18 de abril de 2019

Notícias em 18/04/2019

Assuntos do dia:
projeto, economia, danos, petróleo, mercado, cooperação, política, mineralogia, paleontologia, terremotos, arqueologia, tecnologia, eventos, e outros.

Falésias gaúchas
Este é o "Morro das Furnas" ou "Torre do Meio", no município de Torres, RS. É constituído pelos derrames basálticos da Formação Serra Geral tendo abaixo os arenitos da Formação Botucatu. Torres é o único ponto do litoral brasileiro onde o basalto alcança a praia. Correspondentes a estas rochas, encontramos na Namíbia, do outro lado do Atlântico, o basalto da Formação Drakensberg e o Arenito Cave, separados das rochas brasileiras pela deriva continental.
(Crédito: Torres - imagem - fonte)

    Projetos
Mineradoras se voltam para o Rio Grande do Sul com quatro grandes projetos
    (Por Fernanda Wenzel) O projeto em estágio mais avançado é o Retiro, que pretende extrair minerais pesados da faixa de areia localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, no município de São José do Norte, no litoral sul gaúcho.
    LEIA MAIS em www.oeco.org.br


    Economia
Rússia interessada na produção de níquel na Venezuela
    (Por Magaly Perez) O objetivo é investir na exploração do depósito e modernização da planta dirigida pela Corporación Venezolana de Minería.
    LEIA MAIS em www.eluniversal.com


    Danos e reparos
Pesquisadores em Geociências da CPRM capacitam agentes de Defesa Civil de diversos estados brasileiros em Maricá (RJ)
    A segunda edição do Curso de Análise de Risco Geológico em Ações de Proteção e Defesa Civil reuniu bombeiros e técnicos da Defesa Civil do Acre, Rondônia, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 50 profissionais participaram da capacitação que foi realizada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá (RJ) em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entre os dias 9 e 12 de abril deste ano.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Preços de petróleo fecham em baixa após estoques dos EUA desapontarem mercado
    (Por Jessica Resnick-Ault) Os preços do petróleo recuaram levemente nesta quarta-feira, conforme dados do governo dos Estados Unidos mostraram que os estoques do país diminuíram menos que o sugerido por um relatório industrial na terça-feira.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

CNPE aprova os parâmetros técnicos e econômicos para o Leilão do Excedente da Cessão Onerosa
    O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quarta-feira, 17, os parâmetros técnicos e econômicos do Leilão dos Volumes Excedentes ao Contrato da Cessão Onerosa. Trata-se de passo fundamental para a realização do Leilão marcado para o dia 28 outubro de 2019, que poderá ser o maior do mundo no setor de petróleo e gás, já realizado.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Contrato para serviços de perfuração em campos no Brasil
    Um novo contrato para movimentar o mercado brasileiro de perfuração. A Shell fechou com a Halliburton um acordo para o desenvolvimento de campos do pós-sal e a exploração do pré-sal nas bacias de Campos e Santos, no Brasil.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mercado
Os Futuros de Ouro caíram durante a sessão asiática
    Na divisão Comex da Bolsa Mercantil de Nova York, Os Futuros de Ouro em Junho foram negociados na entrega a US$ 1.274,45 por onça troy no momento da escrita, caindo 0,18%.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Com Vale retomando operações, rali do minério de ferro está ameaçado
    (Por Investing.com Brasil) Pelo segundo dia consecutivo, os contratos futuros do minério de ferro encerram a sessão desta quarta-feira com forte desvalorização na bolsa de mercadorias de Dalian, na China.
    LEIA MAIS em moneytimes.com.br


    Cooperação
Serviço Geológico do Brasil, da Alemanha e CETEM se reúnem para discutir o Projeto BioCobalto
    Entre os dias 08 e 10/4, representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Alemã de Recursos Minerais do Instituto Federal de Geociências e Recursos Naturais (BGR / DERA), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) se reuniram para discutir e analisar as propostas relacionadas ao projeto BioCobalto por Lixiviação.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Política
Projeto de lei para novas regras para divisão dos royalties do petróleo


    Mineralogia
Companhia anuncia descoberta de diamante azul de 20 quilates em Botsuana
    A companhia Okavango Diamond Company, de Botsuana, anunciou nesta quarta-feira a descoberta de um diamante azul de 20,46 quilates, o maior dessa incomum coloração já descoberto no país.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br


    Paleontologia
Fóssil de leão pré-histórico gigante descoberto escondido na gaveta do museu
    O fóssil, que data de 22 milhões de anos, foi originalmente descoberto quando pesquisadores quenianos vasculhavam planícies africanas à procura de ossos antigos de macacos, décadas atrás.
    LEIA MAIS em www.cnet.com

Fósseis pequenos com grandes aplicações
    As escalas de tempo geológicas são críticas para entender o tempo, a duração e a conexão dos eventos geológicos. Eles não são estáticos e podem ser melhorados com pesquisa, integração e refinamentos realizados a partir de análises repetitivas bioestratigráficas.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Terremotos
Forte terremoto sacode Taiwan e assusta população

Obsis regista terceiro tremor de terra em Mato Grosso: 1,9 grau
    O terceiro tremor de terra em Mato Grosso foi registrado pelo Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB), em Pedra Preta (245 quilômetros ao Sudeste de Cuiabá).
    LEIA MAIS em www.sonoticias.com.br


    Arqueologia
Povo que construiu Stonehenge veio do Mediterrâneo, aponta teste de DNA
    (Por Luiza Monteiro) Estudo concluiu que ancestrais daqueles que ergueram a construção partiram do território onde hoje é a Turquia.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br

Naufrágio mais antigo da história, de 3.600 anos de idade


    Tecnologia
Caterpillar desenvolve modelo elétrico


    Eventos
Seminário Técnico Internacional sobre Barragens de Rejeitos e o Futuro da Mineração em Minas Gerais

Seminário Internacional sobre energia nuclear
    O Brasil será sede de uma nova edição do seminário internacional da World Nuclear University (WNU). A sede do evento desta vez será Brasília, entre os dias 3 e 6 de junho.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
Pauta da 3ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada
    A Agência Nacional de Mineração (ANM) vem a público informar sobre a pauta da 3ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada.
    LEIA MAIS em www.anm.gov.br


Notícias em 17/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *