14 de abril de 2019

Notícias em 14/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, economia, danos, petróleo, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, vagas e outros.

Rochas que racham
Em Cave Creek, no Arizona, EUA, o intemperismo físico no basalto é causado, às vezes, pela argila expansiva e pelo gelo. Inicialmente o estresse interno cria fraturas na rocha onde penetram argila e água. Além de a argila úmida se expandir, a água também se expande quando congela. Acontecem, então, rachaduras maiores na rocha que, assim fraturadas, podem causar fluxo de detritos nas encostas.
(Crédito: Thomas McGuire - fonte)

    Pesquisa
Bactérias únicas que consomem óleo encontradas na fossa mais profunda do mundo
    Cientistas da Universidade de East Anglia descobriram uma única bactéria que come óleo na parte mais profunda dos oceanos da Terra - a Fossa das Marianas.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Economia/Negócios/Investimentos
Corte de produção da Vale deve prejudicar o crescimento do PIB nacional em 2019
    (Por Fernando Scheller) Redução de 92,8 milhões de toneladas na produção de minério pode prejudicar a indústria extrativa e tirar 0,2 ponto porcentual do PIB este ano, segundo cálculo da FGV; efeito pode ser em parte compensado por alta de produção esperada na Petrobras.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Danos e reparos
Mariana agora vive temor do colapso econômico
    (Por Fernando Scheller) Após ser palco da tragédia da Samarco, em 2015, município sente os efeitos da paralisação das minas após o caso Brumadinho.
    LEIA MAIS em economia.estadao.com.br

Vale anuncia grande muro para conter rejeitos em Barão de Cocais
    (Por Lucas Simões) Após evacuações e muito receio dos moradores, a Vale apresentou um plano para construção de um gigantesco muro para, eventualmente, conter rejeitos da Barragem Sul Superior, na Mina de Gongo Seco, em Barão de Cocais, na região Central do Estado, em caso de rompimento da estrutura.
    LEIA MAIS em www.hojeemdia.com.br


    Petróleo
Grandes chances dadas pelo novo ciclo do petróleo

Preços do petróleo aumentam devido a cortes de oferta liderados pela OPEP
    Os preços globais do petróleo subiram devido aos contínuos cortes de oferta pela Opep e às sanções dos EUA contra os exportadores Irã e Venezuela.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Paleontologia
Fóssil marinho de 430 milhões de anos descoberto por cientistas da zona rural inglesa
    O fóssil tem apenas 3 centímetros de largura, mas possui muitos tentáculos que o fazem parecer um monstro. Foi descoberto em um depósito de cinzas vulcânicas em Herefordshire.
    LEIA MAIS em www.timesnownews.com


    Vulcanismo
Popocatépetl, com 6 horas de tremor
    O colosso mexicano apresentou-se em um intervalo de 6 horas e 31 minutos, 16 exalações das quais algumas foram observadas acompanhadas de gases vulcânicos e pequenas quantidades de cinzas.
    LEIA MAIS em www.milenio.com


    Terremotos
Terremoto de magnitude 5,3 atinge o Havaí
    Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu a parte ocidental da ilha Havaí, a maior do arquipélago de mesmo nome, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Terremotos agitam os estados mexicanos de Guerrero e Oaxaca
    O Serviço Nacional de Sismologia (SSN) relatou que no sábado de manhã houve dois movimentos de terra de magnitude 4,2 e 4,6 nos estados mexicanos de Guerrero e Oaxaca.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com


    Ciência espacial
Por que os cientistas não fotografaram o buraco negro no centro da Via Láctea?
    (Por Mike Wehner) Não faria sentido capturar uma foto de um buraco negro mais próximo da Terra, especialmente se queremos vê-lo em grande detalhe. Infelizmente, a Terra - e a grande maioria dos planetas da galáxia - simplesmente não estão na posição correta para ver o buraco negro da nossa galáxia com a tecnologia óptica.
    LEIA MAIS em bgr.com

Uma nova maneira de analisar evidências de oceanos marcianos
    O passado aquoso de Marte contém as respostas para muitas perguntas sobre o Planeta Vermelho. Um novo estudo fornece uma ferramenta para vasculhar superfícies planetárias em áreas costeiras antigas.
    LEIA MAIS em eos.org


    Asteroides
Câmeras registram queda de meteoro sobre a costa do mar do RS; veja o vídeo
    (Por Carolina Cattaneo) Bólido entrou na atmosfera a 122,2 mil km/h, e começou a perder força. Especialista calcula que o meteoro foi extinto a 36 km de altitude, sem causar qualquer dano.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Tecnologia
Nova tecnologia para caracterização de resíduos radiativos
    O Departamento de Energia dos Estados Unidos, que trabalha no Laboratório Nacional de Idaho (INL), está usando novas tecnologias para realizar a caracterização do conteúdo de centenas de contêineres de lixo radioativo antes do embarque para descarte permanente.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Startup brasileira cria sensor para evitar acidentes em barragens


    Vagas
Vaga para Engenheiro Florestal
    A vaga é oferecida em Itapeva, SP, pela Chiavini & Santos, uma empresa brasileira fundada com o propósito de atender demandas nas aplicações da engenharia integrada ao meio ambiente.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Extra
Rochas terrestres podem dar pistas sobre o movimento de outros planetas

Mito desmascarado: dinossauros hoje?
    O asteroide acabou com a maioria dos dinossauros como o T. rex e o tricerátopo, mas um punhado de pequenos dinossauros emplumados, provavelmente com menos de uma dúzia de espécies, sobreviveu.
    LEIA MAIS em www.timesofmalta.com

O que é um respiradouro hidrotermal?
    Como as saídas hidrotermais ocorrem? Por que os respiradouros hidrotermais são negros? O que são fumantes negros e fumantes brancos? Onde estão localizadas as fontes hidrotermais?
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


Notícias em 13/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *