2 de abril de 2019

Notícias em 02/04/2019

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, produção, mercado, política, energia renovável, meio ambiente, paleontologia, terremotos, arqueologia, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Dobras em Nunavut
Estas são dobras em mármore do paleoproterozoico em Nunavut, Canadá.
(Crédito: Mike Beauregard - imagem - fonte)

    Economia
Royalties do petróleo criam ilhas de riqueza em 17 cidades
    (Por André Ramalho) A promessa do governo federal de dividir parte dos recursos da União no pré-sal entre Estados e municípios é um alento para centenas de prefeitos e governadores que veem no pacto federativo uma oportunidade de equilibrar melhor suas contas públicas.
    LEIA MAIS em www.valor.com.br


    Danos e reparos
Vale informa sobre Declarações de Condição de Estabilidade
    A Vale informa que foram renovadas 80 Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas estruturas operacionais, que estavam vencendo em 31 de março de 2019. As estruturas desativadas com alteamento a montante, cujos níveis de emergência já tinham sido reavaliados e cujas Zonas de Auto Salvamento (ZAS) foram evacuadas de forma preventiva, não tiveram suas DCEs renovadas; são elas: barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco; barragens B3/B4, da mina de Mar Azul; barragem Vargem Grande, do Complexo de Vargem Grande; barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, do complexo de Fábrica.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Agência de Mineração aponta problemas de estabilidade e interdita 56 barragens
    (Por Laís Lis) Inicialmente, ANM informou ter interditado 67 barragens, mas depois revisou número. Problemas apontados são falta de documentos ou conclusão de que falta estabilidade.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Ministério Público pede suspensão da licença de operação da Metalmig
    (Por Sabrina Rodrigues) Três dias depois do rompimento de uma barragem em Rondônia, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal em Rondônia entraram com recomendação para que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia suspenda, imediatamente, a licença de operação da Metalmig Mineração Indústria e Comércio S/A.
    LEIA MAIS em www.oeco.org.br


    Petróleo
Petróleo fecha em alta, com China e sinal de manutenção de cortes na oferta
    (Por Gabriel Bueno da Costa) Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta, nesta segunda-feira, 1º de abril. A commodity foi sustentada por indicadores positivos da indústria da China, bem como por uma declaração de que pode ser estendido o acordo de produtores para reduzir a oferta.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Opep tem menor produção de petróleo em 4 anos com cortes sauditas e Venezuela
    (Por Alex Lawler) O fornecimento de petróleo da Opep caiu para uma mínima de quatro anos em março, mostrou uma pesquisa da Reuters, conforme o maior exportador, a Arábia Saudita, cortou a oferta mais do que o acordado, enquanto a produção venezuelana caiu ainda mais devido às sanções e a blecautes na rede de energia.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Agenda do Ministro em Israel tem foco em petróleo e cibersegurança
    O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, teve, no dia 31, em Israel uma reunião bilateral com o Ministro de Minas e Energia israelense Yuval Steinitz. Um dos principais assuntos tratados na reunião foi sobre o interesse da Petrobras no segundo leilão de gás natural e exploração de óleo em duas áreas licitadas por Israel.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Satélite para monitorar plataformas de petróleo
    A Leonardo assinou com a Petrobras um contrato para monitoramento via satélite das plataformas de petróleo da companhia na Bacia de Campos, norte do Estado do Rio de Janeiro.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Produção
Com cortes da Vale, embarque de minério do Brasil tem menor volume em 6 anos em março
    (Por Roberto Samora) As exportações de minério de ferro do Brasil em março caíram 25,9 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 22,18 milhões de toneladas.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

BHP diz que produção de minério de ferro deve cair de 6 a 8 milhões de toneladas após ciclone
    (Por Reuters) BHP Group Ltd disse na terça-feira estimativas iniciais indicaram que sua produção de minério de ferro terá um impacto de cerca de 6 a 8 milhões de toneladas após a interrupção e danos causados pelo ciclone tropical Veronica na semana passada.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Mercado
Futuros do minério de ferro fecham em forte alta de 4,67%

Ouro fecha em queda com maior apetite à risco após dados da China e EUA
    (Por Estadão Conteúdo) O contrato futuro do ouro fechou o pregão desta segunda-feira, 1º de abril, em baixa, após as leituras otimistas de índices de atividade industrial na China e nos Estados Unidos, que incentivaram a busca por menor segurança entre os investidores.
    LEIA MAIS em istoe.com.br

O melhor trimestre de commodities desde 2016 é um ato difícil de seguir
    (Por Notícias Bloomberg) No primeiro trimestre, o retorno total do índice Bloomberg Commodity de 23 matérias-primas subiu mais de 6 por cento, o maior desde o trimestre encerrado em junho de 2016.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Política
Frente do setor petroquímico será relançada na quarta-feira
    Será relançada nesta quarta-feira (3) a Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


    Energia renovável
Gigantes do petróleo buscam ativos renováveis para aquisição no Brasil
    (Por Luciano Costa) Grandes petroleiras globais têm olhado com interesse o mercado de energia do Brasil, em busca de novas oportunidades para a aquisição de ativos renováveis no país, visto como um dos mais atrativos do mundo para investimentos em geração solar e eólica, disseram à Reuters duas fontes próximas ao assunto.
    LEIA MAIS em br.reuters.com


    Meio Ambiente
Google firma parceria com a ONU para disponibilizar dados sobre água globalmente
    A Google e a ONU anunciaram uma parceria entre elas e outras entidades para fornecer dados gratuitos e abertos sobre o recurso natural em todo o mundo, tendo como base o Google Earth.
    LEIA MAIS em geodireito.com.br


    Paleontologia
Perereca 'cearense' de 120 milhões de anos ajuda a traçar origens de mil espécies

Estudo revela que dinossauro manco viveu há 85 milhões de anos no interior de SP
    (Por Estadão Conteúdo) O estudo de uma vértebra fossilizada, encontrada há 20 anos, revelou que um titanossauro, espécie de dinossauro herbívoro que habitou o interior paulista há 85 milhões de anos, sofreu uma infecção que pode ter produzido uma anomalia em sua coluna.
    LEIA MAIS em www.em.com.br

Descoberta diz ter revelado os eventos exatos da extinção dos dinossauros
    (Por Rafael Rodrigues da Silva) Essa descoberta ajuda a entender melhor quais foram os eventos que aconteceram após o impacto do asteroide com o planeta, que significou o fim do período Cretáceo e o início do Paleogeno, e que deixou uma assinatura geológica conhecida por arqueólogos como Nível K-Pg.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Terremotos
Mais de 50 tremores secundários após o terremoto na costa do Equador
    O Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional informou no domingo que 50 tremores secundários foram registrados após o terremoto de intensidade 6,5 na escala Richter aberta, que ocorreu na madrugada da costa oeste do Equador.
    LEIA MAIS em www.teleamazonas.com


    Arqueologia
Arcas com sacrifícios astecas podem levar ao primeiro túmulo real
    (Por Reuters) Várias arcas com sacrifícios do povo asteca, incluindo um jaguar ornamentado e uma criança, foram recentemente encontradas na Cidade do México e podem levar os arqueólogos a uma descoberta impressionante: o primeiro túmulo de um imperador asteca.
    LEIA MAIS em www.publico.pt

Arqueólogos descobrem botinha de bebê do século 14 em esgoto de cidade suíça
    (Por George Dvorsky) Arqueólogos descobriram na cidade suíça de Saint-Ursanne uma bota de couro notavelmente bem preservada, que remonta à Idade Média.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br

Lixo antigo mostra que o Império Bizantino foi atormentado por doenças e mudanças climáticas
    Cerca de um século antes da queda do Império Bizantino – a parte oriental do vasto Império Romano -, os sinais da sua destruição iminente estavam escritos no seu lixo.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Ciência espacial
Estrutura da Lua
    Cientista da Universidade de Rhode Island conduziu experimentos para determinar a temperatura no interior da Lua e entender sua estrutura.
    LEIA MAIS em tecnoticias.net

Cientistas identificam provável fonte de metano em Marte


    Eventos
ANP participa de Encontro Técnico Brasil-Argentina
    A ANP participou, nos dias 27 e 28/03, de encontro técnico para tratar da agenda bilateral na área de energia.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br


    Vagas
Vagas para Técnico em Geomecânica, Geólogos Supervisor e Júnior
    As vagas são oferecidas pela Jaguar Mining Inc., uma empresa júnior de mineração, desenvolvimento de mina e exploração de ouro listada na bolsa de valores canadense, que opera no Brasil com três complexos de mineração de ouro.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Veja as principais vagas abertas nas maiores mineradoras do Brasil


    Extra
Uso de tecnologias geoespaciais atualiza faixa de fronteira brasileira
    A partir da utilização de um conjunto de modernas tecnologias geoespaciais, o IBGE atualizou a extensão da faixa de fronteira do Brasil com os países da América do Sul. Considerada de segurança nacional, essa área totaliza 1,4 milhão km2, o equivalente a 16,6% do território brasileiro.
    LEIA MAIS em geodireito.com.br


Notícias em 01/04/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *