23 de março de 2019

Notícias em 23/03/2019

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, mercado, política, justiça, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos, vagas e outros.

Grand Canyon com neve
A foto mostra a paisagem nevada no norte do Arizona, EUA. Ressaltam-se as paredes do desfiladeiro escarpado, com laterais pronunciadas e seus numerosos cânions laterais que contrastam com as planícies planas ao redor.
(Crédito: NASA/JSC - fonte)

    Economia/Negócios/Investimentos
A autofagia rentável da Vale: mineradora gera mais caixa agora do que antes de Brumadinho
    (Por Money Times) A equipe do BTG Pactual chama a atenção para relação incomum vivida pela Vale. Quanto mais a empresa deixa de por minério de ferro no mercado, seja por determinação judicial ou por medidas preventivas, além da saída de Brumadinho, mais o preço da commodity sobe.
    LEIA MAIS em br.investing.com


    Danos e reparos
Vale informa sobre barragem em Barão de Cocais
    A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).
    LEIA MAIS em www.vale.com

Vale adota medidas preventivas em Rio Preto
    O Encerramento do Estado de Emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PHC) Mello, em Rio Preto, Minas Gerais, foi declarado pela Vale na tarde da terça-feira (19/03).
    LEIA MAIS em www.vale.com

Vale divulga análises de água, solo, rejeito e sedimento coletados no rio Paraopeba
    Estudos mostram que rio pode ser recuperado; sedimentos foram classificados como não perigosos à saúde.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Petróleo
Preços do petróleo se afastam de máximas do ano por preocupações com demanda e economia
    (Por Devika Krishna Kumar) O petróleo caiu cerca de 2 por cento nesta sexta-feira, recuando das máximas de 2019, conforme o foco se alterou para a falta de progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China, e dados industriais ruins de Alemanha e EUA reacenderam o temor de uma desaceleração da economia global e da demanda por petróleo.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

ANP aprova pré-edital da 16ª Rodada de Licitações
    A diretoria da ANP aprovou nesta sexta-feira, (22/3), o pré-edital da 16ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios, prevista para ser realizada no dia 10 de outubro. A rodada ofertará 36 blocos em cinco bacias sedimentares (Campos, Camamu-Almada, Jacuípe, Pernambuco-Paraíba e Santos), com área total de 29,3 mil quilômetros quadrados.
    LEIA MAIS em www.anp.gov.br

Sondas de petróleo em operação nos EUA têm queda pela 5ª semana
    As empresas de energia dos Estados Unidos reduziram nesta semana o número de sondas de petróleo em operação pela quinta semana consecutiva, para a mínima em quase um ano.
    LEIA MAIS em extra.globo.com


    Mercado
Minério de ferro na China sobe em meio a sinais mistos sobre oferta da Vale
    (Por Enrico Dela Cruz) Os contratos futuros do minério de ferro na China subiram nesta sexta-feira em meio a sinais conflitantes sobre a oferta da maior produtora mundial da commodity, a brasileira Vale, mas registraram sua primeira perda semanal em quatro semanas.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br
Ouro fecha em alta pela terceira semana, apoiado por busca por segurança
    (Por Estadão Conteúdo) O contrato futuro de ouro fechou em alta na tarde desta sexta-feira, 22, encerrando a terceira semana consecutiva de valorização do metal precioso. O movimento ocorre em um contexto de crescente preocupação dos investidores com a desaceleração da economia global.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Política
Atuação do Serviço Geológico no bairro Pinheiro busca preservar vidas, afirma diretor durante audiência pública no Senado
    O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Antônio Carlos Bacelar, disse durante audiência, nesta quinta-feira (21/3), na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor, do Senado, que o trabalho da CPRM, no bairro Pinheiro, em Maceió, busca preservar a vida dos moradores.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br
CSN não comparece a debate público sobre barragem em Congonhas
    Empresa é dona da barragem Casa da Pedra, que possui quatro vezes mais rejeitos que a do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho.
    LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


    Justiça
Justiça determina que Cade julgue compra da Ferrous pela Vale
    (Por André Borges) A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta sexta-feira, 22, que a aquisição da mineradora Ferrous proposta pela Vale seja julgada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Energia renovável
Isenção de ICMS para energia solar


    Paleontologia
Pesquisadores apontam tuberculose em um fóssil de Aelossauros
    (Por Marco Antonio dos Santos) Pesquisadores identificaram um dinossauro doente que viveu na região há 70 milhões de anos. É a primeira vez no Brasil e a terceira no mundo em que é encontrada doença em um bicho pré-histórico.
    LEIA MAIS em www.diariodaregiao.com.br

Fósseis lançam nova luz sobre a "explosão Cambriana"
    Depois de 3 bilhões de anos ou mais da Terra como um mundo microbiano, as células encontraram maneiras de crescer e se reunir aos milhões para construir olhos, vísceras, músculos, sistemas nervosos com cérebros, esqueletos e o restante das estruturas complexas que formam o cérebro senciente e móvel.
    LEIA MAIS em theconversation.com

Descoberto o maior pterossauro da Península Ibérica

O maior tiranossauro rex do mundo
    Os paleontologistas da Universidade de Alberta acabam de reportar o maior tiranossauro rex do mundo e o maior esqueleto de dinossauro já encontrado no Canadá. O T. rex, de 13 metros de comprimento, apelidado de “Scotty”, viveu na região pré-histórica de Saskatchewan há 66 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Aves antigas fora do ovo correndo
    Os leitos fósseis do Cretáceo Inferior de 125 milhões de anos de Los Hoyas, na Espanha, há muito são conhecidos por produzir milhares de peixes e répteis petrificados. No entanto, um fóssil especial é único e é um dos mais raros fósseis - um esqueleto quase completo de uma ave recém-nascida.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
Cientistas defendem estudos mais abrangentes sobre vulcões em cascata
    Estimulados por eventos espetaculares como a erupção do Monte Lassen em 1915 e o Monte Santa Helena em 1980, os cientistas estudaram a maioria dos vulcões em cascata em detalhes, procurando descobrir de onde vem o magma que entra em erupção e quais futuras erupções podem parecer gostar.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Terremotos
Bolhas de metano descobertas na costa de Washington

Relatados 49 terremotos no México
    O Serviço Nacional de Sismologia (SSN) informou que nas primeiras 12 horas de ontem houve 49 tremores de magnitude entre 2,7 e 4,8, dos quais os mais importantes foram os de Frontera, Tabasco, 4 e de Ciudad Altamirano, Guerrero, de 4.8.
    LEIA MAIS em www.contrareplica.mx


    Eventos
ANM realiza o seu primeiro encontro de âmbito nacional
    A ANM realizou em sua Sede em Brasília, de 20 a 21 de março, o seu primeiro encontro de âmbito nacional, com a Diretoria Colegiada, servidores da Sede e todos os Gerentes Regionais. O objetivo do evento foi o de discutir os desafios para a estruturação da Agência e apresentação dos planos de trabalho das superintendências de trabalho para o ano 2019.
    LEIA MAIS em www.anm.gov.br


    Vagas
Edital de Processo Seletivo é anunciado pela UFOPA


    Extra
Nota do MME à imprensa
    A propósito da matéria “Para MME, interação do TCU dispensa consulta ao órgão na Cessão Onerosa”, publicada na edição de ontem, 22/03/2019, do jornal Valor Econômico, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa.
    LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Bahia Mineração tem licença renovada
    A licença de instalação da Bahia Mineração (BAMIN), na cidade de Caetité, distante cerca de 636 km de Salvador, foi renovada por mais seis anos, segundo informou hoje (21) o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br

Estudo descobre que fontes do Circuito das Águas são resultado de acúmulo de mais de 30 mil anos

Glencore suspende operações em mina de zinco australiana por chegada de ciclone
    (Por Reuters) A gigante de commodities Glencore informou nesta sexta-feira que suspendeu operações em sua mina de zinco McArthur River, no norte da Austrália, conforme um ciclone se aproxima.
    LEIA MAIS em extra.globo.com

30 países enfrentam maior risco de nacionalismo de recursos
    De acordo com o último relatório do Resource Nationalism Index (RNI) da Verisk Maplecroft, um total de 30 países registraram no ano passado um aumento significativo nas métricas de risco de nacionalismo de recursos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 22/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *