26 de março de 2019

Notícias em 26/03/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, danos, petróleo, mercado, cooperação, política, justiça, terremotos, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

Obsidiana do Oregon
No Big Obsidian Flow, Oregon, EUA, é possível encontrar rochas negras, brilhantes e suaves ao toque. A paisagem, coberta por obsidianas e pedras-pomes, é resultado de uma erupção vulcânica ocorrida há 1.300 anos.
(Crédito: Jamie Hale - fonte)

    Pesquisa
A maior planície de delta da história da Terra
    Ela se formou ao longo da costa norte do supercontinente Pangea, no final do Triássico. Seu tamanho supera as contrapartes modernas e se aproxima de 1% da área total do mundo moderno.
    LEIA MAIS em www.eurekalert.org

A luta pela vida nos sedimentos do Mar Morto: a necrofagia como mecanismo de sobrevivência
    O Mar Morto não está completamente morto. O lago mais salino da Terra (mais de 10 vezes mais salgado do que a água do mar) é um ambiente hostil, onde apenas os micróbios amantes do sal do domínio Archaea, conhecidos como halófilos extremos, são capazes de sobreviver. Os geólogos estão interessados na evolução deste lago e têm investigado seu subsolo para reconstruir sua história biológica e geológica.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Estalagmite é fundamental para prever secas, inundações para a Índia
    Ao estudar os últimos 50 anos de crescimento de uma estalagmite da caverna de Mawmluh, é encontrada uma conexão inesperada entre as quantidades de chuvas de inverno no nordeste da Índia e as condições climáticas no Oceano Pacífico.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Petróleo
Açu Petróleo e Petrobras assinam contrato de transbordo de petróleo no Porto do Açu
    (Por Marta Nogueira) A Açu Petróleo, joint venture entre a Prumo Logística e a alemã Oiltanking, assinou um contrato com a Petrobras de dois anos, prorrogável por igual período, que prevê o transbordo de 48 milhões de barris de petróleo no Porto do Açu, em São João da Barra, norte do Estado do Rio.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Petróleo fecha sem direção única diante de temores com demanda global
    (Por Victor Rezende) Os contratos futuros de petróleo encerraram a sessão desta segunda-feira, 25, sem sinal único, após apresentarem perdas expressivas no fim da semana passada diante de temores com a economia mundial, que alimentaram o nervosismo com o menor consumo de combustível.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Arábia Saudita bate Rússia e é maior fornecedora de petróleo à China em fevereiro
    A Arábia Saudita foi a maior fornecedora de petróleo da China em fevereiro, reivindicando posto que pertenceu à Rússia em janeiro, quando ficou em segundo lugar, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela administração geral de petróleo chinesa.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Governo e Petrobras concluem renegociações da cessão onerosa
    (Por Marta Nogueira e Marcela Ayres) União e Petrobras concluíram a renegociação do contrato da chamada cessão onerosa, região que contém importantes campos do pré-sal da Bacia de Santos cedidos à Petrobras em 2010.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

ANP publica pré-edital e minuta de contrato da 16ª Rodada
    A ANP publicou ontem (25/3) o pré-edital e a minuta de contrato da 16ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios, prevista para ser realizada no dia 10 de outubro. Os documentos ficarão em consulta pública até 9/4 e a audiência pública será realizada em 10/4, no Escritório Central da ANP, no Rio de Janeiro.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br

Receita royalties do petróleo para municípios alagoanos tem alta de quase 50%


    Mercado
Os Futuros de Ouro caíram durante a sessão asiática
    Na divisão Comex da Bolsa Mercantil de Nova York, Os Futuros de Ouro em Junho foram negociados na entrega a US$ 1.326,30 por onça troy no momento da escrita, caindo 0,20%.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Rio Tinto pode elevar oferta de minério por efeito da Vale
    (Por Bloomberg) A Rio Tinto Group poderia estudar como ampliar a oferta de minério de ferro quando ficar mais claro que o impacto do desastre na barragem da Vale será mais duradouro e afetará minérios de alta qualidade.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br

Minério de ferro registra queda de 0,33% em Dalain
    (Por Investing.com Brasil) A jornada desta segunda-feira foi marcada por perdas para os contratos futuros do minério de ferro, negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian, na China.
    LEIA MAIS em moneytimes.com.br


    Cooperação
CPRM e FURG discutem etapas de projeto conjunto na plataforma continental brasileira
    Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) estiveram reunidos nesta sexta-feira, dia 22/03, para discutir novas etapas do cronograma de ações previsto no contrato firmado entre as instituições para desenvolvimento de pesquisa e exploração conjunta na plataforma continental brasileira. A parceria une esforços em torno do projeto de prospecção e exploração de depósitos de fosforitas marinhas na Plataforma Continental Jurídica do Brasil.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Política
Proposta cria exigência de plano gerenciamento de risco para mineradoras
    Toda atividade de mineração pode passar a contar, obrigatoriamente, com um projeto de gerenciamento de desastres. A proposta altera o Código de Minas (Decreto-Lei 227, de 1967), que dispõe sobre a exploração de minérios no país, para incluir a exigência de um projeto de gerenciamento de risco de acidentes ambientais.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br

Comissão de Brumadinho debate experiência internacional com barragens
    A comissão externa que acompanha o desastre de Brumadinho realiza audiência pública nesta quarta-feira (27) para debater a experiência de outros países na construção, monitoramento, descomissionamento e fiscalização de barragens.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br

Comissão de Brumadinho constata falta de segurança em barragens em Goiás
    Em visita a Goiânia (GO), integrantes da comissão externa da Câmara dos Deputados sobre o desastre de Brumadinho (MG) constataram a falta de segurança em barragens em Goiás. Os deputados participaram nesta segunda-feira (25) de debate público na Assembleia Legislativa goiana, com representantes de órgãos estaduais ligados a meio ambiente, energia e mineração.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


    Justiça
Vale atualiza sobre bloqueios de recursos
    A Vale informa sobre a decisão da Vara Única da Comarca de Barão de Cocais, proferida em 25 de março de 2019, em pedido de Tutela Cautelar Antecedente, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais e pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, que determinou o bloqueio de recursos da Vale no valor de R$2.950.000.000.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Vale informa sobre Ações Civis Públicas
    A Vale informa sobre as decisões liminares da Vara Única da Comarca de Santa Bárbara que determinaram, dentre outras providências, a paralisação de atividades das seguintes diversas estruturas de contenção. A referida determinação impactará apenas as operações da mina de Brucutu que não retornará sua operação no prazo estimado, com impacto estimado na produção de aproximadamente 30 milhões de toneladas por ano.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Terremoto
Terremoto de magnitude 6,3 atinge as Ilhas Molucas, na Indonésia


    Ciência espacial
Missão conjunta entre ESA e Roscosmos levará rover e sonda a Marte em 2020
    (Por Patrícia Gnipper) A missão ExoMars, projeto conjunto da agência espacial europeia ESA com a russa Roscosmos, já enviou em 2016 o orbitador Trace Gas Orbiter (TGO) a Marte, juntamente com a sonda Schiaparell.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Exoplaneta maior que Júpiter é localizado orbitando sistema com duas estrelas
    (Por Antonio Carlos Quinto) Grupo de astrônomos brasileiros localiza um fenômeno considerado exótico. Um planeta gigante orbita duas estrelas, num sistema binário em que uma delas está morta.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br


    Conhecimento
Journal of the Geological Survey of Brazil é credenciado pelo diretório de periódicos de acesso aberto
    O Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) foi credenciado pelo Directory of Open Access Journal (DOAJ), que possui mais de 12 mil periódicos credenciados, de 129 países. O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade. Ele opera um programa de educação e divulgação em todo o mundo, focando na melhoria da qualidade e aumentando consideravelmente a visibilidade das publicações.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Eventos
A força e o poder das mulheres no setor mineral serão debatidos em evento no Mining Hub
    Você já parou para pensar por que as mulheres ainda são minoria no setor da mineração? Seria porque mineração é um ambiente masculino? Exige força? Seria porque as mulheres não se interessam pelas profissões mais relacionadas ao setor? Essas questões serão debatidas hoje (26) no Mining Hub ou Hub da Mineração, em Belo Horizonte (MG).
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Palestras em Vitória abrem ciclo sobre sucessão familiar no setor de rochas
    Sindirochas e Centrorochas receberam empresários, gestores das empresas de rochas ornamentais e convidados, no primeiro evento do ciclo de palestras sobre sucessão familiar nas indústrias do ramo. Cachoeiro será a próxima cidade a receber o evento, na próxima quarta, 27. As inscrições são gratuitas. No dia 05/04, o evento acontecerá em Barra de São Francisco.
    LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Já submeteu seu trabalho à nona edição do Geotecnologias na Gestão Pública?
    O GGP é organizado pelo Núcleo de Geotecnologias da UERJ (Sistema Labgis), o Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br

ANM participa de Curso sobre Segurança de Barragens de Mineração
    As Superintendências de Gestão de Pessoas e de Produção Mineral da ANM estão realizando na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília, curso sobre segurança de barragens de mineração, no período de 25 a 29/03, faz parte do Programa de Capacitação em Segurança de Barragens do Governo Federal.
    LEIA MAIS em www.anm.gov.br


    Extra
Mapas mostram alterações nos limites de 261 municípios

Mapeamento geológico aponta caminhos para o desenvolvimento econômico do país
    Em um país de dimensões continentais como o Brasil a cartografia geológica é imprescindível como ferramenta indutora do desenvolvimento econômico, pois representa a base fundamental de conhecimento do meio físico. Além de orientar novas descobertas de recursos minerais, os mapas geológicos servem para subsidiar o gerenciamento de recursos hídricos, o ordenamento territorial, a identificação de áreas de risco e as ações que visam a proteção do meio ambiente.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Estes belos mapas capturam os rios que pulsam através do nosso mundo
    (Por Anna White) O cartógrafo Robert Szucs cria mapas coloridos das bacias hidrográficas que rastejam por estados, países, continentes e pelo globo.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


Notícias em 25/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *