13 de abril de 2019

Notícias em 13/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, danos, petróleo, mercado, política, terremotos, arqueologia, conhecimento, eventos, vagas e outros.

A onda
The Wave, no Coyote Buttes North, Arizona, no Monumento Nacional Vermilion Cliffs, foi formada com areias sendo sopradas pelo vento em um vasto deserto, no Jurássico Inferior, sendo depositadas em diversas inclinações, constituindo uma formação chamada Arenito Navajo. A superfície atual foi produzida pela erosão da chuva e do vento.
(Crédito: Ronald Smith - fonte)

    Pesquisa
Nova pesquisa apoia a origem vulcânica de minérios de ferro do tipo Kiruna
    A origem dos minérios de óxido de ferro-apatita gigantes do chamado "tipo Kiruna" tem sido o tema de um debate de longa data que durou mais de 100 anos. Em um novo artigo, os cientistas apresentam dados novos e inequívocos em favor de uma origem magmática para esses importantes minérios de ferro.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Danos e reparos
Mineradora fecha barragem por falta de atestado de segurança da estrutura, em Catalão
    (Por Vanessa Martins) Segundo empresa, não há risco de rompimento, mas estudos não permitem concluir se o local é seguro. Companhia disse que trabalha para conseguir declaração de estabilidade.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Petróleo
Reservas mexicanas de petróleo e gás caem pelo sexto ano consecutivo
    (Por Adriana Barrera) As reservas comprovadas de petróleo e gás do México diminuíram pelo sexto ano consecutivo, segundo dados neste início de 2019, ressaltando o tamanho do desafio do novo governo do país, que tenta recuperar a produção da estatal Petroleos Mexicanos (Pemex), que passa por problemas.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Preços do petróleo sobem com restrições de oferta na Opep e conflitos na Líbia


    Mercado
Preço do minério de ferro sobe na China
    (Por Enrico Dela Cruz) Os contratos futuros do minério de ferro na China encerraram em alta nesta sexta-feira e registraram o terceiro ganho semanal consecutivo, com os preços spot oscilando perto de máximas em cinco anos em meio ao aumento da demanda das siderúrgicas chinesas e ao declínio na oferta de fornecedores estrangeiros.
    LEIA MAIS em extra.globo.com

Ouro fecha em alta, apoiado por dólar mais fraco
    (Por Estadão Conteúdo) O ouro fechou com ganhos nesta sexta-feira, 12, apoiado pelo enfraquecimento do dólar. Na semana, contudo, ele registrou leve queda, perto da estabilidade.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Política
Destino dos recursos do megaleilão de petróleo do pré-sal ainda é incerto
    O governo federal tem anunciado que pretende realizar, em outubro, um megaleilão para vender o direito de exploração do petróleo da camada pré-sal na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro. Já há estimativas de que esse leilão pode render cerca de R$ 100 bilhões de bônus de assinatura para o governo, que receberia o montante até o final deste ano.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br


    Terremotos
Terremoto de 6,8 graus de magnitude abala Indonésia
    (Por Estadão Conteúdo) Um terremoto de 6,8 graus de magnitude sacudiu o leste da Ilha de Célebes, na Indonésia, nesta sexta-feira, 12, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Arqueologia
Pesquisadores descobrem naufrágio de 3.600 anos com toneladas de lingotes de cobre
    Um navio comercial com cerca de 3.600 anos foi descoberto ao largo da costa ocidental da Antalya, na Turquia, e acredita-se ser o naufrágio comercial mais antigo alguma vez encontrado.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Conhecimento
ANP lança mapa interativo de exploração e produção de petróleo
    (Por Yuri Anderson) Foi lançado em Abril pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o mapa de dados georreferenciados sobre bacias sedimentares, poços perfurados, levantamentos sísmicos e blocos licitados em rodadas.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Eventos
IEMA reúne entidades para debater IN para licenciamento ambiental da mineração
    Centrorochas, Sindirochas e representantes de empresas do setor de rochas ornamentais estiveram reunidos nesta quarta-feira, 10 de abril, com o IEMA para análise e conhecimento dos entendimentos do referido instituto quanto as propostas de adequação apresentadas durante a consulta pública relativa a Instrução Normativa (IN) para licenciamento ambiental da mineração. O encontro aconteceu na sede do órgão estadual, em Cariacica.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

CPRM apresenta 24 trabalhos científicos no IV Simpósio Brasileiro de Metalogenia
    Mais de 260 pesquisadores participaram do IV Simpósio Brasileiro de Metalogenia realizado em Gramado entre os dias 07 e 10/04. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi um dos apoiadores da organização e levou mais de 30 pesquisadores para o evento que englobou membros de instituições públicas de pesquisa e do setor mineral para debater as novidades do setor e para integrar conhecimentos sobre depósitos minerais, com especial enfoque no uso das inovações tecnológicas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Industria nuclear brasileira em busca de novas tecnologias
    Será realizado na Rússia o Atomexpo International Forum, nos dias 15 e 16 de abril, encontro de referência da indústria nuclear mundial. As principais discussões incidirão sobre o estado atual da indústria nuclear e as tendências do futuro.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Encontro de Geólogos da APG
    No dia 30 de maio de 2019 (quinta-feira) a Associação Paulista de Geólogos (APG) organizará um encontro entre profissionais de Geologia.
    LEIA MAIS em docs.google.com


    Vagas
Inscrições para Processo Seletivo são anunciadas pela USP


    Extra
DOU publica portaria Nº 210 que altera a NR22
    Na última quinta-feira (11/4) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria Nº 210 que altera a Norma Regulamentadora n.º 22 ( NR22 ) – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração. Essa NR tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

A vida mais antiga pode ter surgido em lagoas, não em oceanos
    (Por Jennifer Chu) O estudo descobriu que corpos rasos de água eram provavelmente mais adequados para as primeiras formas de vida da Terra.
    LEIA MAIS em news.mit.edu

Instituto Minere oferece curso gratuito de Legislação de Segurança de Barragens
    O Instituto Minere, escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico, está com inscrições abertas para o curso gratuito de EAD – Legislação de Segurança de Barragens. Veja aqui.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


Notícias em 12/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *