23 de abril de 2019

Notícias em 23/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, projeto, economia, danos, petróleo, produção, mercado, energia renovável, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, conhecimento, eventos, e outros.

Gnaisse, granito e pegmatito
O complexo Lewisne Gneiss está localizado em Loch Laxford, no norte da Escócia. Este afloramento apresenta gnaisse escuro atravessado por granito e pegmatito. Estas intrusões datam de 1750 milhões de anos atrás.
(Crédito: tcd - imagem - fonte)

    Pesquisa
Impulsos geomagnéticos finalmente reproduzidos e explicados
    O campo magnético da Terra experimenta anomalias imprevisíveis, rápidas e intensas que são conhecidas como solavancos geomagnéticos. Os mecanismos por trás desse fenômeno permaneceram um mistério até a pesquisa recente. Os cientistas criaram agora um modelo de computador para esses solavancos geomagnéticos e forneceram uma explicação para sua aparência.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Projeto
Mineradora vai gerar quase 2 mil empregos no Seridó potiguar


    Economia/Negócios/Investimentos
Mercado de mineração impulsiona economia no Tocantins
    Segundo um mapeamento, o Tocantins é estado rico em muitos minerais como: ouro, calcário, gesso, granito, zirconita, epídoto, cascalho, argila, quartzo, grafita.
    LEIA MAIS em www.jmnoticia.com.br


    Danos e reparos
A responsabilidade do processo de licenciamento ambiental nos acidentes na mineração
    (Por Yash Rocha Maciel) O processo de licenciamento ambiental não tem relação com a segurança estrutural dos empreendimentos. O Plano de Controle Ambiental visa os impactos negativos reversíveis de forma a eliminar, mitigar e monitorar os mesmos e, impulsionar os impactos positivos, quando possível.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
Petróleo atinge maior nível desde outubro com decisão de Trump
    (Por Gabriel Wainer) Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta expressiva nesta segunda-feira, 22, apoiados pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar a isenção dada a países compradores de óleo iraniano, vítima de sanções por parte de Washington.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Petrobras paralisa atividade na P-25 e em oleoduto após vazamento em Campos
    Na Bacia de Campos, a cerca de 110 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, foi detectado vazamento estimado em 941 litros de petróleo em oleoduto.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

Acordo sobre campo de petróleo Sapinhoá rende R$ 108 mi à União
    (Por Agência Brasil) Área do pré-sal tinha mais petróleo que o previsto; consórcio é formado por Petrobrás, Shell, Repsol e Sinopec.
    LEIA MAIS em exame.abril.com.br

Testes no poço de Moita Branca
    A Petrobras ainda comemora a conclusão da perfuração do Poço 3-SES-192, na área conhecida como Moita Bonita, localizada a 80 km da cidade de Aracaju, em profundidade de água de 2.629 metros.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Produção
Exportação de minério de ferro do Brasil mantém queda acentuada em abril até 3ª semana
    O ritmo das exportações de minério de ferro do Brasil na terceira semana de abril teve leve recuperação ante o período anterior, apesar de manter queda acentuada ante o ano anterior.
    LEIA MAIS em br.reuters.com


    Mercado
Ouro fecha em leve alta, em dia de maior busca por segurança
    O ouro fechou em alta modesta nesta segunda-feira, 22, em dia de relativa cautela nos mercados internacionais, por uma declaração vista por investidores como sinal de que haverá menos estímulo econômico na China.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Energia renovável
Meta da energia nuclear para 2050
    Neste momento, a participação nuclear é de 396 mil MWe gerados por 436 geradores, o equivalente é 10,5 de geração mundial de energia. Mais reatores são necessários para alcançar a meta de gerar 25% da energia global em 2050 com fonte nuclear.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mineralogia
O que é o Sunstone e onde encontrar?


    Paleontologia
Nova espécie extinta de preguiça-gigante é descoberta por equipe mineira
    (Por Cinthya Oliveira) Uma nova espécie extinta de preguiça gigante foi descoberta pela equipe do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. O animal tem porte médio, do tamanho de um boi, e vivia numa região intertropical, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
    LEIA MAIS em www.hojeemdia.com.br


    Vulcanismo
Aeroporto de Bali em alerta após duas erupções vulcânicas
    O monte Agung, em Jakarta, entrou em erupção, este domingo, deixando o aeroporto em alerta após as cinzas terem sido projetadas a mais de seis mil metros de altitude.
    LEIA MAIS em www.tsf.pt


    Terremotos
Novo terremoto nas Filipinas
    (Por Anastasia Gubin) Um terremoto nas Filipinas de 6,4 graus com um epicentro no centro da ilha de Samar, um dia após o terremoto anterior.
    LEIA MAIS em www.lagranepoca.com


    Arqueologia
Esculturas de 2 mil anos mostram que nativos americanos conheciam magnetismo
    (Por Ingrid Luisa) As esculturas magnéticas representavam ancestrais mortos – e seu poder de atrair ou repelir outras rochas era visto como uma manifestação do poder dessas almas.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br


    Tecnologia
Modificado 'grafeno branco' para energia ecológica
    Cientistas da TPU, Alemanha e Estados Unidos descobriram uma nova maneira de funcionalizar um dielétrico, também conhecido como 'grafeno branco', isto é, nitreto de boro hexagonal (hBN), sem destruí-lo ou mudar suas propriedades.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Conhecimento
Capítulo 11: Água Subterrânea e Processos Geológicos


    Eventos
Em Vinhedo, dados da RSBR são compartilhados com pesquisadores de 13 nacionalidades
    A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) esteve, entre os dias 14 e 17 de abril, no III Simpósio Brasileiro de Sismologia, que reuniu 96 pesquisadores de países da África, América do Sul e Norte, Europa e Oceania para debater investigações em andamento na área e projetos futuros no Brasil e fora dele.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Empresas do setor mineral visitam o complexo de Germano
    Representantes de empresas do setor mineral visitaram na última segunda-feira (8.4) o Complexo de Germano, da Samarco, em Mariana (MG), para conhecer in loco os aprendizados obtidos pela Samarco após o rompimento de Fundão, em 2015.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Extra
Novo sistema de associados na SBGF
    O sistema de cadastro da Sociedade Brasileira de Geofísica mudou e é de extrema importância que se faça a migração para a nova plataforma. Clique no link para realizar a migração.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Introdução a Espeleologia: O Carste e o Patrimônio Espeleológico
    (Por Mariana Barbosa Timo) O Patrimônio Espeleológico é constituído pelo conjunto de ocorrências geológicas que criam formações especiais, tais como vales fechados, dolinas, paredões verticais, cânions, sumidouros, drenagens subterrâneas, cavernas, abismos, furnas, tocas, grutas, lapas e abrigos sob rochas, que são considerados bens da União.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Novo laboratório para análise de rochas ornamentais pretende suprir demanda do setor no ES
    (Por G1 ES) Espaço funciona no Senai do bairro Araçás, em Vila Velha, desde fevereiro. Ele foi criado para atender uma demanda antiga do segmento.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


Notícias em 22/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *