7 de fevereiro de 2019

Notícias em 07/02/2019


Imagem em destaque
Uma garganta que se abriu há mais de um milhão de anos
As Cataratas do rio Iguaçu se localizam em um cânion estreito com 21 km de extensão, 80 a 90 m de largura e altura média de 70 m. Há cerca de 1 a 1,5 milhões de anos ele foi escavado pela erosão regressiva das cataratas, ao longo de falhas e fraturas nas rochas de um dos maiores derrames de lavas vulcânicas basálticas da Terra. Ele ocorreu entre 120 e 130 milhões de anos decorrente da deriva do supercontinente Pangea.
(Crédito: lucat - imagem - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, danos, petróleo, mercado, cooperação, justiça, paleontologia, terremotos, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

Pesquisa

Polo norte magnético já se deslocou 2,3 mil km desde 1831
Cientistas afirmam que velocidade de deslocamento é de 55 km por ano.
LEIA MAIS em www.revistaencontro.com.br


Danos e reparos

Vale informa sobre decisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD cancelou a Autorização Provisória para Operar ("APO") da barragem de Laranjeiras em função da ação civil pública no 5013909-51.2019.8.13.0024 ("ACP"), movida pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A Vale informa também que foi determinada pela SEMAD a suspensão imediata da Mina de Jangada por entender que a Licença de Operação ("LO") desta está unificada à LO da Mina Córrego de Feijão, a despeito das minas terem atos autorizativos distintos. A Mina da Jangada já estava paralisada em consequência da paralisação da operação da mina Córrego de Feijão.
LEIA MAIS em brumadinho.vale.com

Vale quer aumentar esquema de mineração a seco para 70% em 2023
(Por Agência Brasil)
A Vale tem planos de aumentar a parcela de produção a seco para 70% em 2023, com a redução gradativa da utilização de barragens nas operações.
LEIA MAIS em www.hojeemdia.com.br

Desastre da Vale agrava o problema de imagem das mineradoras
(Por Reuters)
A mineração corre o risco de sofrer o que aconteceu com a indústria do petróleo, onde as grandes empresas internacionais passaram de uma posição dominante para uma onde as empresas estatais produzem a maior parte do petróleo bruto.
LEIA MAIS em www.mining.com

Membranas de proteção já operam
A Vale já colocou em funcionamento duas das três membranas de proteção do sistema de captação de água de Pará de Minas, no Rio Paraopeba. A última membrana seria instalada no dia 4/2, dependendo das condições meteorológicas.
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Não houve eventos sísmicos, mostra estudo
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) detectou eventos naturais e artificiais no período entre 25 de junho de 2018 e 25 de janeiro de 2019, com magnitudes (mR) acima de 1,5 na Escala Richter e localizados a distância de até 100 km do eixo da barragem. Já o Observatório Sismológico não identificou nenhum evento natural na região de Brumadinho nos dias 24 e 25 de janeiro deste ano.
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Vale decide antecipar suspensão
A Vale decidiu antecipar a suspensão temporária da produção das plantas de concentração do Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima (MG).
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Barragem tinha margem de segurança muito baixa
(Por Roberta Jansen)
Dado está em relatório da consultoria alemã Tüv Süd; fenômeno foi apontado como a provável causa do colapso.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

CREA fará vistoria em barragens no RN
As visitas têm início nesta quinta-feira (6).
LEIA MAIS em www.tribunadonorte.com.br

Vale teria sido alertada sobre barragem
A Vale já teria identificado problemas nos dados de sensores responsáveis pela operação da estrutura da barragem de Brumadinho (MG), segundo uma troca de e-mails entre profissionais da mineradora e duas empresas ligadas à segurança da estrutura (Tüv Süd e Tec Wise).
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Petróleo

Petróleo sobe 1% com sinais de aperto na oferta mundial
(Por Stephanie Kelly)
Os preços do petróleo subiram cerca de 1 por cento nesta quarta-feira, impulsionados por sinais de forte demanda dos EUA por produtos refinados e aperto na oferta global do produto bruto, mas ganhos foram limitados pela alta do dólar norte-americano e por preocupações atuais a respeito de uma desaceleração econômica global.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Mercado

Cobre sobe ligeiramente enquanto níquel sobe ao máximo de 4 meses
O cobre subiu 0,1% depois de atingir uma alta de dois meses apoiada por aliviar as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.
LEIA MAIS em elcomercio.pe

Ouro fecha em queda diante de fortalecimento do dólar
O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta quarta-feira, 6, em baixa, pressionado pelo fortalecimento do dólar em relação a outras divisas principais e exportadoras de commodities.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Preços do minério de ferro atingem maior alta de quase dois anos
Os preços do minério de ferro atingiram uma alta de quase dois anos na terça-feira, após a quebra da barragem de rejeitos fatais em janeiro no Brasil, na mina de Córrego do Feijão, na Vale.
LEIA MAIS em www.mining.com


Cooperação

CPRM assina Acordo de Cooperação com a AMIRA
Foram realizados dois acordos de cooperação internacional. O primeiro entre a organização global australiana AMIRA e a CPRM, que será constituído por um programa integrado de pesquisa, resultando na elaboração de uma base de dados sólida a respeito da Tectônica, Arquitetura e Metalogenia do Proterozoico do Nordeste da América do Sul (Projeto SAXI). Já o segundo convênio foi firmado entre a AMIRA e a Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB).
LEIA MAIS em cprmblog.blogspot.com


Justiça

Justiça nega retomada de produção de mina de níquel da Vale no Pará
(Por Bruno Rosa)
Decisão ocorre em meio à tragédia de Brumadinho. Projeto produz 24,7 mil toneladas por ano.
LEIA MAIS em oglobo.globo.com


Paleontologia

Tinha penas, asas e foi encontrado na Mongólia: há mais uma espécie de dinossauro
De acordo com a equipa de cientistas que descobriu e estudou o fóssil, a espécie Gobiraptor minutus estava bem adaptada a ambientes húmidos e alimentava-se de ovos, sementes e moluscos.
LEIA MAIS em www.publico.pt

O cervo gigante que povoou o vale do rio Manzanares no Pleistoceno
A nova espécie, chamada Megaloceros matritensis, está intimamente relacionada com outras espécies do gênero Megaloceros.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Terremotos

Terremoto de magnitude 5,5 sacode as Ilhas Salomão
Um terremoto de magnitude 5,5 ocorreu perto da costa das Ilhas Salomão, informou o US Geological Survey (USGS).
LEIA MAIS em mundo.sputniknews.com

Terremoto de magnitude 5.3 no Chile
Um tremor de terra com magnitude de 5,3 ocorreu às 19:56 com epicentro em Iquique, Chile.
LEIA MAIS em www.3bmeteo.com


Asteroides

Sonda japonesa vai começar a minerar asteroide Ryugu no dia 22 de fevereiro
(Por Patrícia Gnipper)
Lançada pela JAXA (a agência espacial japonesa) com destino ao asteroide Ryugu, a sonda Hayabusa-2 chegou a seu destino no ano passado, depois de quase quatro anos de jornada, com o objetivo principal de coletar amostras do objeto e trazê-las para estudos na Terra.
LEIA MAIS em canaltech.com.br

Sonda da Nasa colidirá com asteroide e o deixará fora de órbita no primeiro teste de sistema de defesa planetário
(Por Sean Morrison)
A Nasa planeja derrubar um asteroide lançando uma espaçonave para deliberadamente colidir com ele no que é considerado o primeiro teste de um sistema de defesa planetário.
LEIA MAIS em www.standard.co.uk


Conhecimento

MCTIC publica Plano de Ação para minerais estratégicos
O Plano é um documento de orientação estratégica produzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para atuação na área referente aos minerais “portadores de futuro” (terras-raras, lítio e silício) e aos minerais que apresentam déficit comercial (agrominerais) com relação à sua importância econômica e estratégica para o País. O documento faz parte da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2016-2022). Acesse aqui.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


Eventos

Exportadoras de rochas farão projeto piloto para testar modalidade de despacho de blocos
O Centrorochas reuniu cerca de 30 representantes de empresas exportadoras, principais despachantes e armadores do Estado em reunião na Alfândega do Porto de Vitória na última segunda-feira, 04, para tratar sobre ajustes no embarque de blocos de rochas ornamentais.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Os desafios da Engenharia Mineral
Para discutir os problemas da Engenharia Mineral neste momento, a revista Brasil Mineral realizou um debate na Escola Politécnica, em São Paulo. Veja a integra aqui.
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Extra

A mina de cobre do congo de Friedland será a segunda maior do mundo
(Por Cecilia Jamasmie)
Kamoa-Kakula se tornará a segunda maior mina de cobre do mundo, com produção anual de mais de 700.000 toneladas de cobre.
LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 06/02/2019

Nenhum comentário:


Publicação em destaque


Minério de Ferro: produção em crise

Por Marco Gonzalez O mercado global de minério de ferro está sob  pressão  devido a um choque na oferta, depois do rompimento da barragem ...

Seguir por e-mail