4 de abril de 2019

Notícias em 04/04/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, economia, danos, petróleo, mercado, meio ambiente, paleontologia, terremotos, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Vale da Lua argentino
O Parque Provincial Ischigualasto, na província de San Juan, na Argentina, é popularmente conhecido como Vale da Lua por suas estranhas estruturas geomorfológicas. A Formação Ischigualasto é um importante sítio geológico e paleontológico. Talvez seja o único lugar no mundo onde quase todo o período Triássico pode ser visto nas camadas de rochas e depósitos fósseis.
(Crédito: Fabio Saltarelli - fonte)

    Pesquisa
O maior delta do rio da Terra era o tamanho do Alasca
    (Por Jason Daley) O delta do Snadd Triássico entre a Noruega e a Rússia durou milhões de anos e era provavelmente um hotspot de biodiversidade.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


    Economia
Faturamento com mineração em Minas cai 64% após tragédia de Brumadinho, revela pesquisa da Fiemg
    Os impactos do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, no dia 25 de janeiro deste ano, já são sentidos na economia mineira. Segundo a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira (3) pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o faturamento real do setor extrativo mineral apresentou queda de 64% em fevereiro de 2019, comparado a fevereiro de 2018.
    LEIA MAIS em www.hojeemdia.com.br


    Danos e reparos
Vale, Governo de Minas e municípios mineradores assinam acordos para minimizar impactos fiscais
    A Vale firmou nesta quarta-feira (3/4) uma série de acordos que preveem aportes financeiros da empresa para o Governo do Estado de Minas Gerais e municípios mineradores. Parte dos acordos visa minimizar perdas de arrecadação do Estado e dos municípios em função de paralisação de unidades produtivas da empresa.
    LEIA MAIS em www.vale.com

ANM vai contratar consultoria em barragem
    (Por Francisco Góes) Com a missão dada pelo governo de fiscalizar 224 barragens de alto dano potencial até o fim de junho, a Agência Nacional de Mineração (ANM) espera contratar o mais rápido possível uma consultoria especializada em segurança desse tipo de estrutura para ajudá-la no trabalho de fiscalização.
    LEIA MAIS em www.valor.com.br


    Petróleo
Petróleo fecha em baixa, após relatório de estoques semanais nos EUA
    (Por Gabriel Bueno da Costa) Os contratos futuros de petróleo fecharam em território negativo nesta quarta-feira, 3, após o relatório de estoques dos Estados Unidos mostrar aumento forte, o que contrariou a expectativa de queda dos analistas.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Mercado
Cobre tem excelente primeiro trimestre, mas a venda pode ganhar força novamente
    (Por Investing.com Brasil) O cobre encerrou o ano passado com uma desvalorização de 20%, uma das suas piores quedas anuais de todos os tempos.
    LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Na bolsa de Dalian, minério de ferro avança 1,1% nesta quinta-feira
    A jornada desta quinta-feira na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian foi marcada por uma nova valorização dos preços dos contratos futuros do minério de ferro, desta vez com menor intensidade.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Os Futuros de Ouro subiram durante a sessão asiática
    Na divisão Comex da Bolsa Mercantil de Nova York, Os Futuros de Ouro em Junho foram negociados na entrega a US$ 1.296,45 por onça troy no momento da escrita, subindo 0,09%.
    LEIA MAIS em br.investing.com


    Meio Ambiente
MME lança Laboratório Móvel para Pesquisa e Monitoramento Atmosférico
    O Ministério de Minas e Energia (MME) lança nesta quinta-feira, 04, em São Paulo, o projeto Laboratório Móvel para Pesquisa e Monitoramento Atmosférico – Lumiar, a mais nova ferramenta brasileira para obter informações científicas sobre a qualidade do ar nas cidades. O projeto faz parte do Programa Brasileiro de Combustíveis, Tecnologias Veiculares e Emissões (PCVE), coordenado pelo MME.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Mais CO2 do que nunca em 3 milhões de anos, mostra simulação computacional sem precedentes
    Os níveis de CO2 na atmosfera são provavelmente mais altos hoje do que nos últimos 3 milhões de anos. Durante este período, as temperaturas médias globais nunca excederam os níveis pré-industriais em mais de 2°C. O estudo é baseado em simulações inovadoras de computador sobre o início da idade do gelo no clima passado da Terra.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
Os hominídeos de Tongzi podem ser uma nova linhagem humana na Ásia
    Estudo, liderado por Song Xing Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Palaeoanthropology Beijing (IVVP), além de comparações morfológicas padrão, tem reavaliado dentes morfologia dos hominídeos por análises de morfometria geométrica e tomografia computadorizada (micro- CT).
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Terremotos
O crowdsourcing acelera o monitoramento do terremoto
    Uma equipe internacional de cientistas apresentou um método para combinar em tempo real dados de redes sísmicas com informações derivadas de usuários que procuram informações sobre terremotos em sites específicos, o aplicativo LastQuake para smartphone e via Twitter.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

O atual hiato de terremoto na Califórnia é uma pausa improvável
    Não houve grandes terremotos de ruptura do solo ao longo das três maiores falhas de taxa de escorregamento da Califórnia nos últimos 100 anos. Um novo estudo publicado na Seismological Research Letters conclui que este “hiato” atual não tem precedentes nos últimos 1000 anos.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Ciência espacial
Cientistas acham provável fonte de metano em Marte
    O mistério do metano em Marte pode finalmente ser resolvido quando cientistas confirmaram na segunda-feira a presença do gás indicador de vida no Planeta Vermelho, bem como de onde ele poderia ter vindo.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Eventos
ABM WEEK 2019 inicia processo de submissão de trabalhos


    Vagas
UFCG anuncia Processo Seletivo de Professor Substituto


    Extra
A modelagem 3D é parte de todo empreendimento minerário
    (Por Marcela Tainã) Várias etapas estão envolvidas desde a “descoberta” de um depósito até a venda dos produtos da mineração e praticamente em todas temos a necessidade de converter a geologia em um modelo geológico.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


Notícias em 03/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *