25 de março de 2019

Notícias em 25/03/2019

Assuntos do dia:
danos, petróleo, justiça, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, vagas e outros.

Agathla Peack, no Arizona
Agathla Peack é um proeminente monólito, ao sul dos montes de arenito do Parque Tribal Navajo Monument Valley, EUA. Constitui um neck de magma endurecido, brecha e diques de minette (uma variedade de rocha ígnea) originado no coração de um vulcão agora extinto que entrou em erupção há 25 milhões a 30 milhões de anos.
(Crédito: Ray Boren - fonte)

    Danos e reparos
Barragem radioativa em MG custará US$ 500 mi em 40 anos para ser desativada
    (Por Aiuri Rebello) Barragem de mina encerrada nos anos 1990 acumula rejeito de minério radioativo em Caldas (MG): não há prazo para desmonte da estrutura.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Petróleo
Petróleo – Calendário da semana: 25 a 29 de março
    Preocupações com a ampliação da desaceleração econômica global, que podem ameaçar a demanda por petróleo bruto, provavelmente terão o maior impacto sobre os mercados de petróleo nesta semana.
    LEIA MAIS em epbr.com.br

PETRÓLEO Índia pode aumentar as importações de petróleo do Brasil
    Fontes diplomáticas disseram que tanto o Brasil quanto o México expressaram seu desejo de fortalecer a cooperação no setor de energia e a Índia está avaliando a opção e atenderá uma vez que receba relatórios de suas empresas de marketing de petróleo do setor público e privado.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Justiça
MP-MG pede que Justiça interdite barragens em 4 instalações da Vale
    (Por Marcos de Moura e Souza) O Ministério Público de Minas Gerais pediu que a Justiça determine a interdição de barragens de quatro complexos minerários da Vale no Estado.
    LEIA MAIS em www.valor.com.br


    Energia renovável
Projeto brasileiro de torre híbrida usa grafeno e levitação magnética para gerar energia
    (Por Davi de Souza) Um novo modelo de turbina híbrida desenvolvida no Brasil (que une as fontes solar e eólica) deve se tornar comercial ainda no primeiro semestre deste ano, trazendo muitas novidades no que diz respeito ao aspecto tecnológico.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Paleontologia
Encontrada uma nova espécie de dinossauro herbívoro


    Vulcanismo
Vulcão na Kamchatka lança cinzas a 5 mil metros de altura
    O vulcão Shiveluch, na península russa de Kamchatka, despejou uma coluna de cinzas a uma altura de 5 mil metros acima do nível do mar.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Terremotos
Um terremoto de magnitude 4 sacode Alicante
    O terremoto ocorreu domingo na costa de Torrevieja. O tremor também foi sentido em Múrcia e no sul de Albacete, na Espanha.
    LEIA MAIS em elpais.com

Terremoto no México


    Ciência espacial
Uma chance de olhar para trás no tempo: Nascimento de um sistema solar como o nosso
    (Por John Elder) Os astrônomos japoneses, em um novo artigo, identificaram os locais de formação de planetas em torno de uma jovem estrela parecida com o nosso Sol e "sugerem que estamos testemunhando a formação de um sistema planetário semelhante ao nosso".
    LEIA MAIS em thenewdaily.com.au

Astrônomos pensam que podem ter descoberto as origens misteriosas de Júpiter
    (Por Michelle Starr) O tamanho anômalo e a localização de Júpiter em nosso Sistema Solar vêm intrigando os pesquisadores há anos, já que não se encaixam em nossa compreensão de formação planetária. Agora, os astrônomos pensam que descobriram como a gigante do gás acabou em sua posição curiosa.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com


    Asteroides
A NASA liberou imagens incríveis dessa explosão gigantesca de meteoros que todos nós perdemos
    (Por Michelle Starr) Um meteoro que explodiu acima das nuvens sobre o Mar de Bering em dezembro foi capturado pela câmera pelos olhos da NASA no céu.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com


    Vagas
UFC abre seleção para professor substituto em Fortaleza e Sobral
    A Universidade Federal do Ceará (UFC) oferece quatro vagas; três em Fortaleza e uma para Sobral. No Centro de Ciências, em Fortaleza, a vaga é para o Departamento de Geologia, no setor de estudo Recursos Energéticos, Lavra e Beneficiamento de Minérios.
    LEIA MAIS em tribunadoceara.uol.com.br


    Extra
Há cinco mapas em Coimbra que mostram o mundo do século XVIII
    (Por Camilo Soldado) Documentos estiveram esquecidos durante anos no sótão do museu. Agora foram recuperados e expostos.
    LEIA MAIS em www.publico.pt


Notícias em 24/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *