28 de março de 2019

Notícias em 28/03/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, economia, danos, petróleo, mercado, política, justiça, meio ambiente, paleontologia, terremotos, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, e outros.

Dique alimentador de fluxo de lavas
Este é um dique de diabásio intrudido no Xisto de Hakatai (Proterozoico) do Grupo Unkar. Provavelmente através deste dique (e de outros da região) foi alimentado o fluxo de lavas basálticas de Cardenas, na parte oriental do Grand Canyon, EUA.
(Crédito: Richo.Fan - imagem - fonte)

    Pesquisa
Serviço Geológico do Brasil conclui levantamento geoquímico do projeto Piatã (BA) em parceria com o Serviço Geológico Chinês
    Após quatro anos de atividades de campo e laboratoriais, foi finalizada a fase de amostragem do projeto Mapeamento Geoquímico da Folha Piatã, localizada na Bahia, conforme previsto no acordo de cooperação “Avaliação Geológica e Metalogenética Regional dos Principais Depósitos de Formações Ferríferas Bandadas no Cráton São Francisco e Cinturões Proterozoicos Marginais Orientais, Brasil”.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Economia
Minério de ferro é responsável por 60% do superávit comercial de MG
    (Por Lucas Pavanelli) Queda de produção e, consequentemente, da exportação da commoditie poderia causar prejuízos para empresas em mais de 250 municípios.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com

Investimento no setor de mineração


    Danos e reparos
Vale faz baixa contábil de R$ 480 mi por desastre e aponta provisão bilionária
    A mineradora Vale afirmou nesta quarta-feira que realizou baixa contábil de 480 milhões de reais pela mina de Córrego do Feijão, relacionada à estrutura que colapsou em Brumadinho (MG), e também por ativos relacionados a barragens a montante.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

Vale eleva nível de alerta de três barragens
    A ação é necessária pois auditores independentes de segurança de barragens contratados pela Vale informaram que essas estruturas não receberiam Declarações de Condição de Estabilidade por terem fator de segurança abaixo do novo limite estabelecido na portaria No. 4 da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicada em 18 de fevereiro de 2019.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Raio X das áreas de risco geológico mapeadas pela CPRM
    Incontáveis são os quilômetros percorridos por pesquisadores e analistas em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de norte a sul pelo país, durante os últimos sete anos, para identificar e delimitar áreas com potencial à ocorrência de processos geológicos capazes de gerar perdas de vidas e de bens materiais.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Ibama e IEF negam que Rio São Francisco foi afetado por lama de barragem de Brumadinho
    (Por João Henrique do Vale) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) publicaram nota técnica desmentindo a informação de que o Rio São Francisco foi afetado pela lama de rejeitos da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
    LEIA MAIS em www.diariodepernambuco.com.br

Investidores éticos juntam-se à busca dos mineiros por regras globais de rejeitos
    (Por Cecilia Jamasmie) O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), um grupo da indústria londrina que representa 27 grandes empresas, disse na quarta-feira que está trabalhando com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e investidores éticos para elaborar padrões globais para barragens de rejeitos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
Petróleo fecha dia em queda, após relatório mostrar aumento inesperado em estoque
    (Por Bárbara Nascimento) Após a alta da terça-feira, 26, os contratos futuros do barril de petróleo caíram nesta quarta-feira, 27, depois que o Departamento de Energia (DOE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos publicou em seu relatório semanal um incremento inesperado de 2,8 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Brasil quer expandir exploração do pré-sal para fora de fronteira marítima


    Mercado
Cobre opera em alta, de olho em discussões comerciais entre EUA e China
    (Por Estadão Conteúdo) Os contratos futuros de cobre operam em alta nesta manhã, com investidores à espera de desdobramentos de uma nova rodada de negociações comerciais entre Estados Unidos e China, que começa nesta quinta-feira e se estenderá até amanhã.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br

Futuros do minério de ferro fecham em baixa de 1,14%

Ouro fecha em queda com valorização do dólar
    (Por Estadão Conteúdo) O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta quarta-feira, 27, em baixa, à medida que o dólar apresentou ganhos em relação a outras moedas principais e emergentes.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Política
Deputados acreditam que monitoramento via satélite pode evitar novos desastres em barragens
    Deputados e especialistas defendem o imediato monitoramento via satélite das barragens sob risco de rompimento no país. A chamada interferometria - já usada na Europa, Estados Unidos e Canadá - foi detalhada em audiência pública da comissão externa sobre o desastre de Brumadinho nesta quarta-feira (27).
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


    Justiça
MPF dá parecer favorável à suspensão da mineração no projeto Salobo, da Vale
    (Por Luiz Maklouf Carvalho) Caso faz parte de processo em que três associações indígenas do povo Xikrin pedem paralisação de atividades por 'alto potencial de dano', após identificação de vazamentos.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Meio Ambiente
Estudo revela alta concentração de mercúrio no rio Madeira
    (Por G1 RO) Estudo apontou que garimpagem é a principal causa de despejo do minério no rio. Pesquisa contou com a participação de pesquisadores da Unir.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Água fria está desacelerando o degelo na Groenlândia
    A pesquisa da NASA mostra que o Glaciar Jakobshavn, que tem sido o glaciar mais rápido e de menor espessura da Groenlândia nos últimos 20 anos, fez uma reviravolta inesperada. O motivo é uma corrente oceânica que traz água para a face oceânica da geleira que ficou muito mais fria em 2016.
    LEIA MAIS em www.nasa.gov


    Paleontologia
Cuba descobriu o primeiro fóssil de pterossauro registrado na ilha


    Terremotos
Eventos sísmicos no Brasil
    Em conjunto com o Observatório Nacional e as universidades de São Paulo (USP), Brasília (UnB) e Rio Grande do Norte (UFRN), a CPRM integra desde 2011 a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), órgão responsável por estudar e monitorar a sismicidade do país.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Terremoto de magnitude 5,4 abala o sul do Japão
    Terremoto teve epicentro no litoral da província de Miyazaki e atingiu grau máximo de 4 na escala japonesa. Tremor foi sentindo nas províncias vizinhas.
    LEIA MAIS em mundo-nipo.com

Dados do terremoto de 1906 revelados no mapeamento da costa norte de San Andreas
    Um novo mapa de alta resolução de uma seção pouco conhecida do norte da falha de San Andreas revela dados do terremoto de 1906 em São Francisco, e pode conter algumas pistas de como a falha poderia se romper no futuro.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Terremotos maciços fornecem uma nova visão da Terra profunda
    Em um estudo inédito sobre dois dos maiores terremotos já registrados na história da humanidade, os pesquisadores revelam informações novas e surpreendentes sobre o interior misterioso e em constante mutação do nosso planeta.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Arqueologia
Descobertas figuras humanas pintadas há 6.000 anos num enorme dólmen em Espanha
    Um estudo científico revelou detalhes interessantes sobre o dólmen de Soto, um complexo megalítico subterrâneo localizado na cidade espanhola de Trigueros.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Ciência espacial
ESA encontra evidência geológica de antigo sistema subterrâneo de água em Marte
    (Por Patrícia Gnipper) "No início, Marte era um mundo aquático, mas quando o clima do planeta mudou, a água recuou abaixo da superfície para formar poços e águas subterrâneas", conforme explica Francesco Salese, pesquisador da ESA. Ele diz ainda que esta é a primeira evidência geológica concreta desse sistema subterrâneo em Marte.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Um vórtice em Netuno


    Tecnologia
Startups desenvolvem tecnologia para atender futura demanda pelo hidrogênio combustível
    (Por Andrea Vialli) Ao lado da energia elétrica de origem renovável, o hidrogênio tem sido apontado como uma das grandes promessas para abastecer os veículos do futuro em substituição aos combustíveis fósseis.
    LEIA MAIS em www.valor.com.br


    Extra
CPRM divulga revista em comemoração aos 50 anos da entidade
    Em 2019, a CPRM – Serviço Geológico do Brasil comemora 50 anos. Como parte das comemorações, a entidade reuniu em uma revista uma série de reportagens que mostram o valor da CPRM para o País. Acesse aqui.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Pedras preciosas mais valiosas do mundo
    O que torna uma pedra preciosa pode variar, mas se enquadra dentro de alguns preceitos básicos como tamanho, qualidade, raridade, demanda no mercado e até mesmo pela sua história.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com

Instituto Geológico celebra 133 anos da Comissão Geográfica e Geológica


Notícias em 27/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *