22 de fevereiro de 2019

Notícias em 22/02/2019


Imagem em destaque
Natureza caprichosa no Arizona
Vá até o Arizona, EUA, em Coyote Buttes, no deserto de Paria Canyon-Vermilion Cliffs, e leve uma quantidade significativa de sedimentos arenosos. Estratifique caprichosamente. Use uma porção de ferro para colorir, seja comedida aqui, exagerada ali. Altere aleatoriamente a inclinação dos estratos. Invista em uma erosão diferencial. Não tenha pressa. Depois de algum tempo geológico, minha prezada Natureza, você já pode ser aplaudida.
(Crédito: Ian Parker - fonte - Observação 1: não é foto aérea - Observação 2: O arenito chama-se Navajo Sandstone)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, danos, petróleo, mercado, política, paleontologia, terremotos, arqueologia, ciência espacial e asteroides.

Pesquisa

Uma compulsão vulcânica e sua ressaca gelada
Um grande evento vulcânico poderia ter desencadeado uma das maiores glaciações da história da Terra - a glaciação dos Gaskiers, que transformou a Terra em uma bola de neve gigante há aproximadamente 580 milhões de anos.
LEIA MAIS em www.geologypage.com


Danos e reparos

Regulador do Brasil suspende operações em dois complexos de minas da Vale
O órgão regulador brasileiro determinou que a Vale suspendesse a atividade em seus complexos de Fábrica e Vargem Grande, informou a mineradora na quarta-feira, enquanto autoridades tentam reprimir a quebra da barragem no mês passado.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Acordo da Vale em Minas envolve 100 mil pessoas e R$ 800 milhões
(Por Francisco Góes e Ivo Ribeiro)
O corpo de executivos tem dois objetivos imediatos: dar andamento à ajuda humanitária aos atingidos pelo desastre sócio-ambiental e avançar nas investigações sobre o que provocou o desastre.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Petróleo

Preços do petróleo se afastam de máximas e fecham em baixa com estoque e produção maiores
(Por Laila Kearney)
Os preços do petróleo caíram abaixo das máximas recentes de 2019 nesta quinta-feira, conforme dados do governo dos EUA mostraram um substancial avanço nos estoques e produção recorde, enquanto preocupações sobre uma desaceleração da demanda global pesaram sobre o mercado.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Mercado

Cobre opera em baixa, após máxima em sete meses em Londres
(Por Estadão Conteúdo)
O cobre opera em território negativo, nesta quinta-feira, após o contrato em Londres tocar máxima em sete meses, na quarta-feira.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Em Dalian, futuros do minério de ferro registram queda de 1,13%
(Por Investing.com Brasil)
A jornada desta quinta-feira na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian foi marcada por queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Ouro realiza lucros e fecha em baixa com força do dólar e juros dos Treasuries
(Por Estadão Conteúdo)
O contrato futuro de ouro apresentou um movimento de realização de lucros nesta quinta-feira, 21, Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em abril recuou 1,49%, para US$ 1.327,80 por onça-troy.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Política

Ministro não descarta que rejeitos de barragem da Vale cheguem ao Rio São Francisco
Governo pode propor, por medida provisória, mudanças na Lei de Segurança de Barragens para garantir sanções efetivas a empresas.
LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


Paleontologia

Novo pequeno tiranossauro ajuda a mostrar como o T. rex ficou grande
(Por Michael Greshko)
O predador desengonçado preenche uma lacuna crucial em nossa compreensão de como os tiranossauros passaram a dominar durante o Cretáceo.
LEIA MAIS em www.nationalgeographic.com

Um fóssil globalmente importante descoberto nas pegadas da Ilha do Príncipe Eduardo
Pegadas fossilizadas descobertas na Ilha do Príncipe Eduardo no ano passado foram combinadas com um predador pré-histórico, dando ao local um significado global recém-descoberto.
LEIA MAIS em toronto.citynews.ca

Minhoca de meio bilhão de anos consegue seu lugar na árvore da vida
O estudo segue um novo estudo filogenético, que encontra um suporte robusto para vermes de flecha formando um grupo evolutivo com gnathiferans.
LEIA MAIS em www.bristol.ac.uk

Os cientistas encontraram sem querer o resto do peixe-boi de 20 milhões de anos
Steven Manchester, diretor da Paleobotany no Museu da História da Natureza da Flórida, enquanto fazia pesquisas sobre plantas fósseis, encontrou o restante do peixe-boi de 20 milhões de anos na área do Canal do Panamá.
LEIA MAIS em www.trt.net.tr

Os vulcões ou um asteroide merecem a culpa pela extinção dos dinossauros?
Asteroide / cometa provavelmente reacendeu vulcões indianos há 66 milhões de anos, mas seu papel na extinção não está claro
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Origens do gigantesco pássaro extinto da Nova Zelândia rastreado na África
Os cientistas revelaram as origens africanas da ave misteriosa e mais imortal da Nova Zelândia - o agora extinto adzebill - mostrando que alguns de seus parentes vivos mais próximos são os babados de Madagascar e da África.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Um pequeno plesiossauro viveu em Castellón há 125 milhões de anos
Durante o Cretáceo Inferior, há cerca de 125 milhões de anos, a Península Ibérica era muito diferente do que conhecemos hoje. Tanto que no que hoje é a cidade de Morella em Castellón (Espanha), por exemplo, um grande delta se desenvolveu ao longo da costa.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Terremotos

Terremoto de grau 5,5 atinge região de Hokkaido, no Japão
Um terremoto de magnitude 5,5 atingiu o Japão na noite desta quinta-feira (21). O tremor aconteceu na ilha de Hokkaido, no norte do País.
LEIA MAIS em www.reportersocial.com.br

Um terremoto de magnitude 7,2 sacode o Equador
Um terremoto de magnitude 7,2 (outras fontes falam de 7,7) abalou o Equador nesta manhã na área com sua fronteira com o Peru , sem qualquer conhecimento de possíveis danos pessoais ou materiais. No entanto, no momento não há aviso de tsunami.
LEIA MAIS em www.20minutos.es


Arqueologia

Caverna Denisova é o lar de um ramo perdido da humanidade
(Por Carl Zimmer)
Os misteriosos habitantes podem ter ocupado uma caverna, há mais de 250 mil anos, no que hoje é a Sibéria.
LEIA MAIS em internacional.estadao.com.br


Ciência espacial

Galáxias ajustam sua rotação com o movimento de galáxias vizinhas
A maioria das galáxias gira: seus bilhões de estrelas orbitam ao redor do núcleo da galáxia. A rotação e direção são aparentes em espirais, graças aos braços visíveis, mas mesmo galáxias irregularmente como a LMC, ou galáxias elípticas e lenticulares, mal características distintivas, mostram sinais de rotação quando eles são observados com espectrógrafos de campo integrais, como o instrumento PMAS do telescópio de 3,5 metros em Calar Alto (Espanha).
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Atmosfera da Terra atinge a Lua... e além
A região mais distante de nossa atmosfera se estende além da órbita lunar, alcançando o dobro da distância de nosso satélite natural.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Asteroides

Meteorito Viñales vem do asteroide Vesta, dizem cientistas cubanos
O grupo de especialistas que estuda as características do meteorito recentemente caído no oeste de Cuba atualizou o processo investigativo para os participantes do espaço Portas Abertas da Academia de Ciências de Cuba.
LEIA MAIS em www.cubadebate.cu


Notícias em 21/02/2019

Nenhum comentário:


Publicação em destaque


Minério de Ferro: produção em crise

Por Marco Gonzalez O mercado global de minério de ferro está sob  pressão  devido a um choque na oferta, depois do rompimento da barragem ...

Seguir por e-mail