29 de março de 2019

Notícias em 29/03/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, projeto, danos, petróleo, produção, mercado, meio ambiente, mineralogia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Púlpito na Noruega
O Preikestolen se formou durante a era do gelo, há aproximadamente 10.000 anos. A água da geleira congelou nas fendas da rocha e finalmente rompeu grandes blocos angulosos levados pelo glaciar. Este enorme púlpito se eleva sobre o Lysefjord em Rogaland, um fiorde da Noruega. Há uma rachadura na montanha que, no dia em que sete irmãs se casarem com sete irmãos da área de Lysefjord, fará o fiorde cair, criando um enorme onda que irá destruir toda a vida na área circundante. Os geólogos não acreditam nisto. É muito difícil que tal casamento ocorra em algum futuro previsível.
(Crédito: geologyin - fonte1 - fonte2)

    Pesquisa
Nos antigos oceanos que se assemelhavam aos nossos, a perda de oxigênio desencadeou a extinção em massa
    Pesquisadores fornecem a primeira evidência conclusiva ligando a perda de oxigênio nos oceanos e o aumento do nível do mar em um evento de 430 milhões de anos de extinção em massa.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Sob a crosta terrestre, rochas quentes se arrastam enquanto placas oceânicas mergulham em direção ao núcleo
    À medida que os antigos pisos oceânicos mergulham mais de 1.000 km no interior profundo da Terra, eles fazem com que a rocha quente no manto inferior flua muito mais dinamicamente do que se pensava anteriormente.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Projeto
Novo projeto brasileiro sugere estocagem de CO2 em rochas
    (Por Sabrina Brito) Coordenado por profissionais da USP, o trabalho pode resultar em benefícios econômicos e ambientais.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


    Danos e reparos
MG tem quatro barragens com nível de alerta anterior a colapso iminente
    (Por Leonardo Augusto) Estruturas com nível 2 de emergência, quando já há necessidade de retirar moradores, estão em Nova Lima, Ouro Preto e Itatiaiuçu.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Nota à imprensa sobre a situação do bairro Pinheiro
    Em audiência pública no Senado Federal, no dia 21 de março, a CPRM fez uma apresentação dos estudos desenvolvidos no bairro, entre eles, da análise interferométrica. Trata-se, portanto, de apenas uma das metodologias que estão sendo empregadas nos estudos realizados do bairro. Esta apresentação não se refere a um relatório parcial ou conclusivo.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Agência de Mineração faz recomendações à Braskem sobre poços no Pinheiro
    (Por Larissa Bastos) ANM quer saber que eventos podem surgir a partir da movimentação do terreno e os riscos para a população e o meio ambiente.
    LEIA MAIS em gazetaweb.globo.com


    Petróleo
Preços se recuperam de queda por tuíte de Trump e fecham quase estáveis
    (Por Stephanie Kelly) Os contratos futuros do petróleo fecharam praticamente estáveis nesta quinta-feira, após se recuperarem das piores perdas do dia, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à Opep para aumentar a produção de petróleo, em um esforço para reduzir os preços, que caminharam para seus maiores ganhos trimestrais em uma década.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Mais três empresas aprovadas para a Oferta Permanente
    A ANP publicou hoje (28/3), no Diário Oficial da União, a aprovação da inscrição de três novas empresas para a Oferta Permanente: BP Energy do Brasil, Petroil Óleo e Gás e NTF Óleo e Gás. As inscrições foram aprovadas ontem (27/3) pela Comissão Especial de Licitação (CEL).
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br

Decisões da diretoria colegiada da ANP podem ser consultadas online
    As decisões da diretoria colegiada da ANP estão disponíveis para consulta no Banco de Decisões, instrumento que consolida informações, de forma segmentada, a partir de 2016, sobre as atividades regulatórias da Agência.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br

ANP divulga status dos objetivos de seu mapa estratégico


    Produção
Após Brumadinho, venda de minério de ferro da Vale pode cair 20% em 2019
    (Por Glauce Cavalcanti) Companhia diz que novas reduções de produção podem afetar o abastecimento do mercado interno.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com


    Mercado
Cobre opera em alta, de olho em discussões comerciais entre EUA e China
    (Por Sergio Caldas) Os contratos futuros de cobre operam em alta nesta manhã, com investidores à espera de desdobramentos de uma nova rodada de negociações comerciais entre Estados Unidos e China, que começa nesta quinta-feira e se estenderá até amanhã.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Minério de ferro tem alta de 3,61% na bolsa chinesa de Dalian
    A jornada desta sexta-feira foi marcada pela valorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Ouro fecha em queda diante de forte avanço do dólar ante rivais
    (Por Estadão Conteúdo) O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta quinta-feira, 28, em forte baixa à medida que o dólar apresentou fortes ganhos em relação a outras moedas principais. Foi a primeira vez em duas semanas que os preços do metal precioso ficaram abaixo de US$ 1,3 mil por onça-troy.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


    Meio Ambiente
Como resíduos tóxicos de usinas de queima de carvão podem ajudar a limitar a mudança climática


    Mineralogia
Parisita-(La) - Reconhecido novo mineral descoberto na Chapada Diamantina (BA)
    A descoberta de um novo mineral no Brasil, designado parisita-(La) (CaLa2(CO3)3F2), foi finalmente reconhecida após decorridos cerca de dez anos desde a aquisição das amostras para estudo.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br


    Vulcanismo
Coluna de cinzas do vulcão Popocatépetl alcança a altura de 3 km
    (Por EFE) Vulcão teve dia de intensa atividade, com fragmentos incandescentes lançados até distância de 2 km.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Terremotos
Terremoto na Rússia
    (Por Reuters) Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu as ilhas Curilas, da Rússia, localizadas ao sudeste da península de Kamchatka, na região propensa a terremotos do Anel de Fogo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
    LEIA MAIS em extra.globo.com


    Ciência espacial
Missão da NASA encontra novo planeta
    (Por Ashley Strickland) TOI (TESS Objeto de Interesse) 197.01 é considerado um "Saturno quente". É semelhante em tamanho a esse planeta e orbita sua estrela hospedeira a uma distância próxima, circulando a cada 14 dias, o que cria uma alta temperatura de superfície no planeta. O planeta é descrito em um artigo que será publicado no The Astronomical Journal.
    LEIA MAIS em edition.cnn.com


    Tecnologia
Mineração sobe a curva de maturidade digital
    (Por Ben Greagh) As empresas de mineração australianas começaram a aproveitar as oportunidades do Industry 4.0 e do aumento da conectividade entre os mundos físico e digital.
    LEIA MAIS em www.australianmining.com.au


    Eventos
Inema realiza seminário em comemoração ao Dia Mundial da Água
    Em comemoração ao Dia da Água, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realiza hoje, no dia 29 de março, o ‘Seminário de Gestão dos Recursos Hídricos da Bahia’. O evento acontece no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 9h às 17h.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br

Webinar Hidroplan: Encontrou resíduo no solo da sua propriedade? Saiba o que fazer.

Workshop ABGE Barragens de Rejeitos
    Ocorrerá no dia 28 de março de 2019 das 09h00 às 17h00 na Cidade Universitária (Auditório 39 do IPT), em São Paulo (SP).
    LEIA MAIS em www.abge.org.br

Water Congress 2019


    Extra
Comissão vai a Brasília pela retomada da exploração do ouro de Serra Pelada
    Representantes do município de Curionópolis e da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada participaram de uma reunião na Agência Nacional de Mineração (ANM), em Brasília, com o objetivo de garantir que o direito minerário da exploração do ouro de Serra Pelada permaneça com a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentam projeto durante reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
    O projeto Geodiversidade do Polo de Fruticultura de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, no Centro-Sul Baiano, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) através do Departamento de Gestão Territorial, foi apresentado durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA)
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Exploradores israelenses apresentam a maior caverna de sal do mundo
    (Por AFP) Exploradores israelenses afirmaram nesta quinta-feira que a caverna de sal Malham, com estalactites espetaculares, perto do Mar Morto, é a maior do mundo, superando a iraniana de Qeshm.
    LEIA MAIS em istoe.com.br

Novos afloramentos em Kilauea fazem uma boa geologia
    Não é todo dia que novos afloramentos são criados, e ainda mais raros quando estão na escala daqueles formados durante a falha do piso da caldeira vulcânica de Kilauea no verão de 2018.
    LEIA MAIS em mauinow.com


Notícias em 28/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *