30 de março de 2019

Notícias em 30/03/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, danos, petróleo, mercado, cooperação, política, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, conhecimento, eventos e outros.

Contorcionismo litológico
Provavelmente o White Pocket, no deserto de Vermillion Cliffs National Monument, perto da fronteira do Arizona com Utah, nos EUA, é o resultado da deformação dos sedimentos enquanto a areia estava saturada. O contorcionismo pode ter sido desencadeado por um terremoto. A chamada "rocha cérebro", com fissuras poligonais, pode ter sido formada por contração térmica. Não há ainda um consenso.
(Crédito: David F. Coppedge - descrição - imagem ampliada)

    Pesquisa
CPRM conclui amostragem do projeto Piatã, na Bahia, em parceria com chineses
    Após quatro anos de atividades de campo e laboratoriais, foi finalizada a fase de amostragem do projeto Mapeamento Geoquímico da Folha Piatã, localizada na Bahia, conforme previsto no acordo de cooperação “Avaliação Geológica e Metalogenética Regional dos Principais Depósitos de Formações Ferríferas Bandadas no Cráton São Francisco e Cinturões Proterozoicos Marginais Orientais, Brasil”, que faz parte do convênio com o Serviço Geológico da China (SGC).
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Danos e reparos
Presídio em Itabirito-MG é evacuado após risco em barragem
    (Por Leonardo Augusto) Barragens de Forquilha I e Forquilha III, da Vale, tiveram elevação para nível 3 de emergência; 113 presos foram transferidos.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Reuniões preparatórias e simulados de emergência em Honório Bicalho e Santa Rita, em Nova Lima, Itabirito e Raposos
    As Defesas Civis Estadual e Municipais e a Vale realizarão neste domingo, dia 31 de março, às 15h, simulado de evacuação dos moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) das barragens B3/B4 em Macacos (Nova Lima) e Forquilhas I e III, em Ouro Preto. A atividade vai envolver as comunidades de Raposos, Itabirito, Honório Bicalho e Santa Rita em Nova Lima.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Comissão de Brumadinho faz visitas técnicas a barragens no Pará
    A comissão externa de Brumadinho realiza está hoje em Oriximiná, no Pará, para averiguar a situação das barragens de Água Fria e A1.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br

Sedam e Ibama avaliam impactos causados por rompimento de barragem em distrito de Rondônia
    A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) informa que na tarde desta sexta-feira (29) ocorreu o rompimento de uma barragem localizada no distrito de Novo Oriente, zona Urbana de Ariquemes.
    LEIA MAIS em www.rondoniadinamica.com


    Petróleo
Preços têm maior alta trimestral desde 2009 com cortes da Opep e sanções
    (Por Stephanie Kelly) Os preços do petróleo subiram cerca de 1 por cento nesta sexta-feira, marcando seu maior avanço trimestral em uma década, conforme sanções dos Estados Unidos sobre Irã e Venezuela, bem como cortes de produção liderados pela Opep, se sobrepuseram às preocupações sobre uma desaceleração econômica global.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

No Amazonas, MPF pede retirada de blocos exploratórios de petróleo e gás natural da oferta de leilão
    O Ministério Público Federal pediu que a ANP – Agência Nacional de Petróleo – se manifeste sobre a existência de blocos exploratórios de petróleo e gás natural em áreas com potencial impacto sobre terras indígenas e áreas de especial interesse ambiental, prioritárias para conservação.
    LEIA MAIS em www.jornalfloripa.com.br

Equinor encontra novos indícios de Hidrocarbonetos no Norte de Carcará


    Mercado
Avaliação global de oportunidades de mercado de mineração de Bauxita
    (Por Thailane Melo) A PMR divulgou um novo estudo de mercado sobre “Bauxite Mining Market: Análise Global da Indústria 2013–2017 e Previsão 2018–2026”, que faz uma análise profunda do mercado global de Bauxita nos próximos oito anos.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Oferta de cobre sofre golpe com protesto e chuva na América do Sul
    (Por Bloomberg) Chuvas fortes e protestos nos dois maiores países produtores de cobre do mundo estão reduzindo a oferta do metal e adicionando pressão a um mercado que deve encerrar o ano em déficit.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br

Minério de ferro na China tem melhor trimestre em nove com receios sobre oferta
    (Por Enrico Dela Cruz) Os futuros do minério de ferro na China subiram fortemente nesta sexta-feira, com o contrato de referência registrando o trimestre mais forte em nove, depois que a Vale reduziu sua estimativa de vendas em 2019 e a Rio Tinto declarou força maior em alguns contratos por causa de um ciclone.
    LEIA MAIS em extra.globo.com

Ouro fecha em alta com incertezas da economia global e Brexit
    (Por Estadão Conteúdo) O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta sexta-feira, 29, em alta, mas encerrou a semana em queda diante de um fortalecimento do dólar, que deixou os preços do metal precioso abaixo de US$ 1,3 mil.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Cooperação
Comitiva da SGM e do Serviço Geológico do Brasil assinam acordos com o Segemar
    Os serviços geológicos do Brasil e da Argentina firmaram nesta semana dois acordos de cooperação, durante encontro entre as delegações dos dois países lideradas, respectivamente, pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, e pela secretária de Política Mineira do Ministério de Produção e Trabalho do país vizinho, Carolina Sanches.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Política
CPI de Brumadinho vai ouvir responsáveis pelos laudos de estabilidade da barragem
    A CPI de Brumadinho tem reunião marcada para a próxima quarta-feira (3), às 10h, quando serão ouvidas quatros pessoas. Entre os convocados, estão o gerente de Geotecnia Corporativa da Vale, Alexandre Campanha; e o auditor Makoto Namba, da empresa TÜV SÜD Brasil.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br


    Meio Ambiente
Recuperação Ambiental da bacia Carbonífera de Santa Catarina
    O carvão mineral impulsionou o desenvolvimento socioeconômico da região sul do estado de Santa Catarina. Hoje a área possui reservas de carvão que alcançam 3,2 bilhões de toneladas, que representam a principal fonte de arrecadação de alguns municípios.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
Site fóssil revela que o meteoro atingiu a Terra e, talvez, varreu dinossauros
    (Por William J. Broad e Kenneth Chang) Uma confusão de plantas e criaturas sepultadas oferece um vislumbre vívido do apocalipse que quase terminou a vida há 66 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.nytimes.com


    Vulcanismo
Vulcão põe parte do México em alerta
    Um vídeo feito por um cinegrafista amador mostra o momento da erupção do vulcão Popocatepetl, no México, na última terça-feira.
    LEIA MAIS em www.bbc.com


    Terremotos
Terremoto em Papua Nova Guiné
    Em 30 de março de 2019, um terremoto de magnitude 6,1 e uma profundidade de 57,21 km foi registrado em Hoskins (Papua Nova Guiné).
    LEIA MAIS em www.ilmeteo.it

Terremoto na Grécia

Terremoto nas Ilhas Salomão
    Um terremoto de magnitude 5 ocorreu com epicentro em Honiara, nas Ilhas Salomão. A profundidade estimada foi de 53,2 km.
    LEIA MAIS em www.3bmeteo.com


    Arqueologia
Descoberto novo termopólio em Pompeia, antecessor do restaurante
    (Por EFE) Na cidade da Itália, também foram achadas várias jarras em frente ao balcão do bar, que os antigos romanos usavam para conservar a comida.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com


    Tecnologia
Serviço Geológico do Brasil une ciência e inovação com drones Vant
    Inovação, velocidade e economia fazem parte do processo de transformação digital que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está inserido. Esse projeto inclui soluções de aquisição e processamento de imagens de alta resolução provenientes de drones.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Conhecimento
ANM lança Anuário Mineral Brasileiro 2018


    Eventos
Pesquisadores da CPRM participam de curso sobre lítio ministrado por especialista da Universidade do Porto
    O lítio, um dos minerais estratégicos de interesse do governo brasileiro, foi tema de curso promovido pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), entre os dias 11 e 16/03, em Belo Horizonte. O curso “Lítio: Gênese de Depósitos, Mineralogia, Classificação e Geoquímica” foi ministrado pelo professor Dr. Alexandre Lima, renomado especialista em lítio da Universidade do Porto, Portugal e contou com a participação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

ANP faz workshop e audiência pública sobre oferta permanente
    A ANP realizou ontem (29/3), no auditório do seu escritório central, no Rio de Janeiro, o Workshop Técnico sobre as áreas da Oferta Permanente e, em seguida, a audiência pública sobre a alteração no edital que incluirá mais 458 blocos e 14 áreas com acumulações marginais no processo.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br

CPRM apresentará mapas de favorabilidade no PDAC 2019, que será realizado no Canadá
    Realizado todo mês de março em Toronto, o PDAC é o principal evento mundial da indústria de exploração e desenvolvimento mineral. Nesta edição, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai apresentar para público formado por 1.000 expositores, 3.495 investidores e mais de 25.000 participantes de 135 países, mapas de favorabilidade (knowledge driven) de áreas potenciais de diversas províncias minerais brasileiras.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Extra
Desvendando o "Geologuês" - CPRM inova como uma das empresas pioneiras em divulgação científica através de animações gráficas
    Fazer com que a geologia seja entendida pela sociedade é uma preocupação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Assim surgiu o projeto “Visualização Cientifica Aplicada à Comunicação”, que usa a “mediação da informação” como método para levar ciência ao público em geral.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Vale propõe ampliar conselho com mais executivos da mineração
    (Por Reuters) A mineradora brasileira Vale propôs ampliar seu conselho, adicionando um membro independente, de acordo com comunicado ao mercado dois meses após a morte de 300 pessoas em uma barragem operada pela empresa.
    LEIA MAIS em extra.globo.com


Notícias em 29/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *