5 de abril de 2019

Notícias em 05/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, economia, danos, petróleo, mercado, gestão pública, política, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Didático sanduíche de geleia
Este afloramento contém pedaços de anfibólio rígidos numa matriz de xisto. Parece ter havido um evento de compressão onde os pedaços de anfibólio foram achatados (boudinage), enquanto o xisto indica deslizamento (cisalhamento). Este exemplo mostra a resposta de dois materiais muito diferentes em um mesmo evento, assim como o sanduíche de geleia responde ao esmagamento com o achatamento do pão e o deslizamento da geleia.
(Crédito: gsoc - fonte)

    Pesquisa
Reconstrução da evolução das geleiras nas montanhas da Península Ibérica
    Estudo publicado na Terra-Science Review revista inclui o impacto que tiveram as geleiras nas montanhas ibéricos durante o período Quaternário, particularmente durante o últimos 100.000 anos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Economia
Arrecadação inédita: Rio pode atingir R$ 10 bi em royalties
    Com arrecadação de R$ 8,9 bilhões – cerca de 72% do total nacional – somente nos nove primeiros meses de 2018, o Rio de Janeiro pode dar um salto ainda maior nos números em 2020.
    LEIA MAIS em www.panoramaoffshore.com.br


    Danos e reparos
Vazamento de petróleo polui praias em Arraial do Cabo
    Conhecidas pelas águas cristalinas, Prainha e orla do Pontal do Atalaia estão com sujeira no mar e na areia; Marinha, órgãos ambientais e MPF apuram junto à prefeitura origem do material.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com

Agência Nacional de Mineração interdita barragens no Pará e Amapá

Anglo levando monitoramento de barragens de rejeitos para o próximo nível
    (Por Martin Creamer) Diversificando a mineração, a Anglo American está implementando novas técnicas que dão à empresa muito mais controle sobre barragens de rejeitos.
    LEIA MAIS em www.miningweekly.com

17 barragens mineiras perdem DCE
    A Vale informa que não obteve renovação da Declaração de Controle de Estabilidade (DCE) para 17 reservatórios de rejeitos que posssui em Minas Gerais. Do total, 10 são estruturas que ainda não tinham registrado alteração dos fatores de segurança e outros sete são reservatórios que já havia sido divulgada a mudança no status de segurança. O documento permite a manutenção das operações.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Governo fortalece atuação em barragens
    O Ministério da Economia movimentou 26 servidores de diferentes órgãos federais para atuar na Agência Nacional de Mineração (ANM). Do total, 16 irão fiscalizar especificamente barragens. Em novembro do ano passado, a ANM possuía 12 profissionais na
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

ONU define padrões globais
    O Conselho Internacional de Mineração e Metais, a ONU Meio Ambiente e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) lançarão uma revisão independente com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para instalações que armazenam rejeitos de
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

ANM exige ações da Braskem no Pinheiro
    A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou uma série de exigências em relação aos poços de extração de salgema mantidos pela Braskem em Maceió (AL).
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Petróleo
Petróleo fecha sem sinal único, após oscilar durante o pregão
    (Por Gabriel Bueno da Costa) O petróleo fechou sem sinal único, nesta quinta-feira, 4, após um pregão de volatilidade nos contratos.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Conteúdo Local: ANP atualiza situação dos pedidos de aditamento
    Foi publicada hoje (4/4) a atualização da situação dos pedidos de aditamento da Cláusula de Conteúdo Local recebidos pela ANP em função da Resolução ANP n° 726/2018.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br


    Mercado
Minério de ferro avança 1,1% nesta quinta-feira
    (Por Investing.com Brasil) A jornada desta quinta-feira na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian foi marcada por uma nova valorização dos preços dos contratos futuros do minério de ferro, desta vez com menor intensidade.
    LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Cobre cai por dados industriais alemães fracos
    Os preços do cobre caíram na quinta-feira, depois que dados industriais fracos na Alemanha mostraram preocupações com as perspectivas para a demanda.
    LEIA MAIS em lta.reuters.com

Ouro fecha em baixa modesta, pressionado por dólar forte
    (Por Estadão Conteúdo) O ouro fechou em leve queda nesta quinta-feira, 4, diante do avanço do dólar ante outras moedas fortes. Além disso, investidores monitoraram as notícias do diálogo entre Estados Unidos e China na área comercial.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


    Gestão pública
Laboratório de Análises Minerais da CPRM renova a acreditação na norma ISO/IEC 17025: 2017 com a CGCRE/INMETRO
    O Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), localizado no Escritório do Rio de Janeiro recebeu, no dia 29/3, um documento da CGCRE/INMETRO (Coordenação Geral de Acreditação) indicando que a acreditação será renovada por mais dois anos.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Política
Comissão apresenta anteprojetos para evitar novas tragédias ambientais em barragens
    A comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga a tragédia socioambiental em Brumadinho (MG) apresentou, nesta quinta-feira (4), oito anteprojetos de lei para enfrentar o perigo iminente a que estão expostas as populações que vivem próximas às barragens de rejeitos da mineração.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


    Energia renovável
Ministro defende a retomada de Angra 3 como projeto de Governo
    (Por Michele Lekan) O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou ontem, 04/04, da reunião de encerramento do World Nuclear Spotlight, no Rio de Janeiro. Albuquerque afirmou que o Governo Brasileiro está comprometido em retomar o projeto de Angra 3, usina que terá um papel importante no atual e no futuro sistema elétrico nacional. A usina vai incorporar 1.405 MW à rede elétrica brasileira, que tem dimensões continentais, a partir de janeiro de 2026.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br


    Paleontologia
Pesquisadores da CPRM publicam estudo sobre fósseis preservados em cavernas na Bahia
    Um estudo realizado por pesquisadores da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na região da Serra do Ramalho, na Bahia, identificou fósseis de 29 espécies de animais de uma fauna bastante diferente da atual. Foram encontrados, em duas cavernas, preguiças e tatus gigantes, mastodontes, lhamas, veados, porcos, tigres dente-de-sabre, onças, toxodontes, litopternos, entre outros animais extintos, a exemplo de uma espécie de capivara gigante.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Descoberta no Peru baleia quadrúpede de 42,6 milhões de anos
    Um grupo de paleontólogos descobriu na costa do Peru um fóssil bem conservado de um ancestral anfíbio e quadrúpede das baleias, uma descoberta que ajudará a completar os conhecimentos sobre a transição dos mamíferos da terra firme para o mar.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Fóssil de "crocodilo" de 150 milhões de anos dá uma ideia da evolução
    (Por National Newsdesk) O fóssil de Cricosaurus bambergensis descoberto em uma pedreira perto de Bamberg, na Baviera, Alemanha, em 2014, foi encontrado para ser uma espécie inédita quando comparado a outras coleções do museu.
    LEIA MAIS em www.thenational.scot

Raros pássaros fósseis dão nova luz sobre a história das aves
    Até agora, praticamente nada se sabia sobre as aves do Hemisfério Norte que viviam em altitudes mais elevadas no Ypresian - um período geológico entre 56 e 48 milhões de anos atrás - logo após a extinção dos dinossauros.
    LEIA MAIS em www.sfu.ca

Prelúdio à extinção em Cuba
    (Por Yasmani Ceballos Izquierdo) Os vestígios de um réptil voador ou pterossauro, em Rodes, Cienfuegos, revolucionam a paleontologia cubana.
    LEIA MAIS em www.juventudrebelde.cu

Investigados dentes fósseis que podem ser de uma espécie humana desconhecida
    Durante a investigação em uma caverna na província chinesa de Ghizou, no condado de Tongzi, foram encontrados quatro dentes de cerca de 200 mil anos de idade.
    LEIA MAIS em www.lanetanoticias.com


    Vulcanismo
Atividade do Popocatépetl, no México
    No vulcão Popocatépetl a frequência de explosões não aumentou, o que varia é a sua natureza. Isto poderia levar ao colosso continuar nos próximos meses com a atividade severa a moderada, em que gases se acumulam por horas ou dias e libertado sem problemas.
    LEIA MAIS em www.aztecanoticias.com.mx


    Terremotos
Após intervalo de quatro dias tremor de terra volta a ocorrer no Interior do Ceará; dessa vez em Chorozinho
    Quatro dias após o último registro de tremor de terra nos limites dos municípios de Quixeramobim, Boa Viagem e Madalena, no Sertão Central, mais um abalo sísmico, de baixa magnitude, foi registrado no Interior do Ceará.
    LEIA MAIS em blogs.diariodonordeste.com.br


    Arqueologia
Menorá de 2.000 anos descoberta em Israel
    Os restos de uma lâmpada de óleo representando o candelabro judeu usado para simbolizar a "luz eterna", a menorá, estimada em 2.000 anos foi descoberta em uma escavação arqueológica no deserto de Negev, Israel, no local perto de Beer Sheva.
    LEIA MAIS em www.i24news.tv


    Ciência espacial
Fragmentos de um planeta sobrevivem à destruição de sua estrela


    Eventos
Últimos dias para submeter trabalhos ao evento Geotecnologias na Gestão Pública
    Está mantido até o dia 18/04/2019 a fase de submissões de resumos técnicos ou científicos de trabalhos concluídos ou em andamento.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

SEGEPAR 8-13/4 (UFPR)

Crea-BA realiza workshop na Ufba sobre barragens de rejeito de mineração


    Vagas
UFOPA anuncia novo Processo Seletivo
    A Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, informa que estão abertas as inscrições para realização de Processo Seletivo, destinado ao provimento da vaga de Professor Substituto.
    LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


    Extra
Metso Brasil comemora 100 anos de operação
    Empresa prepara uma série de eventos para celebrar o marco histórico e mostra como ultrapassou crises e incorporou evoluções, como a digitalização, para obter sucesso no período.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Como os países estão ficando mais difíceis com as empresas de mineração
    (Por Reuters) Uma mistura de populismo político, preços mais altos das commodities e a expectativa de eletrificação estimularão a demanda por algumas matérias-primas, levando os governos a manterem os recursos para mudar as regras para as mineradoras que operam em seus países.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 04/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *