17 de março de 2019

Notícias em 17/03/2019

Assuntos do dia:
pesquisa, projeto, economia, danos, petróleo, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, eventos, e outros.

Falésias da formação Flysch
O flysch é uma sucessão de rochas, reveladas pela ação do mar, que fornecem informações sobre os  últimos 60 milhões de anos. Estende-se ao longo de 13 km da costa entre Mutriku e Zumaia, no Geoparque da Costa Basca, na Espanha. O Flysch consiste tipicamente de uma sequência de folhelhos ritmicamente entrelaçados com arenitos finos, duros e parecidos com o grauvacas, formados em ambiente marinho profundo.
(Crédito: sansebastianturismo - fonte1 - fonte2)

    Pesquisa
A tectônica nos trópicos desencadeia a idade do gelo da Terra


    Projeto
Projeto de lítio da Southern Copper no México
    (Por Reuters) A Southern Copper, uma das maiores produtoras de cobre do mundo, está considerando um investimento em um projeto de lítio no México que também atraiu o interesse de uma empresa chinesa.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Economia
Mais mineradora do que siderúrgica, ação da CSN sobe 75% no ano
    (Por Estadão Conteúdo) Enquanto em 2017, 30% de sua geração de caixa vinham da mineração, no ano passado essa área já representava 50%.
    LEIA MAIS em exame.abril.com.br


    Danos e reparos
Moradores deixam casas em Rio Preto (MG) por risco em barragem da Vale
    Pessoas que vivem perto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, da Vale, em Rio Preto (MG), precisaram deixar suas residências neste sábado após a mineradora elevar o nível de alerta da barragem por causa das fortes chuvas que atingiram a região.
    LEIA MAIS em br.reuters.com

Quase três mil pessoas moram em área de risco de barragem em Alumínio, SP
    (Por Daniela Golfieri e Wilson Gonçalves Jr.) Risco de rompimento é baixo e trabalho de prevenção deve irá instalar sirenes na cidade.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Petróleo
Argentina habilita 15 empresas para leilão de petróleo offshore
    (Por Felipe Maciel) Propostas para a concorrência serão abertas no próximo dia 16 de abril; veja mapa interativo das áreas.
    LEIA MAIS em epbr.com.br


    Energia renovável
Grandes empresas petrolíferas trabalham para criar um papel para biocombustíveis mais ecológicos
    Durante séculos, o mundo agonizou sobre sua relação com o lixo – enterrando-o, queimando-o, lavando-o. Mas os empresários da Fulcrum BioEnergy estão agora tentando transformá-lo em combustível para aviação.
    LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


    Paleontologia
O tesouro paleontológico de Calama
    (Por Irene Cereceda) A recente descoberta dos restos de um enorme réptil marinho na área de Cerritos Bayos, na periferia de Calama, Chile, revirou os olhos da paleontologia nacional nesta área de Norte Grande, que até agora só foi reconhecida por sua riqueza mineira.
    LEIA MAIS em www.economiaynegocios.cl

Os humanos teriam contribuído para a extinção de mamíferos gigantes na América
    (Por Víctor Roman ) Um estudo argentino publicado na Science Advances sugere que alguns animais de grande porte viviam na região de La Pampa, e que foram os humanos que os levaram à extinção.
    LEIA MAIS em www.elespectador.com

O que os ovos mais antigos do mundo revelam sobre a evolução dos dinossauros
    Uma equipe internacional de pesquisadores liderados por Robert Reisz, do Departamento de Biologia da Universidade de Toronto, em Mississauga, estudou os restos fossilizados de ovos e cascas de ovos descobertos em locais da Argentina, China e África do Sul - regiões amplamente separadas do supercontinente Pangea.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
Nas linhas de frente no Kilauea
    No início da primavera, os vulcanólogos que monitoravam o solo em torno do Kilauea , o vulcão mais ativo da ilha do Havaí, notaram um aumento significativo da sismicidade, um sinal de uma erupção iminente.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Vulcão Popocatepetl lança coluna de cinzas
    De acordo com a Proteção Civil do Estado de Puebla, México, nas últimas horas vulcão Popocatepetl apresentou 136 exalações e uma explosão com o lançamento de fragmentos incandescentes.
    LEIA MAIS em noticieros.televisa.com


    Terremotos
Terremoto em Tonga
    Em 17 de março de 2019, um terremoto de magnitude 5,2 a uma profundidade de 10 km foi registrado em Vavau (Tonga).
    LEIA MAIS em www.ilmeteo.it

Terremoto em Lombok

Terremoto no Chile

Terremoto em Bengkulu
    Em 16 de março de 2019, um terremoto de magnitude 5,1 e profundidade de 91,37 km foi registrado em Bengkulu (Indonésia).
    LEIA MAIS em www.ilmeteo.it


    Arqueologia
Grupo de pesquisadores diz ter encontrado pirâmides em Rondônia
    Há oito anos foi descoberto e registrado no cartório de Rolim de Moura, um sítio arqueológico composto de geoglifos, elevações artificiais de terra, escadas de pedra, artefatos de pedra (inclusive esmeraldas) e de cerâmica indígena, que fica numa região a 402 km de Porto Velho. Recentemente, o pesquisador confirma a descoberta.
    LEIA MAIS em www.rondoniaovivo.com


    Ciência espacial
Cozinhando Atmosferas Alienígenas na Terra
    O objetivo é simular condições que poderiam ser encontradas nas atmosferas de uma classe especial de exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar) chamados de "Júpiteres quentes".
    LEIA MAIS em www.jpl.nasa.gov


    Asteroides
Asteroid Bennu girando mais rápido ao longo do tempo
    O Asteroid Bennu - alvo da missão de retorno de amostras da NASA - está girando mais rápido ao longo do tempo, uma observação que pode ajudar a entender a evolução dos asteróides e sua ameaça potencial à Terra.
    LEIA MAIS em www.business-standard.com


    Eventos
I Ita Gas & Oil
    A primeira edição do evento, que ocorrerá em 24 e 25 de julho de 2019 em Itaboraí, RJ, visa fomentar discussões sobre a indústria de óleo e gás no setor de gás e óleo em 15 municípios do leste do RJ.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
Mineração em Terras Indígenas
    (Por Alexandre Sion) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (“CRFB/88”) estabeleceu, por meio do artigo 176, §1º, a possibilidade de mineração em terras indígenas[1], sujeitando-a, entretanto, a condições especificas estabelecidas por Lei para que possa ocorrer formalmente.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Superjacarés habitavam pântano gigante da Amazônia há milhões de anos


Notícias em 16/03/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *