28 de janeiro de 2019

Notícias em 28/01/2019


Imagem em destaque
Brumadinho: vista do rompimento a partir da barragem
A barragem da foto é a B1 que se rompeu no dia 25. Uma outra barragem, a B6, apresentou risco de rompimento mas foi contido pelo bombeamento da água armazenada.
(Crédito: Washington Alves - imagem ampliada - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, danos, petróleo, justiça, meio ambiente, paleontologia, terremotos, arqueologia, tecnologia e ciência espacial.

Pesquisa

Cientistas reconstroem placas antigas perdidas sob a Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes é a mais longa cordilheira contínua do mundo, com cerca de 7.000 quilômetros de extensão, ao longo da costa oeste da América do Sul.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Ofiolito de Omã sugere que a subducção começou com um empurrão
Um novo estudo examinando algumas rochas metamórficas e vulcânicas unicamente acopladas em Omã está acrescentando alguma clareza necessária sobre o início das zonas de subducção, um componente crítico na tectônica de placas.
LEIA MAIS em www.earthmagazine.org

A Elevação do Rio Grande pode ter sido uma ilha vulcânica
Há 40 milhões de anos, o planalto daquela ilha começou a submergir até atingir a posição em que se encontra atualmente, a 3.000 metros de profundidade no Atlântico Sul e 1.500 quilômetros a leste da costa brasileira.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

O movimento tectônico que elevou a cordilheira dos Andes começou no período Cretáceo
O processo de subducção tectônica que deu origem à cordilheira dos Andes , na América do Sul, começou no período Cretáceo , cerca de 80 milhões de anos atrás, segundo um estudo publicado na revista Nature.
LEIA MAIS em elcomercio.pe


Danos e reparos

Vale suspende pagamento de dividendos e bônus após rompimento de barragem
A Vale SA suspendeu o pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio, a recompra de ações de sua própria emissão e os pagamentos de remuneração variável a executivos, de acordo com comunicado da empresa divulgado no domingo, após o rompimento de uma barragem de mineração em Brumadinho (MG) na sexta-feira.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Vale promete "colchão de segurança bastante superior" em barragens para evitar novos rompimentos
O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, prometeu neste domingo que a mineradora vai criar um sistema de segurança nas barragens bastante superior ao atual para evitar uma repetição de rompimentos como o ocorrido na sexta-feira em Brumadinho (MG), que deixou dezenas de mortos e quase 300 desaparecidos.
LEIA MAIS em br.reuters.com

MG teve tremores nos últimos dias, mas barragem deveria resistir
Uma combinação de pequenos tremores de terra e problemas na conservação das barragens pode ter sido a raiz do desastre que atingiu Brumadinho. A hipótese é do diretor da Sociedade Brasileira de Geologia, Fábio Braz Machado.
LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


Petróleo

Setor onshore em expansão no Brasil
Segundo a EIA (U.S Energy Information Administration), o segmento onshore tem a produção terrestre correspondente a mais de 70% do total no mundo. Entretanto, no Brasil, a vasta reserva de petróleo está situada em sua maioria afastada da costa. Ainda assim, as expectativas é de que o País invista em atividades de exploração e produção no setor.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Descobertas na Bacia de Campos impulsionaram novas tecnologias
(Por Suzana Liskauskas)
A alta demanda por petróleo na década de 1970, quando o Brasil vivia o "milagre econômico", desequilibrou a balança comercial do país. Com uma produção diária muito aquém da demanda, a importação de óleo cru pesava nos cofres do país.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Justiça

Após nova decisão, bloqueio de conta da Vale chega a R$ 11 bilhões
Pedido, feito pelo Ministério Público estadual, se soma aos R$ 6 bilhões solicitados pelo Ministério Público e o Governo do estado.
LEIA MAIS em www1.folha.uol.com.br


Meio Ambiente

Pesquisador afirma que CO2 não interfere no clima e prevê longo período de utilização do petróleo
O meteorologista Luiz Carlos Molion, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) afirmou que “em determinadas épocas, no início do Cretáceo, por exemplo, tinha 20 vezes mais CO2 no planeta e as temperaturas chegaram a ficar muito baixas. Então, não há relação alguma da temperatura com a concentração de CO2”.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

As linhas de falha não são uma barreira para o armazenamento seguro de CO2 abaixo do solo
As emissões de dióxido de carbono podem ser capturadas e armazenadas com segurança em rochas subterrâneas, mesmo se houver falhas geológicas, confirmou a pesquisa.
LEIA MAIS em www.geologypage.com


Paleontologia

Um réptil ornitorrinco do início do Triássico
Nenhum animal vivo hoje parece um ornitorrinco, mas cerca de 250 milhões de anos atrás, algo muito semelhante nadou pelos mares rasos no que é hoje a China, encontrando presas pelo toque com parte cartilaginosa. O recém descoberto réptil marinho Eretmorhipis carrolldongi do período Triássico Inferior está descrito na revista Scientific Reports 24 de janeiro.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Tubarão antigo descoberto com dentes em forma de espaçonave
O mundo dos dinossauros ficou um pouco mais bizarro com uma espécie recém descoberta de tubarões de água doce em Dakota do Sul.
LEIA MAIS em www.geologypage.com


Terremotos

Terremoto de magnitude 5,3 no Chile
Um terremoto de magnitude 5,3 ocorreu com epicentro em Constitucion, no Chile, com profundidade estimada de 10 km.
LEIA MAIS em www.apolo11.com


Arqueologia

Achados arqueológicos confirmam a história oral da Primeira Nação do Lago Babine no norte da BC
Descobertas arqueológicas do norte da Colúmbia Britânica confirmaram a história oral da Primeira Nação do Lago Babine, datando de pelo menos 1.300 anos.
LEIA MAIS em www.cbc.ca

Os restos de uma mulher inca dão pistas sobre o fim do império
(Por Nora Bär)
A partir desta descoberta, foi desenvolvido um vasto trabalho multidisciplinar, no qual participaram mais de 20 cientistas e nos permitiram montar um emocionante quebra-cabeça baseado em diferentes chaves.
LEIA MAIS em www.lanacion.com.ar

Os Neandertais conseguiam matar à distância
Os Neandertais faziam armas que conseguiam matar à distância, de acordo com um novo estudo arqueológico. Os especialistas acreditam que os homens antigos eram mais avançados cognitivamente do que se pensava anteriormente.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


Ciência espacial

Rocha mais antiga da Terra teria sido encontrada na Lua
Presume-se que a rocha seja a mais antiga conhecida e se tenha formado na mesma época em que nosso planeta se formou, de acordo com uma análise da revista acadêmica Earth and Planetary Science Letters.
LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Preparando a exploração lunar com astronautas
Astronautas europeus e especialistas em caminhadas espaciais estão se preparando para reexaminar nosso satélite natural com assistência eletrônica, ferramentas geológicas atualizadas em relação à era das missões Apollo e melhores protocolos científicos.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Um astrofísico chileno propõe uma correção para a "Fire of Life"
Ele conseguiu alterar a teoria do "Fire of Life", uma das leis do universo, mudando um paradigma das ciências da natureza. "Foram dois anos de pesquisa e um de luta para que eu anunciasse, mas valeu a pena", disse o acadêmico e diretor do Departamento de Astronomia da Faculdade de Ciências Físicas e Matemática, FCFM (Chile).
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Tecnologia

Olhos no mar: Enxames de robôs flutuantes observam os oceanos
Essas tecnologias permitem aos cientistas medir e compreender a dinâmica oceânica, como as direções e velocidades das correntes, bem como características físicas como temperatura e salinidade.
LEIA MAIS em www.earthmagazine.org


Notícias em 27/01/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *