9 de fevereiro de 2019

Notícias em 09/02/2019


Imagem em destaque
Desfiladeiro israelense decorado
O desfiladeiro Nahal Perazim se formou ao longo dos últimos 20.000 anos ou mais por águas que correm rapidamente e erodem as camadas de rochas sedimentares macias da Planície Amiaz - um antigo leito de lago. Corrugações nas camadas horizontais lhe dão uma qualidade arabesca única. A rocha exposta apresentada aqui é Lissan Marl (Havar). As camadas claras e escuras que aparecem alternadamente são varves.
(Crédito: Menashe Davidson - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, projeto, danos, petróleo, produção, mercado, gestão pública, política, terremotos, vulcanismo, asteroides e eventos.

Pesquisa

Investigadores descobrem o “berço” de todos os continentes da Terra
O estudo de Ming Tang, da Universidade Rice, publicado na revista Nature Communications, sugere que a crosta terrestre do Planeta Azul se formou muito profundamente, por baixo dos grandes arcos continentais montanhosos.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Polo Norte está se deslocando do Canadá rumo à Rússia
Rápida mudança no campo magnético da Terra está complicando a navegação no extremo norte do planeta.
LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


Projeto

Ibama veta projeto de Urânio no Ceará
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) negou pedido de licenciamento ambiental para a instalação de um complexo industrial de mineração e beneficiamento de fosfato e urânio no município de Santa Quitéria (CE), a 220 quilômetros de Fortaleza.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Projetos de desaguamento de rejeitos
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) informa que desenvolve projetos em áreas estratégicas de seu Plano Diretor 2017-2021 com foco em “Água, energia e resíduos”, e abriga projetos sobre desaguamento mais eficiente de rejeitos da mineração.
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Danos e reparos

ArcelorMittal evacua comunidade situada no entorno de sua barragem de rejeitos de Serra Azul como medida de precaução
Após informar e discutir a situação com as autoridades locais, chegou-se ao entendimento de que a comunidade de cerca de 200 pessoas situada a jusante da barragem deveria ser evacuada como medida de precaução. A ação decorre de uma inspeção e auditoria minuciosas da barragem de rejeitos, que foram realizadas após os recentes incidentes acontecidos no setor de mineração, no Brasil.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Cerca de 500 pessoas são retiradas de Barão de Cocais (MG) por risco em barragem da Vale
(Por Pedro Fonseca e Marta Nogueira)
Moradores de Barão de Cocais, em Minas Gerais, foram retirados de suas residências na madrugada desta sexta-feira devido a um alerta de desnível na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, informaram a mineradora e a prefeitura do município.
LEIA MAIS em br.reuters.com

Vale informa sobre contratação de painel de peritos, pelo escritório americano Skadden
A Vale anunciou que o seu assessor jurídico irá contratar, em nome de e sob a direção da Companhia, peritos externos para fornecer uma avaliação sobre as causas técnicas do colapso da Barragem I em Brumadinho, Minas Gerais.
LEIA MAIS em brumadinho.vale.com

CPRM e ANA divulgam novos dados do rio Paraopeba em boletim de monitoramento
As chuvas ocorridas em Brumadinho desde o dia 4 de fevereiro estão ocasionando elevação dos níveis, das vazões e dos valores de turbidez do rio Paraopeba. Estas alterações já eram esperadas por conta das precipitações. Entretanto, os técnicos identificaram que uma grande concentração de sedimentos está localizada entre Brumadinho e a Ponte BR-262.
LEIA MAIS em cprmblog.blogspot.com

Pinheiro: pesquisadores apontam hipóteses preliminares para problemas e acionam Serviço Geológico dos EUA
Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) afirmaram que irão investigar até 1.500 metros de profundidade (ultrapassando a camada de sal), apontaram os resultados preliminares da investigação e informaram que o tremor registrado em março passado foi de magnitude 2.4.
LEIA MAIS em www.cadaminuto.com.br


Petróleo

Preços do petróleo avançam, mas semana fecha em baixa por temores de retração
(Por Laila Kearney)
Os contratos futuros do petróleo subiram nesta sexta-feira, mas fecharam a semana com perdas por conta de novas preocupações a respeito da retração da demanda mundial e após o dólar registrar sua melhor semana em seis meses.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Após sanções, estatal venezuelana começa a misturar petróleo pesado a leve por escassez de diluentes
(Por Reuters)
Nafta usado para diluir petróleo bruto não está mais chegando ao país.
LEIA MAIS em oglobo.globo.com


Produção

Crise na mineração pode frustrar receita de municípios mineiros
(Por Renata Batista)
Cidades que são impactadas por barragens têm direito a uma parcela da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), mas pagamento está vinculado à produção.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Mercado

Tragédia da Vale gera efeitos mundiais no preço do minério de ferro
(Por Guilherme Caetano)
Após a tragédia, a Vale teve uma queda de 18% na produção. Por ser a maior exportadora mundial do minério de ferro, isso fez os preços aumentarem em todo o globo.
LEIA MAIS em www.sunoresearch.com.br

Ouro fecha em alta, em quadro de maior busca por segurança
(Por Gabriel Bueno da Costa)
O ouro fechou com ganhos nesta sexta-feira, já que a fraqueza no mercado acionário, com menor apetite por risco, apoiou o metal considerado um ativo mais seguro.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Gestão pública

Arrecadação com royalties do petróleo deve crescer 20%
(Por Eduardo Brandão)
A valorização do petróleo no mercado internacional e o aumento da produção na Bacia de Santos contribuirão para reforçar o caixa das prefeituras da Baixada Santista.
LEIA MAIS em www.atribuna.com.br


Política

Projeto quer aumentar controle sobre as barragens do país
Aguarda recebimento de emendas pelo Plenário do Senado o projeto de lei que pretende tornar mais rígido o controle sobre as barragens do país, reforçando a efetividade da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), instituída pela Lei 12.334/2010.
LEIA MAIS em www12.senado.leg.br


Vulcanismo

Vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo, lança cinzas na Indonésia
(Por AFP)
O Monte Merapi, na Indonésia, um dos vulcões mais ativos do mundo, está lançando cinzas e lava líquida desde a tarde de quinta-feira (8), o que levou as autoridades a pedir que os moradores permaneçam fora de um raio de 5 km em torno da cratera.
LEIA MAIS em www.diariodepernambuco.com.br


Terremotos

Um terremoto é registrado nas Filipinas
O terremoto com magnitude de 5,9 graus foi registrado nas Filipinas nesta sexta-feira.
LEIA MAIS em www.chispa.tv


Asteroides

Astrônomos descobrem asteroide único entre Mercúrio e Vênus
Cientistas americanos descobriram o asteroide único 2019 AQ3, que orbita extremamente perto do Sol, completando sua translação em apenas 165 dias. A sua órbita estranha faz os planetólogos procurarem outros objetos semelhantes, comunicou o site do projeto ZTF.
LEIA MAIS em br.sputniknews.com


Eventos

Líder nas exportações, cidade recebe feira mundial de rochas
(Por Clarice Lyra Poltronieri)
Começa na terça-feira (12) e segue até sexta (15) a maior feira das Américas de rochas ornamentais que acontece na Serra, no Pavilhão de Carapina. A Vitória Stone Fair/Marmomac Latin America está em sua 47ª edição e abre o calendário mundial de eventos do setor de mármore e granito.
LEIA MAIS em www.portaltemponovo.com.br

Evento do IBP vai tratar do mercado de energia
Na próxima terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Fundação Dom Cabral, promoverá o evento “O Futuro do Mercado de Energia”, na sede do IBP, no centro do Rio de Janeiro.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Webinar Hidroplan: "Será que tenho uma atividade potencialmente contaminadora de solo e água subterrânea?"
O webinar ocorrerá no dia 20 de fevereiro de 2019 das 10:30 às 11:00 h.
LEIA MAIS em produto.hidroplan.com.br

MBA em Análise de Bacias Sedimentares.
Os participantes terão a oportunidade de ter contato com grandes nomes da área no país, ampliando sua rede de contatos e aumentando sua possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Inscrições até o dia 20 de fevereiro e início no dia 11 de março de 2019.
LEIA MAIS em www.aedi.ufpa.br


Notícias em 08/02/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *