área de Recursos Hídricos no Brasil em 2019. Ele proporcionará ambiente propício para compartilhamento e discussão de temas relevantes da área, por intermédio de profissionais, área acadêmica e sociedade. Ocorrerá de 24 a 28 de novembro de 2019, em Foz do Iguaçu (PR).
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

Brasil participa de evento na Sérvia
    O XIII International Mineral Processing and Recycling Conference (XIII IMPRC) acontece entre os dias 8 e 10 de maio e é organizado pela Faculdade Técnica de Bor, Universidade de Belgrado, na Sérvia.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Extra
Direitos dos Proprietários Superficiários decorrentes da atividade da Mineração
    (Por Thiago Pessoa) A Constituição da República de 1988 estabelece a dicotomia da propriedade do solo e subsolo, de forma que as jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais constituem propriedade distinta do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, a qual pode conceder ao particular, através de observância dos ditames legais, o direito de pesquisa e explotação, garantido ao concessionário a propriedade do produto da lavra.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

O desafio de construir novas relações
    Tendo em vista os acontecimentos recentes, parece cada vez mais claro que a maioria da sociedade não quer a mineração por perto, mesmo não podendo prescindir dos bens que ela produz.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Notícias em 25/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *