24 de março de 2019

Notícias em 24/03/2019

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, energia renovável, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e asteroides.

Lagoa azul de Hokkaido
Esta lagoa, na margem esquerda do rio Bieigawa, a sudeste de Biei, em Hokkaido, no Japão, foi construída para proteger a região de fluxos de lama de um vulcão próximo ao Monte Tokachi. Sua cor azul costuma ser atribuída ao hidróxido de alumínio coloidal na água que favorece a reflexão da cor da atmosfera terrestre.
(Crédito: fell-planet - fonte)

    Danos e reparos
Vale informa sobre a barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo
    Simultaneamente ao acionamento da sirene em Barão de Cocais, na noite desta sexta-feira (22/03), foi disparado um alarme nas proximidades da mina Brucutu, em Minas Gerais. Assim que a situação foi identificada, foi corrigida pela área técnica. Não houve alteração no nível de segurança da barragem.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Petróleo
Desastre petroquímico de Houston se estende pelo 6º dia e prejudica importante porto
    As consequências de um incêndio petroquímico em Houston continuaram pelo sexto dia, neste sábado, com trabalhadores de emergência sofrendo para remover combustíveis voláteis de tanques expostos e com o tráfego de barcos prejudicado no porto de petróleo mais movimentado dos Estados Unidos.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

Preço do petróleo e sanções: trunfos na manga dos EUA?
    O preço do petróleo começou a crescer depois que os países membros da OPEP tomaram a decisão de reduzir os níveis de extração. Levando em conta o preço do marcador WTI, a extração de petróleo nas jazidas dos EUA se torna cada vez mais rentável, destaca o especialista em energia Sergei Pikin.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Instituto de Energia lança orientação sobre corrosão para petróleo e gás
    Com sede no Reino Unido, o Instituto de Energia (EI) liberou orientação e treinamento para ajudar os operadores de petróleo e gás a gerenciar a questão da corrosão.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Mercado
Queda na produção do minério de ferro irá afetar preço do aço


    Energia renovável
Autoridade de Petróleo e Gás garante concessão de US$ 1,1 milhão para pesquisa de fontes renováveis offshore
    A autoridade reguladora do setor de petróleo e gás (OGA) garantiu uma doação de US$ 1,1 milhão do Fundo Pioneiro dos Reguladores da Better Regulation Executive para iniciar um projeto que explorará o potencial de um setor de energia offshore mais integrado.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Vulcanismo
Estudo simula consequências da temida erupção do Monte Fuji
    A possibilidade de uma erupção no Monte Fuji é uma realidade, o que tem preocupado, e muito, o governo japonês, que tem encomendado séries de pesquisas.
    LEIA MAIS em mundo-nipo.com


    Terremotos
Terremoto na Indonésia
    Terremoto de magnitude 6,3 atinge as Ilhas Molucas, na Indonésia. Ocorreu no mar, a 147 km da cidade de Ternate e a 76,5 km de profundidade.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Terremoto atinge a Colômbia
    Segundo o Serviço Geológico Colombiano, tremor foi de magnitude 6.0. Abalo foi sentido em diversas regiões do país, inclusive em Bogotá; não há relato de feridos.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Terremotos na Tailândia


    Arqueologia
Urnas funerárias com mais de 500 anos começam a ser abertas para estudos em universidade no PA
    (Por Geovane Brito) Peças podem ajudar a contar história da Amazônia antiga. As urnas foram descobertas em um sítio arqueológico em 2018, no Amazonas.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Ciência espacial
Contagem de exoplanetas deve ultrapassar 4 mil
    (Por Paul Rincon) O número de planetas detectados em torno de outras estrelas - ou exoplanetas - está definido para atingir a marca de 4.000.
    LEIA MAIS em www.bbc.com


    Asteroides
A enigmática geologia do Ultima Thule está a fascinar os cientistas
    O asteroide Ultima Thule não tem paralelo. Uma análise a novos dados enviados pela New Horizons da NASA, que batizou o objeto que se localiza para lá de Neptuno no Cinturão de Kuiper, está a fascinar a comunidade científica.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


Notícias em 23/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *