25 de fevereiro de 2019

Notícias em 25/02/2019


Imagem em destaque
Caverna de calcário japonesa
A caverna Akiyoshi-do, na província de Yamaguchi, no Japão, é uma massiva caverna de calcário com uma extensão total de nove quilômetros. Várias formações naturais, como terraços de piscinas de calcário preenchidas com água, são encontradas na caverna.
(Crédito: Flickr/cotaro70s - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, danos, petróleo, produção, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Pesquisa

Mergulhar no interior da Terra ajuda os cientistas a desvendar segredos da formação de diamantes
Compreender o ciclo global do carbono fornece aos cientistas pistas vitais sobre a habitabilidade do planeta.
LEIA MAIS em www.geologypage.com


Danos e reparos

MG amplia suspensão de uso da água do rio Paraopeba após desastre
As secretarias de Estado de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais ampliaram a abrangência da proibição de uso da água bruta do rio Paraopeba.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Petróleo

Mancha de óleo não deve chegar à costa do ES, diz Petrobras
A Petrobras informou que a mancha de óleo decorrente de um vazamento na plataforma de produção P-58, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo, não deve chegar até a costa.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Produção

Rupturas no fornecimento de minério de ferro brasileiro são esperadas
(Por Valentina Ruiz Leotaud)
Excluindo a Vale, cerca de 8 milhões de toneladas de fornecimento de minério de ferro por via marítima do Brasil estão em risco em 2019, segundo relatório da Wood Mackenzie.
LEIA MAIS em www.mining.com


Meio Ambiente

Cientistas dizem que mineiros devem restaurar comunidades de animais durante a reabilitação do local
(Por Valentina Ruiz Leotaud)
Os cientistas estão pedindo aos operadores de minas que restaurem as comunidades de animais quando realizarem programas de reabilitação no local.
LEIA MAIS em www.mining.com


Mineralogia

As cores nos diamantes
Os diamantes naturais de cores extravagantes estão entre as pedras preciosas mais valorizadas devido à sua atratividade e grande raridade.
LEIA MAIS em www.gia.edu


Paleontologia

Cientistas descobriram fóssil de 69 milhões de anos
Foi encontrado no Alasca um "marsupial" que viveu em condições muito duras.
LEIA MAIS em micetimes.asia

Descoberto depósito de fósseis da Era Paleozoica em Incahuasi
(Por Dayana Martínez Carrasco)
Uma nova descoberta de fósseis confirma que todo o território boliviano estava submerso no mar. Desta vez, Incahuasi é o município onde a descoberta de um depósito de conularies e braquiópodes, invertebrados marinhos que acabaram fossilizados pelo menos 359 milhões de anos atrás.
LEIA MAIS em correodelsur.com

Dieta alimentar de doninha extinta
Uma nova pesquisa sobre um parente extinto de doninha revela o que ele poderia ter comido quando viveu na América do Norte e na Ásia há cerca de 20 milhões de anos.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Descoberto o esqueleto quase completo de um crocodilo de 70 milhões de anos
Um grupo de argentinos e pesquisadores estrangeiros liderados pelo paleontólogo do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) (Argentina) Rodolfo Coria apresentou o esqueleto de Barrosasuchus neuquenianus, uma família de crocodilo de peirosáuridos, que a vida passou a ter dois metros de comprimento e viveu 70 milhões de anos atrás, a Serra Barrosa, a trinta quilómetros de Plaza Huincul, em Neuquén.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Ciência espacial

As rochas da Lua podem produzir água graças ao vento solar
Quando o vento solar se dirige à superfície da Lua a 450 quilômetros por segundo, enriquece a sua superfície com ingredientes que podem produzir água.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

A vida provavelmente não pode existir em tantos planetas quanto pensávamos
A zona habitável em torno de outras estrelas foi definida como a região onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta, mas é preciso mais do que a água para suportar a vida complexa. Uma equipe de astrônomos calculou o que isso significa para onde devemos procurar.
LEIA MAIS em www.technologyreview.com

Vestígios de canais antigos em Marte
Estas imagens do satélite Mars Express da ESA mostram um sistema ramificado de canais secos e vales, vestígios de canais antigos que testemunham o passado mais quente e mais húmido do Planeta Vermelho.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Um fluxo de matéria detectado quando duas estrelas de nêutrons se fundem
Uma equipe internacional de astrônomos envolvendo pesquisadores do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC) (Espanha) demonstrou a existência de um jato de material emergindo da fusão de duas estrelas de nêutrons, que se deslocam a velocidades próximas à da Luz.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Tecnologia

Estudante cria produto para limpar petróleo derramado no mar
(Por Inês Pinto Miguel)
César Filho, aluno da Universidade de Coimbra, criou um projeto inovador que vai permitir recuperar ambientes que tenham sido contaminados através de derrames de petróleo.
LEIA MAIS em jornaleconomico.sapo.pt


Eventos

Conferência internacional sobre o setor nuclear
O Brasil será a sede do “World Nuclear Spotlight” neste ano. Agora, o encontro internacional já tem datas definidas – entre os dias 3 e 5 de abril. O evento vai reunir membros do setor nuclear do Brasil e do mundo no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Extra

Mercado em expansão de petróleo e gás aumenta chances de emprego no Rio
Aquisição de áreas para exploração de petróleo e gás em leilões da ANP aumenta chances de emprego no setor nos próximos anos. Rio irá concentrar oportunidades.
LEIA MAIS em clickpetroleo.com.br


Notícias em 24/02/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *