27 de março de 2019

Notícias em 27/03/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, projeto, economia, petróleo, produção, mercado, cooperação, política, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos, e outros.

Fóssil ou tijolo?
Um fóssil de amonita de 49 cm de altura e 36 cm de largura, de 65 milhões de anos, foi usado por 12 anos como tijolo na parede de uma casa na aldeia de Çelik, distrito de Gölbaşi, em Adıyaman, na Turquia. Foi removido e levado para um museu.
(Crédito: hurriyetdailynews - fonte)

    Pesquisa
Manto terrestre flui mais dinamicamente do que se pensava
    (Por Lusa) Estudo, coordenado por uma investigadora portuguesa, poderá ajudar a entender a própria dinâmica da evolução da Terra e de outros planetas do sistema solar como Vénus.
    LEIA MAIS em www.publico.pt

Geólogos oferecem nova teoria sobre a evolução térmica da Terra
    Uma nova teoria sobre a evolução térmica da Terra explica por que o manto superior do planeta estava frio o suficiente para produzir diamantes no Arqueano Eon entre 4 bilhões e 2,5 bilhões de anos atrás, em vez de se transformar em pedaços de grafite comum.
    LEIA MAIS em www.sci-news.com

A terra sólida respira
    A Terra sólida respira quando os vulcões “exalam” gases como o dióxido de carbono (CO2) - que são essenciais na regulação do clima global - enquanto o carbono do CO2 retorna às profundezas quando as placas tectônicas oceânicas são forçadas a descer no manto nas zonas de subducção.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Projeto
Brazil Minerals avança seu projeto de níquel, cobalto e cobre
    (Por Thailane Melo) A Brazil Minerals, Inc. anunciou hoje que foi concedida a Permissão de Exploração para seu projeto de níquel, cobalto e cobre que engloba dois direitos minerários em uma área de aproximadamente 5.000 acres no estado de Goiás.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Lipari prolongará vida útil da mina Braúna com operação subterrânea
    A Lipari Mineração continua avançando na decisão de transformar a mina de diamante Braúna, localizada em Nordestina (BA), em uma operação 100% subterrânea quando o atual plano de mina a céu aberto estiver concluído em 2022.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Economia
Redução na arrecadação de imposto da mineração preocupa prefeitos
    (Por Pablo Nascimento) Paralisação de atividades em barragens em MG assombra representantes de cidades que dependem do minério para manter serviços públicos.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com


    Petróleo
Petróleo fecha em alta, apoiado por maior apetite por risco e questões de oferta
    (Por Victor Rezende) Os contratos futuros de petróleo foram apoiados por um maior apetite por risco nos mercados financeiros internacionais e encerraram o pregão desta terça-feira, 26, em alta.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Do Texas para o mundo: vem aí uma enxurrada de petróleo dos EUA
    (Por Bloomberg.) O que começou como um fenômeno americano está sendo sentido em todo o mundo agora que as exportações de petróleo dos EUA estão subindo a níveis inimagináveis há apenas alguns anos.
    LEIA MAIS em www.infomoney.com.br

Petrobras descobre mais Petróleo no Recôncavo da Bahia

Bolívia descobre reservas gigantescas de gás


    Produção
Produção de minério da Vale sobe 4,9% em 2018; analistas apontam falta de visibilidade
    (Por Marta Nogueira) A produção de minério de ferro da Vale em 2018 cresceu 4,9 por cento ante o ano anterior, para 384,6 milhões de toneladas, atendendo a expectativas de analistas de mercado, que ponderaram que aguardam mais visibilidade sobre as operações da empresa ao longo deste ano.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

Hydro e MP concordam sobre comitê que pode levar Alunorte à retomada total
    (Por Reuters) A Norsk Hydro concordou com o Ministério Público em promover uma avaliação técnica por terceiros que, se positiva, poderia levar ao restabelecimento da produção total na refinaria de alumina Alunorte, hoje operando pela metade.
    LEIA MAIS em extra.globo.com


    Mercado
Futuros do minério de ferro fecham estáveis nesta quarta-feira
    Os contratos futuros do minério de ferro, negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian, fecharam a sessão nesta quarta-feira (27) estáveis. O ativo para entrega em maio, o de maior liquidez, não apresentou variação e encerrou o dia negociado a 614,00 iuanes para cada tonelada.
    LEIA MAIS em www.investimentosenoticias.com.br


    Cooperação
Cimatec e Cingapura vão desenvolver projetos com gafeno
    Dirigentes do Senai Bahia vão assinar nesta semana um protocolo de cooperação com o Centro Avançado em Materiais 2D da Universidade Nacional de Cingapura, dirigido pelo brasileiro Antônio Castro Neto, para desenvolver projetos com o grafeno. Os projetos devem ser desenvolvidos junto com o Cimatec Industrial, cuja construção está sendo concluída em Camaçari.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br

Cuba e China assinam acordos para investigações de minerais, de petróleo e gás
    (Por Lusa) Cuba e China pretendem cooperar em investigações minerais e na elaboração de um mapa geoquímico da ilha para detetar novos depósitos de petróleo e gás.
    LEIA MAIS em www.rtp.pt


    Política
Ministro participa de Audiência Pública no Senado Federal
    O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou na manhã de ontem (26) de Audiência Pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal. Na oportunidade, o ministro fez longa abordagem sobre a situação econômica das diversas áreas de atuação do MME, como petróleo e gás, biocombustíveis, energia elétrica e mineração.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Pesquisador alerta sobre efeitos tardios de contaminação em Brumadinho
    O pesquisador Marcelo Lima, do Instituto Evandro Chagas, alertou nesta terça-feira (26) sobre os "efeitos tardios" na saúde dos moradores de Brumadinho (MG) e de municípios vizinhos decorrentes da contaminação após o rompimento da barragem da Vale. Ele participou de audiência pública na comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga o desastre.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


    Meio Ambiente
Conheça as 11 principais leis ambientais norteadoras no Brasil
    Você sabia que legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais completas e apropriadas do mundo? Além de se tratar da preservação do meio ambiente, há muito conteúdo sobre ações preventivas que visam diminuir os impactos. E neste artigo, vamos listar as 11 principais leis ambientais norteadoras no Brasil que todos precisam saber.
    LEIA MAIS em iusnatura.com.br


    Mineralogia
Turmalina Brasileira Paraíba-Olho-de-Gato
    Um tom vívido de turmalina variando de azul neon para azul esverdeado, causado por cobre e manganês, foi descoberto no Brasil nos anos 80. Reconhecida como turmalina “Paraíba” no comércio de gemas, ainda é muito procurada, embora as turmalinas que exibem essa cor “Paraíba” sejam agora mais acessíveis de localidades como a Nigéria e Moçambique.
    LEIA MAIS em www.gia.edu


    Paleontologia
Fóssil do maior Tiranossauro do mundo é reconstruído no Canadá

Um 'monstro marinho' de 500 milhões de anos
    (Por Ryan W. Miller) O impressionante fóssil da criatura do mar profundo foi descoberto no que é hoje a província de Yunnan, na China. Ele tinha 18 tentáculos.
    LEIA MAIS em www.usatoday.com

Descoberto fóssil de mamífero de 16 milhões de anos

Mistério que encobre fósseis de animais mais antigos resolvidos
    Cientistas da Universidade Nacional Australiana (ANU) descobriram que fósseis de Dickinsonia de 558 milhões de anos não revelam todas as características dos primeiros animais conhecidos, que potencialmente tinham bocas e vísceras.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
Erupção de vulcão "El Popo" obrigou à retirada de habitantes
    A erupção do vulcão mexicano fez-se acompanhar de tremores de terra de baixa intensidade e já provocou incêndios nas zonas circundantes. "El Popo" é o quinto vulcão mais alto da América do Norte.
    LEIA MAIS em www.rtp.pt


    Terremotos
Terremoto em Tonga


    Arqueologia
Tesouro de sacríficos astecas pode levar a túmulo do imperador Ahuitzotl

Novas tecnologias revelam tesouro do Museu Egípcio de Turim
    (Por Gonzalo Sánchez) Kha e Merit viveram no Egito há mais de três mil anos, e suas múmias, guardadas em Turim, foram agora "virtualmente desenfaixadas" para revelar alguns de seus detalhes, graças à ciência e ao progresso tecnológico.
    LEIA MAIS em entretenimento.uol.com.br


    Ciência espacial
Asteroides podem ter tornado Marte um lugar mais amistoso para a vida
    (Por Mike Wall) Os impactos de asteroides podem ter ajudado a tornar Marte um lugar mais amigo da vida - e não apenas fornecendo água e os blocos de construção à base de carbono da vida como conhecemos no Planeta Vermelho.
    LEIA MAIS em www.space.com


    Asteroides
Bola de fogo cruza o céu em praia de Florianópolis


    Tecnologia
Startups brasileiras criam soluções para descontaminar água com metais pesados
    Com sede em São Paulo, Brasil Ozônio aplica gás para limpar afluentes e O2eco utiliza bactérias para despoluir dejetos, como fez em Mariana (MG).
    LEIA MAIS em epocanegocios.globo.com

Maior produtora de cobre do mundo traz IA para suas minas
    (Por Cecilia Jamasmie) A codelco do Chile, maior produtora de cobre do mundo, incorporará inteligência artificial (IA) em suas minas para monitorar a saúde dos equipamentos de mineração e garantir que as operações funcionem eficientemente.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Conhecimento
Avaliando o potencial mineral do país
    A indústria da alta tecnologia tem demandado a descoberta de novos depósitos de minerais estratégicos como o lítio, o cobalto, as terras raras e a grafita. Atenta à necessidade desses insumos amplamente utilizados pela indústria de alta tecnologia e na agricultura, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem avançado no conhecimento científico para reduzir nossa dependência externa com relação a esses minerais. Exemplo disso é a Série de Informes de Recursos Estratégicos que apresenta periodicamente os resultados do programa Gestão Estratégica da Geologia, da Mineração e da Transformação Mineral.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Recursos minerais de Minas Gerais

Origem e circulação das águas minerais no sul de Minas Gerais
    Acesse o livro do projeto, intitulado Siga (Sistema de Informações Geoambientais do Circuito das Águas) – disponível para download no site da Codemg.
    LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br


    Eventos
2º Simpósio Latino Americano de Engenharia de Explosivos ocorre em 2020
    Após promover três edições do Workshop da ISEE no Brasil, a ISEE UFRGS Chapter em conjunto com a ABIMEX e a ABEE irão promover em 2020 o 2º Simpósio Latino Americano de Engenharia de Explosivos visando a integração e mobilização dos profissionais do setor de mineração, agregados e construção civil da América Latina.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

AAPG UFRuralRJ Student Chapter - 15, 16 e 17 de Abril de 2019
    Nos dias 15, 16 e 17 de Abril de 2019 o AAPG UFRuralRJ Student Chapter realizará a terceira edição de seu fórum de geologia do petróleo.
    LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br

IX Congreso Uruguayo de Geología

Curso "Paleoneurología de Dinosaurios, con énfasis en formas sudamericanas"


    Extra
Design de Mina e Seleção de Equipamentos
    (Por Edmo Rodovalho ) A geometria de uma mina desenvolvida pelo método de lavra por bancadas necessita atender três premissas básicas: segurança, aproveitamento das reservas e retorno dos investimentos.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


Notícias em 26/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *