12 de abril de 2019

Notícias em 12/04/2019

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, política, paleontologia, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, conhecimento, eventos, vagas e outros.

Dobras canadenses
Dobras anticlinais e sinclinais nas Montanhas Rochosas canadenses, no Parque Provincial de Peter Lougheed, em Alberta, Canadá.
(Crédito: Doug Sherman - fonte)

    Danos e reparos
Mosaico suspende minas de fosfato no Brasil após novas regras para barragens
    (Por Reuters) A Mosaic Company, uma produtora de fertilizantes brasileira, disse na quinta-feira que suspenderá a produção em suas minas de fosfato de Tapira e Catalão, depois de não conseguir uma prorrogação do prazo para fornecer certificação de estabilidade para três de suas barragens de rejeitos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
Petróleo fecha em queda com dólar e incerteza sobre cortes na produção mundial
    (Por Gabriel Wainer) Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira, 11, pressionados pelo câmbio, por um ajuste nos preços após os preços do óleo atingirem o maior nível em cinco meses e também por receios de que a Rússia não cumpra o compromisso de seguir cortando sua produção.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Mercado
Ouro fecha em queda com dólar mais forte e adiamento das negociações do Brexit
    (Por Estadão Conteúdo) O contrato futuro do ouro fechou na maior queda diária dos últimos 30 dias, após quatro sessões seguidas de ganhos, nesta quinta-feira, 11. A baixa foi motivada sobretudo pelo fortalecimento do dólar, mas um ajuste após altas recentes também pode ter influenciado.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Política
Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás
    Bento Albuquerque também disse que o governo federal estuda formas de liberar a mineração de urânio à iniciativa privada.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Paleontologia
"Elefantes", rinocerontes, camelos mais de uma vez percorreram o Texas
    Escondida desde o final da década de 1930, uma enorme quantidade de fósseis mostra que as planícies costeiras do estado, nos EUA, eram um verdadeiro "Texas Serengeti".
    LEIA MAIS em www.treehugger.com

Pesquisadores descobrem fósseis de peixes que viveram 90 milhões de anos atrás
    Esta nova espécie viveu no período pré-clássico tardio quando Chiapas, no México, estava submersa por águas marinhas.
    LEIA MAIS em www.sinembargo.mx

Paleogenética sugere que os parentes que cruzamos, os Denisovans, são na verdade duas espécies de hominídeos
    Graças a uma nova coleção de dados genômicos tornada possível pelos co-autores do estudo do Instituto Eijkman de Biologia Molecular em Jacarta, na Indonésia, descobriu-se que não há apenas uma linhagem Denisovan, mas duas diferentes. É até proposto que a segunda linhagem seja considerada como outra espécie.
    LEIA MAIS em www.xatakaciencia.com

Encontradas pegadas de dinossauro em tão boas condições que permitem ver a textura de sua pele
    Durante o início do Cretáceo, um pequeno dinossauro de duas pernas andou sobre uma camada de lama após uma tempestade na Coreia do Sul.
    LEIA MAIS em informe21.com


    Vulcanismo
Descoberta força motriz de super-perigos vulcânicos
    Os vulcanólogos da Massey descobriram a força motriz por trás das nuvens superaquecidas de gás e cinzas das erupções vulcânicas.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Arqueologia
Mamutes lanosos e neandertais compartilhavam adaptações para o frio
    (Por Joseane Pereira) Enquanto os mamutes-lanosos evoluíram no continente Africano antes de migrarem para a Europa, o homo neanderthalensis teria se desenvolvido completamente em ambiente europeu.
    LEIA MAIS em aventurasnahistoria.uol.com.br

Vestígios da "Lisboa Romana" originaram rede de 350 sítios arqueológicos
    (Por Lusa) O projeto “Lisboa Romana-Felicitas Iulia Olisipo” prevê a criação de uma rede metropolitana na região de Lisboa, que inclui, além do concelho da capital, 20 outros municípios, assim como entidades públicas e privadas, tendo sido identificados 350 sítios arqueológicos romanos, que constam do mapa interativo no ‘website’ e no aplicativo móvel que acompanha o projeto.
    LEIA MAIS em www.diariodominho.pt


    Ciência espacial
Rover Curiosity supera falha e consegue fazer novo buraco em rocha marciana
    (Por Patrícia Gnipper) O rover Curiosity, que está explorando a superfície marciana desde 2012, é equipado com uma broca para fazer pequenas perfurações em Marte e, assim, coletar e estudar amostras de rochas.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Novas conclusões sobre o potencial de vida em outros planetas da Via Láctea
    Os cientistas encontraram provas da existência em nossa galáxia, são exoplanetas rochosos com alta probabilidade de que existe neles tectônica, o que também aumenta as chances de habitável.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Conhecimento
MME lança Panorama Energético Mundial 2018 da IEA
    O Ministério de Minas e Energia lançou hoje, relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), sobre o Panorama Energético Mundial 2018. Considerada a principal publicação da IEA, o relatório traz, como destaque, o aumento do consumo mundial de energia e a evolução das tecnologias de baixo carbono – que tem revolucionado a maneira como a eletricidade é produzida.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br


    Eventos
Inscrições abertas para edição 2019 do Congresso Brasileiro de Mineração
    Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2019). Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento ocorrerá entre os dias 9 a 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG).
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Fórum Panorama do Setor Mineral no Estado de Mato Grosso


    Vagas
Universidade Federal de Sergipe realiza processo seletivo para Professor
    (Por Clécio) Universidade Federal de Sergipe promove nova seleção de docentes para preencher 11 vagas nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto. As remunerações atingem R$ 3.449,83.
    LEIA MAIS em www.acheconcursos.com.br


    Extra
ArcelorMittal Brasil e Belgo Bekaert lançam o Jornada, novo programa de atração
    A ArcelorMittal Brasil e a Belgo Bekaert (áreas de arames e steel cord) lançam o Jornada, novo programa de atração. A iniciativa das empresas busca profissionais que contribuam com suas visões e experiências para alavancar a transformação e a inovação da indústria 4.0.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Me formei em geologia. E agora?
    (Por Pedro Jacomi) Muitos estão assustados e desanimados com o cenário difícil que estamos atravessando no nosso país. Talvez alguns já começam a procurar novos nichos em outras áreas, mas existe um futuro promissor a espera.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


Notícias em 11/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *