16 de janeiro de 2019

Notícias em 16/01/2019


Imagem em destaque
Tronco petrificado no conglomerado
Este tronco petrificado está localizado na fronteira oeste do Parque Nacional de Zion, Utah, EUA. Cascalhos e seixos que formam o conglomerado de Shinarump fluíram sobre esta área durante grandes eventos de inundação no Período Triássico. Árvores (principalmente coníferas) também foram derrubadas pela correnteza e muitas eventualmente se tornaram fossilizadas dentro do conglomerado.
(Crédito: Jeff Cuneo - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, danos, petróleo, produção, mercado, infraestrutura, energia renovável, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, ensino, eventos, vagas e outros.

Pesquisa

O polo magnético da Terra está vagando e os geólogos não sabem a razão
Os polos magnéticos da Terra podem vagar vários quilômetros todos os anos, no entanto, o movimento do polo norte tornou-se cada vez mais estranho nos últimos anos.
LEIA MAIS em www.geologyin.com


Danos e reparos

Serviço Geológico inicia estudo para gerar imagens de subsuperfície no Pinheiro
(Por Cláudia Galvão)
Iniciado estudo complementar para identificar a causa das rachaduras no bairro do Pinheiro, em Alagoas.
LEIA MAIS em www.alagoas24horas.com.br


Petróleo

AIE eleva previsão de demanda por petróleo em 2019
A Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos (AIE) elevou sua previsão de crescimento da demanda mundial por petróleo em 2019 em 20 mil barris por dia (bpd) em relação à estimativa anterior.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Petróleo fecha em alta, impulsionado por medidas de estímulo da China
(Por Monique Heemann)
Os contratos futuros de petróleo se recuperaram da forte queda de segunda-feira e fecharam e alta, impulsionados pela notícia de que a China vai tomar medidas de estímulo econômico.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Produção total de petróleo e gás da Petrobras atinge meta para 2018
(Por Cristina Índio do Brasil)
A produção total de petróleo e gás da Petrobras, incluindo líquidos de gás natural (LGN), em 2018, ficou em 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). De acordo com a estatal, a produção em 2018 está em conformidade com a meta estabelecida para o ano no Plano de Negócios e Gestão da companhia, que projeta o volume de 2,8 milhões de boed em 2019.
LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br

Recorde de produção do Pré-sal em dezembro
A Petrobras obteve o recorde mensal de 1,85 milhões de barris de óleo equivalente no pré-sal, em dezembro.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Produção

Indústria de minerais prevê avanço de mais de 10% neste ano no Ceará
Superados os momentos mais críticos da crise econômica, a indústria de minerais do Ceará espera um crescimento mais robusto do setor em 2019, que deve ultrapassar o patamar de 10% em comparação ao ano passado.
LEIA MAIS em diariodonordeste.verdesmares.com.br

Brasil encerra 2018 entre os maiores países em produção e exportação de mármore e granito e mantém posição de destaque mundial
A força do setor de rochas ornamentais brasileiras segue em alta no mercado internacional. Dados da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas) apontam que o Brasil ocupa a 4º posição de países que mais produziram pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Mercado

Cobre é apoiado por novos estímulos à economia chinesa e opera em alta
(Por Estadão Conteúdo)
Os contratos futuros de cobre operam em alta na manhã desta terça-feira, diante de sinalizações da China de estimular a economia, que está em desaceleração.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Futuros do minério de ferro ganharam 0,59% nesta terça-feira
Na bolsa de mercadorias de Dalian, na China, os contratos futuros do minério de ferro para entrega em maio, ativo com maior volume de negócios, fecharam a sessão nesta terça-feira (15) com ganhos de 0,59%, cotados a 512,00 iuanes por tonelada.
LEIA MAIS em www.investimentosenoticias.com.br

Ouro fecha em queda com valorização do dólar ante rivais
(Por Monique Heemann)
O ouro fechou em queda nesta terça-feira, 15, pressionado pela força do dólar em relação a outras moedas fortes, o que torna o metal precioso mais caro aos detentores de outras divisas.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Infraestrutura

Mega porto no Espírito Santo
Amanhã (17), a sede do governo do Espírito Santo terá a assinatura dos contratos entre a Petrocity e a Odebrecht para a construção do Centro Portuário de São Mateus (ES).
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Energia renovável

Cade aprova venda de geradoras eólicas para a Vale
(Por Fábio Pupo)
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu aprovar sem restrições a venda de três parques eólicos para a Vale. A operação faz parte da estratégia da mineradora de investir em geração de energia própria para executar suas atividades.
LEIA MAIS em www.valor.com.br

Irã perto de criar novos tipos de combustíveis nucleares
A Organização Iraniana de Energia Atômica (AEOI) está prestes a criar novos tipos de combustível nuclear por conta própria.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Relatório irá prever mudanças no setor de energia atômica
No próximo dia 23, em Paris, a Agência Internacional de Energia Atômica vai apresentar o relatório da World Energy Outlook (WEO) que prevê mudanças no setor de energia até 2020.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Mineralogia

O maior diamante do mundo
(Por Hobart M. King)
O Diamante Cullinan é a maior gema bruta de diamante já encontrada. Foi descoberta em 26 de janeiro de 1905 no Premier Mine, localizado perto da cidade de Cullinan, Transvaal Colony, África do Sul.
LEIA MAIS em geology.com


Paleontologia

Qual o fóssil mais antigo do mundo?
Em setembro de 2018 foi publicado um artigo na renomada revista científica Science que aponta uma figura em formato oval como o mais antigo fóssil animal já descoberto em toda a história.
LEIA MAIS em www.tricurioso.com

Mais plantas sobreviveram a maior extinção em massa do mundo do que o pensamento
Vários novos fósseis de plantas da atual Jordânia remontam a idade de importantes linhagens de plantas de sementes, sugerindo que essas linhagens sobreviveram ao evento de extinção em massa no final do Permiano.
LEIA MAIS em www.geologyin.com


Vulcanismo

Novo sistema de alerta de vulcão automatizado prevê erupções iminentes
(Por Jonathan Griffin)
Cientistas desenvolveram um sistema automatizado de alerta precoce para erupções vulcânicas, de acordo com um novo estudo. O novo sistema ajudou autoridades do governo a alertar o público sobre as erupções iminentes na Itália e poderia fazer o mesmo em todo o mundo, de acordo com os autores do estudo.
LEIA MAIS em blogs.agu.org

Uma nova ferramenta para estudar erupções vulcânicas como Kilauea
Um novo estudo caracteriza como erupções efusivas afetam o canal vulcânico pelo qual o magma flui ao longo do tempo. Essa descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor como os vulcões Klauea e similares causam estragos.
LEIA MAIS em eos.org


Terremotos

Terremoto de magnitude 5,9 atinge o sul das Filipinas
O tremor, que foi sentido com mais força no município de Governador Generoso, é uma réplica do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu a ilha no final de dezembro e que chegou a provocar um alerta de tsunami.
LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Terremoto de magnitude 6,8 atinge Hiu, em Vanuatu
Vanuatu é um país da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas, na Oceania.
LEIA MAIS em www.ilmeteo.it

Terremoto de 4.3 assusta moradores da Emília-Romana,na Itália
Até o momento, não há registro de vítimas e danos.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Quatro terremotos agitam Chiapas, Oaxaca e Guerrero, no México
Os estados de Chiapas, Oaxaca e Guerrero registraram movimentos telúricos de magnitude entre 4,1 e 4,8, informou o Serviço Nacional de Sismologia.
LEIA MAIS em heraldodemexico.com.mx


Arqueologia

Siló, onde Josué dividiu a Terra Prometida entre tribos, é descoberta por arqueólogos
(Por Tiago Chagas)
Foram descobertas as ruínas da cidade bíblica de Siló, onde Josué dividiu a Terra Prometida entre as 12 tribos que formavam o povo hebreu.
LEIA MAIS em noticias.gospelmais.com.br

Sítio arqueológico recém-descoberto em Sepetiba vira lixão
(Por Felipe Lucena)
Do lixo ao luxo e do luxo ao lixo. Esta é , de certa forma, a situação que vive o Forte de São Paulo, sítio arqueológico que fica em Sepetiba, citado como desaparecido há séculos nos livros de história e encontrado em janeiro do ano passado.
LEIA MAIS em diariodorio.com

Arqueólogos de Londres encontram loja de gelo subterrâneo da era georgiana
(Por Meilan Solly)
A entrada para a câmara subterrânea, que era usada para armazenar gelo antes do advento da refrigeração moderna, foi encoberta em um bairro ao sul do Regent's Park, em Londres.
LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


Ciência espacial

Luas com oceano subterrâneo podem estar geologicamente "mortas"
(Por Patrícia Gnipper)
Há um bom tempo cientistas vêm debatendo sobre qual a lua do Sistema Solar tem mais chances de abrigar algum tipo de vida microbiana em seus oceanos subterrâneos. Estamos falando principalmente de Encélado e Europa (luas de Saturno e Júpiter, respectivamente, que têm oceanos no estado líquido abaixo de suas crostas congeladas).
LEIA MAIS em canaltech.com.br

Rússia perde controle de seu único telescópio espacial em órbita
(Por Patrícia Gnipper)
De acordo com a agência espacial russa (Roscosmos), o país perdeu o controle de seu único radiotelescópio espacial, ainda que as tentativas de restabelecer a comunicação continuem. O telescópio Spektr-R foi lançado à órbita da Terra em 2011 para estudar buracos negros, estrelas de nêutrons e o campo magnético de nosso planeta.
LEIA MAIS em canaltech.com.br

Planetas em desintegração podem ser a chave para descobrir do que os mundos são feitos
(Por Nola Taylor Redd)
Exoplanetas que foram dilacerados por suas estrelas hospedeiras poderiam fornecer uma oportunidade para medir os minerais da galáxia.
LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


Ensino

Pós-Graduação em Modelagem e Evolução Geológica - UFRRJ
As inscrições iniciarão a partir do dia 02 de Janeiro até 04 de Fevereiro via SIGAA.
LEIA MAIS em sigaa.ufrrj.br


Eventos

19 vagas em concursos
São 19 vagas em todo o Brasil e em diversas áreas das geociências.
LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br


Vagas

IF Goiano abre seleção para Professor no campus de Urutaí
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano-GO abre novo processo seletivo para contratação de 5 Professores Substitutos.
LEIA MAIS em www.acheconcursos.com.br


Extra

Simineral comemora 12 anos de existência
Foi criado, há 12 anos, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), com o propósito de buscar soluções para desafios em comum entre as mineradoras, funcionando como um espaço de articulação para o desenvolvimento da atividade mineral.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


Notícias em 15/01/2019

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *