18 de fevereiro de 2019

Notícias em 18/02/2019


Imagem em destaque
Aurora do dragão sobre a Islândia
Esta enorme aurora em forma de dragão se desenvolveu no céu sobre a Islândia. A aurora foi causada por um buraco na coroa do Sol que expeliu partículas carregadas em um vento solar que seguiu um campo magnético interplanetário. Quando algumas dessas partículas atingiram a atmosfera da Terra, elas excitaram átomos que subsequentemente emitiram luz.
(Crédito: Jingyi Zhang & Wang Zheng - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: danos, petróleo, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia e outros.

Danos e reparos

Vale atualiza sobre desocupação na região de Macacos (MG)
A Vale registrou, até a manhã deste domingo (17/2) 110 pessoas da região de Macacos, em Nova Lima, a 25 km de Belo Horizonte (MG), como parte das ações preventivas estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem B3/B4, da Mina Mar Azul.
LEIA MAIS em www.vale.com

Tragédia em MG terá consequências globais
(Por Assis Moreira)
A tragédia de Brumadinho (MG) terá consequências duradouras para a indústria mundial de minério de ferro, incluindo aumento de custos e de investimentos relativos à sustentabilidade. Também podem crescer os questionamentos sobre o papel da Agência Nacional de Mineração no Brasil.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Petróleo

Petrobras pagará para acabar com uma disputa de royalties de petróleo
A petroleira estatal brasileira Petróleo Brasileiro SA afirmou nesta quinta-feira que concluiu uma longa disputa com o regulador de petróleo da ANP, concordando em pagar 3,5 bilhões de reais (940 milhões de dólares) para acabar com uma disputa de royalties de petróleo.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Shell vai aproveitar gás do pré-sal do Brasil para projeto de energia
A Shell está fazendo sua primeira incursão na geração de energia no Brasil com um projeto inovador que utilizará gás natural dos extensos depósitos no pré-sal em alto mar do país.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


Meio Ambiente

Cientistas alertam: quando derreter, o glaciar Thwaites pode fazer o mar subir 80 centímetros
Instituto para a investigação e defesa do planeta, o British Antarctic Survey vai realizar um estudo em parceria com cientistas americanos durante cinco anos, para que um dos maiores glaciares do mundo não derreta.
LEIA MAIS em www.dn.pt


Mineralogia

Um rubi raro de Montana
(Por Claire Malaquias)
O laboratório de Carlsbad recebeu recentemente um rubi purificado octogonal vermelho-purificado de 1,70 ct, com 6,28 × 6,25 × 4,56 mm, para um relatório de identificação e origem. O teste gemológico padrão deu um espectro de cromo indicando rubi e um SG hidrostático de 4,00. A pedra exibia uma fluorescência vermelha fraca em UV de onda longa e nenhuma fluorescência sob UV de ondas curtas.
LEIA MAIS em www.gia.edu

Aglomerado de zircão em safira etíope
(Por Charuwan Khowpong)
Uma safira azul foi coletada da área de mineração Ch'ila, na região de Tigray. A cena de inclusão mostra um aglomerado de pequenos cristais euédricos transparentes com alto relevo. A espectroscopia Raman identificou os cristais menores como zircão, mas os aglomerados também contêm alguns cristais de monazita arredondados maiores.
LEIA MAIS em www.gia.edu


Paleontologia

A 'besta de Mtuka', um titanossauro excepcional encontrado na Tanzânia
Este dinossauro saurópode, chamado Mnyamawamtuka moyowamkia, e descrito na revista PLoS ONE, é uma espécie única e fornece novos insights sobre a evolução destes vertebrados.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Vulcanismo

Confira FOTOS e VÍDEO da erupção do vulcão Popocatépetl no México
Durante as últimas 24 horas, em 17 de fevereiro, no Popocatépetl, vulcão ativo no centro do México, foram registradas 33 emissões acompanhadas por vapor de água e gás, 11 explosões, um terremoto vulcano-tectônico e 700 minutos de tremor de amplitude média, segundo informou a Coordenação Nacional de Proteção Civil do estado de Puebla.
LEIA MAIS em br.sputniknews.com


Terremotos

Um terremoto de magnitude 6,4 sacode a Papua Nova Guiné
Um terremoto de magnitude 6,4 abalou a cidade de Namatanai em Papua Nova Guiné.
LEIA MAIS em mundo.sputniknews.com


Arqueologia

Encontrada uma “porta para o Inferno” numa caverna do Reino Unido
As marcas, em Creswell Crags, um desfiladeiro de calcário na fronteira de Nottinghamshire com Derbyshire, incluem centenas de letras, símbolos e padrões esculpidos, numa época em que a crença na feitiçaria era generalizada.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Encontrada antiga oficina de reparação de barcos no Egito
O Egito anunciou que arqueólogos encontraram uma antiga oficina usada para construir e reparar barcos que data da era do ptolemaico (de 332 a.C a30 a.C) em Sinai.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


Tecnologia

Tragédia de Brumadinho: As principais técnicas para lidar com 'lixo da mineração' que foram ignoradas pela Vale
(Por Fernanda Odilla)
Há tecnologia para fazer com que rejeitos sejam dispostos a seco. Além disso, diferentes universidades já conseguiram transformar resíduos em dezenas de produtos para a construção civil. Mesmo assim, pesquisadores dizem que mineradoras resistem em investir.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Startup descobre como usar bactérias para despoluir as águas dos rios
Água com bactérias não parece a melhor coisa que existe, mas esses microorganismos podem ajudar a despoluir rios contaminados. O processo é usado no Brasil pela startup paulista O2eco.
LEIA MAIS em www.hypeness.com.br


Extra

O deslizamento gigante de Daguangbao: vapor superaquecido e dióxido de carbono quente
(Por Dave Petley)
Há muito tempo se sabe que deslizamentos de terra extremamente grandes são capazes de percorrer distâncias surpreendentemente grandes - um fenômeno às vezes conhecido como hipermobilidade - o que implica que deve haver níveis muito baixos de atrito operando na base da corrediça. Numerosos métodos foram propostos para explicar esse comportamento.
LEIA MAIS em blogs.agu.org


Notícias em 17/02/2019

Nenhum comentário:


Publicação em destaque


Minério de Ferro: produção em crise

Por Marco Gonzalez O mercado global de minério de ferro está sob  pressão  devido a um choque na oferta, depois do rompimento da barragem ...

Seguir por e-mail