17 de abril de 2019

Notícias em 17/04/2019

Assuntos do dia:
petróleo, produção, mercado, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, ensino, eventos, e outros.

Pegmatito rico em espodumênio
Depósito de lítio Zué/Dim no Campo Pegmatítico de Curralinho, na região do vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
(Crédito: CPRM - fonte1 - fonte2)

    Petróleo
Petróleo fecha em alta, de olho na oferta de Venezuela, Líbia e Irã
    (Por Gabriel Wainer) Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta terça-feira, 16, em dia de liquidez reduzida no volume de negócios por conta do feriado da Sexta-Feira Santa.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

No atual ritmo de produção e consumo, petróleo acaba em 2067
    (Por Donaldson Gomes) Se nada mudar, a era do petróleo acaba em 2067. Nas condições atuais, os 1,697 trilhão de barris em reservas provadas serão consumidos, a um ritmo de 35,1 bilhões de barris por ano.
    LEIA MAIS em www.correio24horas.com.br

Brasil vai leiloar sete campos de petróleo offshore
    (Por Thailane Melo) O governo do Brasil está planejando leiloar sete campos de petróleo offshore localizados ao largo da costa nordeste do estado da Bahia. Três dos campos estão localizados na Bacia de Jacuípe e quatro na região de Camamu-Almada.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Produção
Vale informa sobre operações de Brucutu
    A Vale S.A. informa sobre decisão do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, suspendendo parcialmente a decisão liminar da Vara Única da Comarca de Santa Bárbara, movida pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A referida decisão possibilitará o retorno integral das operações na mina de Brucutu em até 72 horas, o que equivale a um volume de produção anualizado de 30 Mtpa.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Mercado
Ouro fecha em baixa, pressionado por menos busca por segurança e força do dólar
    (Por Estadão Conteúdo) O ouro fechou em queda nesta terça-feira, 16, com investidores mais propensos a buscar ativos de maior risco e menos interessados na segurança do metal.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


    Energia renovável
Construção de novas usinas nucleares no Brasil é tema na AtomExpo
    O Brasil virou assunto durante a feira AtomExpo, que está sendo realizada nesta semana na Rússia. O presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) defendeu a conclusão de Angra 3 e também a construção de novas usinas nucleares, como forma de garantir o suprimento energético do país.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Paleontologia
Fóssil do primeiro pássaro empoleirado encontrado


    Vulcanismo
Um dos maiores vulcões do Japão entra em erupção
    As atividades vulcânicas têm estado intensas no Monte Aso, vulcão ativo mais extenso do Japão e um dos maiores do mundo.
    LEIA MAIS em mundo-nipo.com


    Terremotos
Terremoto na região de Tristão da Cunha

A atividade sísmica no México continua intensa
    Na manhã de ontem ocorreram 40 terremotos de magnitudes entre 3,0 e 4,1 na escala Richter em várias partes do cinco estados, revelou o Serviço Sismológico Nacional (SSN).
    LEIA MAIS em www.jornada.com.mx


    Ciência espacial
Terceiro planeta encontrado escondido no sistema estelar "Tatooine"
    (Por Korey Haynes) Anos depois de dois planetas terem sido descobertos orbitando a estrela binária no Kepler 47, os astrônomos avistaram um novo planeta escondido. Isso só aumenta as muitas esquisitices do sistema.
    LEIA MAIS em astronomy.com

A atividade do Sol continua a cair e ainda não atingiu o mínimo que marca a mudança de ciclo


    Ensino
Mestrado em Geofísica
    Divulgado edital para processo seletivo de Mestrado IAG/USP destinado a alunos graduados em ciências exatas (física, matemática, química e afins), Ciências da Terra (geologia, geofísica, oceanografia, meteorologia e afins), engenharias e cursos superiores de tecnologia.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

UFSC abre vaga de pós-doutorado na área de Acústica Sísmica
    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para vaga de pós-doutorado na área de Acústica Sísmica. O prazo para inscrição e envio da documentação é até o dia 30/04. Acesse o site.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

UEA abre 145 vagas para especializações na capital e no interior
    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta segunda-feira (15), o período de inscrições para três cursos de especialização.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Eventos
Mining LAB
    O programa Desafio do Laboratório de Mineração foi criado para apoiar iniciativas de empreendedores que desejam desenvolver projetos de inovação tecnológica para a indústria de mineração e metalurgia.
    LEIA MAIS em www.mininglab.com.br

Ministro fala sobre novas perspectivas do setor no seminário “Oportunidades do Setor de Óleo & Gás para o Brasil” do IBP
    O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, discursou ontem, 16, sobre as novas perspectivas do setor e a abertura de gás natural no seminário “Oportunidades do Setor de Óleo & Gás para o Brasil” do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em Brasília. Os temas foram tratados dentro do painel “Agenda do Futuro”.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Webinar Hidroplan: Encontrou resíduo no solo da sua propriedade? Saiba o que fazer.


    Extra
Cachorro nada 220 km e é resgatado em plataforma de petróleo

A Qualidade das águas subterrâneas
    A água subterrânea obtida através da perfuração de poços particulares surge como fonte alternativa ou complementar em resposta a falhas no abastecimento público ou ao seu menor custo diante dos valores cobrados pela água fornecida pelos operadores do serviço público.
    LEIA MAIS em revistaadnormas.com.br


Notícias em 16/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *