15 de abril de 2019

Notícias em 15/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, petróleo, mercado, política, justiça, mineralogia, ciência espacial e outros.

Dobra no País de Gales
Dobra monoclinal, em arenito e xisto carbonífero, que foi fraturada durante a orogenia varisca. O afloramento está localizado no vilarejo de Broad Haven do condado de Pembrokeshire, no País de Gales.
(Crédito: Graham Eaton - fonte)

    Pesquisa
A glaciação global causou a grande inconformidade?
    Em um novo estudo, pesquisadores afirmam que a glaciação em grande escala durante partes da era Neoproterozoica levou à erosão da crosta terrestre.
    LEIA MAIS em eos.org


    Petróleo
Galp produziu mais 8% de petróleo e gás no primeiro trimestre
    (Por André Cabrita-Mendes) O Brasil foi responsável pela maioria da produção (102,1 mil barris), com Angola a produzir 8,7 mil barris. A Galp é uma empresa de petróleo portuguesa.
    LEIA MAIS em jornaleconomico.sapo.pt


    Mercado
Cobre opera firme antes da onda de relatório econômico da China
    (Por Pratima Desai) Os preços do cobre estavam sendo reafirmados nesta segunda-feira, reforçados por um dólar mais fraco e dados econômicos saudáveis da China, à frente de uma onda de crescimento que o maior consumidor mundial de metais publicará no final da semana.
    LEIA MAIS em lta.reuters.com

Futuros do minério de ferro registram leve valorização na bolsa de Dalian
    A sessão desta segunda-feira foi marcada pela leve valorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian.
    LEIA MAIS em br.investing.com


    Política
CPI de Brumadinho se reúne na terça-feira (16) com Ministério Público


    Justiça
MP quer que mineradoras esvaziem barragens e removam moradores em Catalão
    (Por Paula Resende) Segundo promotor, rompimento pode causar alto dano e impacto ambiental significativo. Órgão também pede que o Estado não libere mais licenças para barragens.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Mineralogia
O que é pedra preciosa de Moonstone?
    Moonstone é um silicato de sódio e potássio-alumínio do grupo feldspato que exibe um schiller perolado e opalescente. Um nome alternativo é hecatolite.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Pedras preciosas "ridiculamente raras" encontradas no norte do Canadá
    Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica publicaram o primeiro estudo científico do espinélio azul-cobalto no Canadá, um mineral que produz pedras finas que variam de vermelho e rosa a violeta e azul.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Ciência espacial
Físicos se esforçam para entender os cristais extremos que se escondem dentro de planetas gigantes e alienígenas
    (Por Rafi Letzter) Nas profundezas do coração dos mundos alienígenas, os cristais se formam sob pressões até 40 milhões de vezes mais intensas do que a pressão atmosférica na Terra, e até 10 vezes mais intensa que a pressão no núcleo do nosso planeta. Entendê-los melhor poderia nos ajudar a procurar vida em outro lugar em nossa galáxia.
    LEIA MAIS em www.space.com


    Extra
4 dicas para a melhor elaboração de planos de lavra de longo prazo
    (Por Etiene Alves) O plano de lavra de longo prazo é uma informação chave para qualquer empresa de mineração. Várias decisões estratégicas são balizadas por este plano e muitos outros estudos consideram os produtos deste como referência.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Opinião: A extinção da Concar
    (Por Luiz Ugeda) O Decreto n. 9.759, de 11 de abril de 2019, encerra um importante período do desenvolvimento do sistema cartográfico brasileiro. Ele extingue e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Considerando que a Comissão Nacional de Cartografia – Concar foi criada por um Decreto sem número, de 21 de junho de 1994, pode-se afirmar que ela juridicamente foi extinta.
    LEIA MAIS em geodireito.com.br

CRM: mineradora está no radar de empresa de carvão do RS
    (Por Juliana Bublitz) Companhia de mineração do RS fechou 2018 com prejuízo, mas tem direito de exploração de jazidas com 3 bilhões de toneladas no Estado.
    LEIA MAIS em gauchazh.clicrbs.com.br

Como se formam as pepitas de ouro?
    Uma pepita de ouro é uma peça natural de ouro nativo. Os cursos de água concentram frequentemente pepitas e ouro mais fino em placers. As pepitas são recuperadas pela mineração de placer, mas também são encontradas em depósitos residuais onde as veias ou os lodos portadores de ouro são desgastados.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Quanto o público sabe sobre a ciência e por que é importante


Notícias em 14/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *