12 de fevereiro de 2019

Notícias em 12/02/2019


Imagem em destaque
Half Dome, na Califórnia
Com cerca de 87 milhões de anos, o granodiorito que compõe o Half Dome é a rocha plutônica mais jovem da região do Vale de Yosemite, Califórnia, EUA. Geologicamente, a Sierra Nevada, onde Yosemite está situada, é um enorme bloco da crosta terrestre que se libertou a leste ao longo de um sistema de falhas e foi erguido e inclinado para o oeste, um processo que ainda está em andamento. O próprio Vale de Yosemite foi moldado por geleiras.
(Crédito: Jane Whaley - imagem - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: economia, danos, petróleo, mercado, justiça, mineralogia, terremotos, arqueologia, tecnologia, eventos, vagas e outros.

Economia

Valor de mercado da Vale cai R$ 73 bilhões desde Brumadinho
(Por Juliana Machado)
A ação da Vale já acumula uma perda de 25% desde o rompimento de sua barragem de rejeitos em Brumadinho (MG) até hoje. Isso significa que a companhia não apenas sequer se aproximou do ponto anterior de preços em bolsa, como segue aprofundando as perdas.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Danos e reparos

Vale sabia que barragem em Brumadinho tinha risco elevado de colapso
A Vale, maior produtora global de minério de ferro, estava ciente no ano passado de que a barragem de rejeitos que entrou em colapso no mês passado, matando pelo menos 165 pessoas, tinha um risco elevado de ruptura, segundo um documento interno visto pela Reuters nesta segunda-feira.
LEIA MAIS em br.reuters.com

Brumadinho: MME instaura processo administrativo para apuração do rompimento da barragem
A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) determinou a instauração de processo administrativo para adoção de providências quanto à prevenção, controle e mitigação das consequências dos danos provocados pelo rompimento da barragem B1 do Complexo Mina Córrego Feijão, em Brumadinho (MG).
LEIA MAIS em www.mme.gov.br

Boletim de monitoramento divulgado pela CPRM e ANA aponta redução de turbidez em Mário Campos e Ponte BR-381
A ausência de chuvas desde o dia (9/2) na área a montante da bacia do Rio Paraopeba, possivelmente, contribuiu para a redução de turbidez nos pontos de monitoramento em Mário Campos, que está a 29km da barragem do Córrego do Feijão, e Ponte BR-381, localizada a 40km da barragem respectivamente. Identificou-se também ligeiras reduções em Ponte Nova do Paraopeba e Ponte da Taquara. Já na Ponte BR-262 foi verificada elevação na turbidez.
LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Agência de mineração determina inspeção diária em barragens como a de Brumadinho
(Por Laís Lis)
Barragem a montante cresce em forma de degraus. Segundo agência, quem não cumprir determinação pode ser multado e ter barragem interditada.
LEIA MAIS em g1.globo.com


Petróleo

Petróleo fecha em queda, pressionado por dólar e desaceleração global
(Por Monique Heemann)
O petróleo fechou em queda nesta segunda-feira, 11, em meio à força do dólar e novos sinais de desaceleração global. Investidores aguardam, ainda, pela divulgação de relatórios de produção da commodity de diversos órgãos nesta semana.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Descoberta de petróleo na África do Sul pode ser um fator de mudança
Um dos locais promissores para a exploração de petróleo e gás neste ano – a costa da África do Sul – acaba de produzir um enorme gás natural e condensado que pode abrir uma nova província de exploração de petróleo e mudar a energia da África do Sul.
LEIA MAIS em clickpetroleo.com.br

Petrorio fará estudos em Frade e em Polvo
(Por Davi de Souza)
A petroleira planeja os próximos passos. “Faremos estudos aprofundados na área para, futuramente, iniciarmos a nossa estratégia e avaliarmos novas oportunidades de trabalho. Por enquanto, manteremos a operação normal do campo”.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Mercado

Cobre opera em baixa em Londres e NY com valorização do dólar
(Por Estadão Conteúdo)
Os futuros de cobre operam em baixa em Londres e Nova York na manhã desta segunda-feira, em meio à valorização do dólar e ao retorno de operadores chineses após um feriado.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Ouro fecha em queda, com dólar forte e avanço dos juros dos Treasuries
(Por Estadão Conteúdo)
O ouro fechou em baixa nesta segunda-feira, 11. Além da pressão oriunda do câmbio, o metal foi influenciado por um movimento de ajuste, após na sexta-feira ter atingido os patamares mais altos da semana anterior.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Justiça

MPF pede cancelamento de pedidos de exploração mineral em terras indígenas do AM
O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Agência Nacional de Mineração (ANM) indefira todos os requerimentos administrativos para pesquisa e exploração mineral, incluindo aqueles relacionados à lavra garimpeira, que incidam sobre terras indígenas no Estado do Amazonas, informou a assessoria de imprensa do MPF.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Mineralogia

Mineração do mineral mais raro do mundo em crateras de meteoros
(Por Molly Lempriere)
Um mineral ultra-raro chamado reidita foi encontrado na maior cratera do mundo em Shark Bay, na Austrália Ocidental.
LEIA MAIS em www.mining-technology.com


Terremotos

Um terremoto de magnitude 5,3 sacode a região russa de Kamchatka
O epicentro do terremoto foi localizado a uma profundidade de 140 quilômetros a 30 quilômetros a leste da cidade Ozernovski na região de Ust-Bolsheretski, a amplitude do evento sísmico foi de 5,3.
LEIA MAIS em mundo.sputniknews.com


Arqueologia

Com ajuda da inteligência artificial, pesquisadores descobrem novo ancestral do ser humano
Novo grupo de hominídeos presente na origem do ser humano pode ser totalmente novo ou fruto de um cruzamento desconhecido com espécies já conhecidas.
LEIA MAIS em epocanegocios.globo.com


Tecnologia

Startup brasileira desenvolve projeto de descontaminação da água contendo metais pesados
A Brasil Ozônio, startup da Incubadora USP/IPEN-Cietec, apresenta um projeto inovador que poderia ter sido usado para amenizar os efeitos desastrosos ao meio ambiente.
LEIA MAIS em ecommercenews.com.br


Eventos

As Mulheres na Geociências
Será dia 14 de fevereiro na Superintendência Regional de Porto Alegre da CPRM.
LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br

PROGEO 2019
O Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências ocorre em São Paulo de 14 a 17 de maio de 2019.
LEIA MAIS em febrageo.org.br


Vagas

IFRN abre vagas para Professor de Educação Física e Geologia


Extra

Óculos 3D permite imersão no ambiente e escolha do melhor tipo de rocha natural
A realidade virtual chega ao setor de rochas ornamentais. O segmento acaba de ganhar uma solução em 3D interativa, com imersão do usuário em um passeio virtual no interior de diversos ambientes, com a possibilidade de alternar as rochas naturais aplicadas e verificar a que melhor compõe o projeto.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Satélite do WorldView-4 para de funcionar repentinamente
O satélite WorldView-4 sofreu uma parada em seu sistema de controle de giroscópio, que mantém a estabilidade de eixo. Com isso, o satélite não poderá mais captar imagens e especialistas acreditam que tal falha não é recuperável.
LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br


Notícias em 11/02/2019

Nenhum comentário:


Publicação em destaque


Minério de Ferro: produção em crise

Por Marco Gonzalez O mercado global de minério de ferro está sob  pressão  devido a um choque na oferta, depois do rompimento da barragem ...

Seguir por e-mail