27 de fevereiro de 2019

Notícias em 27/02/2019

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, cooperação, política, justiça, meio ambiente, paleontologia, terremotos, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Dobras sin-sedimentares gregas
Estas são dobras em carbonatos do oligoceno expostos na ilha Ionian de Antipaxos, na Grécia. São dobras sin-sedimentares, ou seja, foram formadas pela deformação desses estratos enquanto ainda eram, essencialmente, lama no fundo do mar.
(Crédito: Maki Doukouros - imagem - fonte)


Danos e reparos

Indústria de mineração vai estabelecer padrões globais para barragens de rejeitos
As maiores mineradoras do mundo informaram nesta terça-feira que farão uma revisão independente dos padrões internacionais de projetos e manutenção para barragem de rejeitos de atividades minerárias, após o rompimento mortal no mês passado de uma estrutura da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Rio Paraopeba continua sem data para voltar a fornecer água em MG
(Por Marcos de Moura e Souza)
Pouco mais de um mês após a queda da barragem da mineradora Vale na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, o rio Paraopeba, atingido pela onda de lama e rejeito, continua contaminado por metais pesados e não há ainda data para retomada do fornecimento de água.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Petróleo

Petróleo fecha em alta, com relatos de que Opep manterá cortes na oferta e câmbio
(Por Gabriel Bueno da Costa)
O petróleo fechou com ganhos nesta terça-feira, 26, apoiado por relatos de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, como a Rússia, devem manter o corte na oferta, mesmo diante da pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que isso não aconteça. Além disso, no câmbio o dólar mais fraco ante outras moedas fortes apoiou o movimento.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Crise na Venezuela: quais países compram o petróleo do maior produtor sul-americano?
(Por Jack Goodman)
Estados Unidos impuseram duras sanções à indústria petrolífera do país como forma de pressionar o presidente Nicolás Maduro a renunciar.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Mercado

Cobre opera em alta modesta em Londres e NY com fraqueza do dólar
Os futuros de cobre operam em alta modesta em Londres e Nova York na manhã desta terça-feira, à medida que o dólar se enfraquece com investidores à espera de novos desdobramentos das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Futuros do minério de ferro registram queda de 3,18% na bolsa chinesa de Dalian
(Por Investing.com Brasil)
Na bolsa de mercadorias e futuros da cidade chinesa de Dalian, a sessão desta terça-feira foi marcada pela importante desvalorização nos contratos do minério de ferro.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Ouro fecha em leve queda com atenção voltada a depoimento de Powell
(Por Estadão Conteúdo)
O contrato futuro de ouro fechou em leve queda nesta terça-feira, 26, com os investidores digerindo o primeiro dia de depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, no Congresso dos Estados Unidos, no qual o dirigente apoiou o modo de “esperar para ver” em relação ao caminho a ser adotado para as taxas de juros no país.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Cooperação

Acordo valida pesquisas sobre aproveitamento de resíduos de rochas na agropecuária
Embrapa, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) assinaram protocolo de intenções para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que permitem o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais na agropecuária.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


Política

Câmara vai ter comissão para criar novo Código de Mineração
A Comissão será composta de 34 titulares e de igual número de suplentes. Cabe às lideranças partidárias indicar os nomes para compor o colegiado para que possa ser realizada a instalação.
LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


Justiça

AGU defende decreto sobre cessão de exploração de petróleo
(Por André Richter)
A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu ontem (26) no Supremo Tribunal Federal (STF) o decreto presidencial que regulamentou a cessão dos direitos de exploração de petróleo e gás natural pela Petrobras. O julgamento definitivo da questão está previsto para ocorrer hoje (27).
LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br


Meio Ambiente

Ondas de coda revelam pluma de armazenamento de dióxido de carbono
Bombear dióxido de carbono para o solo para removê-lo da atmosfera é uma forma de reduzir os gases de efeito estufa, mas manter o controle de onde está o gás tem sido uma tarefa difícil. Agora, os pesquisadores estão usando ondas sísmicas anteriormente ignoradas para identificar e rastrear as nuvens de gás.
LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


Paleontologia

Fósseis de novas espécies descobertos na Mongólia
(Por Leonardo Debbia)
Um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul, apoiada por colegas da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), a Academia de Ciências Geológicas da Universidade de Pequim e Universidade Nacional da Mongólia, anuncia a descoberta, na Mongólia, dos restos de uma nova espécie de oviraptorossauro do Cretáceo Superior.
LEIA MAIS em gaianews.it


Terremotos

Terremoto de magnitude 5 no Japão
Um terremoto de magnitude 5 e 29,06 km de profundidade foi registrado em Kinkasan (Japão).
LEIA MAIS em www.ilmeteo.it

Terremoto de 5 graus na Indonésia
Ocorreu com epicentro em Amahai, Indonésia. A profundidade estimada foi de cerca de 114,57 km.
LEIA MAIS em www.3bmeteo.com


Ciência espacial

Novo mapa revela geologia e história da lua de Plutão, Caronte
(Por larryohanlon)
O novo mapa foi feito com dados e imagens coletados pelo sobrevôo de 2015 da sonda New Horizons, que conseguiu reunir dados suficientes para mapear cerca de um terço da superfície de Charon.
LEIA MAIS em blogs.agu.org

Estrelas antigas vivem mais do que se pensava
No final de suas vidas, cerca de 95% das estrelas evoluem para gigantes vermelhos que quebram sua massa através do que é conhecido como vento estelar. Eventualmente, eles desaparecem na forma de nebulosas planetárias com um núcleo de estrela quente chamado anão branco.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Eventos

Mining Hub: ABGI promove workshop sobre recursos e linhas de fomento para inovação
Na tarde da última sexta-feira (22.2) o Mining Hub, o Hub da Mineração, recebeu representantes da ABGI para uma apresentação sobre gestão de projetos, pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O evento ocorreu na sede do espaço colaborativo dedicado ao desenvolvimento de inovações para a indústria de mineração, em Belo Horizonte (MG).
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Noticias da Comissão de Geoparques
A Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia e a Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro estiveram presentes como convidadas, juntamente com os projetos de Geoparques no Brasil (Seridó, Morro do Chapéu, Serra de Sincorá, Uberaba, Corumbataí e Cânions do Sul), participando da V Reunião da Rede de Geoparques Latinoamérica e do Caribé (GeoLAC). Momento importante de intercâmbio e parcerias. A GeoLAC é formada pelos Araripe, Grutas del Palácio, Comarca Mineira e Mixteca Alta UNESCO Global Geoparks.
LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br

The Groundwater Project: An Evolving Platform for Groundwater Learning and Practice (TGWP)
O professor John Cherry, autor do maior best seller da área, o livro Groundwater, participará de uma reunião para expor a possibilidade de parceria com você e sua instituição no projeto The Groundwater Project: An Envolving Platform for Groundwater Learning and Practice (TGWP). Estamos à procura de co-autores e colaboradores em geral. Dia 03 de abril de 2019 às 14:00 horas na Universidade de São Paulo (USP).
LEIA MAIS em download.aguasustentavel.org.br


Vagas

Abertas inscrições para seleção de professores substitutos do Ifba
(Por G1 BA)
Ao todo, são 17 vagas para atuar em Salvador ou Salinas da Margarida.
LEIA MAIS em g1.globo.com

Concurso de Itapaci-GO
A prefeitura de Itapaci, em Goiás, segue com inscrições abertas para diversos cargos.
LEIA MAIS em folhadirigida.com.br


Extra

Experimento da Nasa revela como a vida surgiu nos oceanos
(Por A. J. Oliveira)
Cientistas recriaram em laboratório condições da Terra primitiva que podem ter criado os primeiros organismos – mais um passo na busca por vida alienígena.
LEIA MAIS em super.abril.com.br

Sonda soviética lançada nos anos 1970 pode cair na Terra neste ano
(Por Patrícia Gnipper)
Lançada em março de 1972, a sonda soviética Kosmos 482 (ou Cosmos 482) tinha como objetivo chegar ao planeta Vênus, mas falhou no espaço, onde se tornou lixo espacial. Contudo, o artefato vem sendo atraído pela gravidade da Terra e pode cair em nosso planeta no final deste ano, mais tardar em meados de 2020.
LEIA MAIS em canaltech.com.br


Notícias em 26/02/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *