10 de janeiro de 2019

Notícias em 10/01/2019


Imagem em destaque
Dique de camptonita no Arizona
Este dique, no noroeste do Arizona, EUA, tem rocha de composição basáltica que foi classificada como camptonita. O dique, introduzido em fanglomerado do Pleistoceno, mostra margem de resfriamento com apenas alguns centímetros de espessura. A imagem da esquerda é original e a da direita foi aprimorada para realçar a zona em torno do dique (saturação vermelha).
(Crédito: Stan Celestian - fonte - amostra)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: projeto, economia, petróleo, produção, mercado, gestão pública, justiça, paleontologia, terremotos, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, ensino, evento e vagas.

Projeto

CBMM investirá em expansão
A CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) deverá expandir sua capacidade de produção de ferronióbio para 150 mil toneladas até 2020.
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Economia

Brasil tem negócio de minério de ferro "de maior valor" do mundo
O título de negócio "de maior valor" deixou de ser da Rio Tinto Group e passou para as operações de pelotização da Vale.
LEIA MAIS em www.infomoney.com.br


Petróleo

Petróleo é apoiado por Arábia Saudita e fecha em forte alta
(Por Victor Rezende)
Os contratos futuros de petróleo encerraram o pregão desta quarta-feira, 9, com ganhos expressivos, apoiados pelo anúncio da Arábia Saudita de corte nas exportações de óleo bruto, enquanto os investidores deixaram de lado o relatório "bearish" do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE, na sigla em inglês).
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Produção

Indústria do aço descola da crise e prevê alta de 30% em 2019
Acompanhando o aumento de 8,9% nas vendas de 2018, a indústria do aço prevê cenário bastante positivo em 2019, podendo chegar a um crescimento de até 30%.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

A mina de ouro da Equinox no Brasil está longe da produção comercial
(Por Cecilia Jamasmie)
A Equinox está construindo a mina de ouro de 136.000 onças por ano da Aurizona no Brasil, que deve iniciar a produção no primeiro trimestre.
LEIA MAIS em www.mining.com

Exportações da segunda maior mina de cobre do mundo para cair 85%
(Por Cecilia Jamasmie)
As exportações concentradas da mina Grasberg, da Indonésia, segunda maior mina de cobre do mundo, cairão cerca de 85% este ano devido a um atraso na produção, enquanto as operações passam da mina aberta para a mineração subterrânea.
LEIA MAIS em www.mining.com

CEO da Norsk Hydro reitera que usinas brasileiras recomeçam em "semanas ou meses"
(Por Reuters)
A fabricante norueguesa de alumínio Norsk Hydro pretende retomar a produção total em sua planta de alumina Alunorte no Brasil dentro de semanas ou meses, embora o processo ainda seja incerto.
LEIA MAIS em www.mining.com


Mercado

Cobre sobe com otimismo sobre progresso na relação comercial de EUA e China
(Por Estadão Conteúdo)
Os futuros de cobre operam em alta em Londres e Nova York nesta manhã, impulsionados por expectativas de que Estados Unidos e China tenham feito progresso nas negociações comerciais dos últimos dias em Pequim, que foram concluídas nesta quarta-feira.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Futuros do minério de ferro têm queda de 0,58% em Dalian
(Por Investing.com Brasil)
Os contratos futuros do minério de ferro tiveram uma sessão de desvalorização na bolsa chinesa de mercadorias de Dalian. O contrato de maior volume de negócios, com vencimento em maio deste ano, teve queda de 0,58%, fechando assim o dia a 510,00 iuanes por tonelada.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Ouro fecha em alta com dúvida sobre juros nos EUA e queda do dólar
(Por Estadão Conteúdo)
O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta quarta-feira, 9, em alta, apoiado por comentários “dovish” feitos por dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que levaram o dólar a apresentar perdas expressivas em relação a outras moedas principais.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Gestão pública

Arrecadação da Cfem em Minas salta 68,5%
(Por Leonardo Francia)
Minas liderou o ranking nacional dos maiores recolhedores da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).
LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


Justiça

MPF questiona empreendimento de mineração
(Por Jefferson Klein)
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou duas ações civis públicas contra o Ibama e a empresa Rio Grande Mineração (RGM) requerendo a suspensão liminar da Licença Prévia nº 546/2017 a respeito do chamado Projeto Retiro. O empreendimento, a ser desenvolvido em São José do Norte, RS, prevê a exploração dos minerais ilmenita e rutilo (substância titânio), e zircão (substância zircônio).
LEIA MAIS em www.jornaldocomercio.com


Paleontologia

Metade camelo, metade tapir. Encontrado esqueleto de mamífero extinto há oito mil anos
O fóssil de um mamífero com entre 20 mil a 40 anos de idade foi encontrado em Arroyo Seco, na província de Santa Fé, Argentina.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Reconstrução ancestral dos trilobitas
O registro fóssil mostra que os trilobitas surgiram há 521 milhões de anos nos oceanos do período Cambriano, quando os continentes ainda eram uma paisagem inóspita à maioria das formas de vida.
LEIA MAIS em www.planetauniversitario.com

Revelado crânio de “monstro marinho” gigante reconstruído em 3D
Há cerca de 200 milhões de anos, no que hoje é Warwickshire, um réptil parecido com um golfinho morreu e afundou-se no fundo do mar.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


Terremotos

UnB registra tremor de terra na magnitude de 2,6 em Sergipe
Durante o início da manhã desta quarta-feira, 9, um tremor foi registrado em Frei Paulo e sentido em alguns municípios adjacentes. De acordo com a escala Richter, a magnitude foi de 2,6, é considerada uma intensidade baixa e que não oferece danos à população.
LEIA MAIS em infonet.com.br

Afundamento de bairro de Maceió ameaça 2 mil imóveis
O problema começou em fevereiro de 2018, após uma forte chuva, e piorou em março, com um terremoto de 2.5 na Escala Richter.
LEIA MAIS em g1.globo.com


Arqueologia

"Cemitério dos decapitados" de 1,6 mil anos é encontrado na Inglaterra
Arqueólogos localizaram 52 restos mortais que datam do período em que os romanos ocuparam a ilha britânica: a maioria dos esqueletos estava sem a cabeça.
LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


Ciência espacial

Astrônomos descobrem exoplaneta que pode conter água líquida
Possivelmente rico de gás e rochas, o planeta K2-288Bb está em uma zona estelar habitável, na constelação de Touro.
LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Sonda que visita asteroide Bennu tira foto da Terra a 110 milhões de quilômetros
(Por Patrícia Gnipper)
A OSIRIS-REx entrou na órbita do objeto na virada do ano, e seguirá sua missão de estudá-lo para que conheçamos melhor este asteroide, cujo formato é peculiar, e também nos ajudará a entender melhor a formação do Sistema Solar. Pequenino, Bennu tem apenas 500 metros de diâmetro.
LEIA MAIS em canaltech.com.br


Tecnologia

Minas de cobre no Chile triplicarão o uso de água do mar em dez anos
A indústria chilena do cobre triplicará o uso de água do mar para processos industriais na próxima década, disse a agência Cochilco nesta terça-feira, enquanto mineradoras globais do maior produtor mundial de metal vermelho buscam alternativas em meio à crescente escassez de água.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


Ensino

Programa de Pós-graduação do IG da UFPA
O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece especializações a distância pela Faculdade de Geologia IG/UFPA.
LEIA MAIS em www.aedi.ufpa.br


Evento

Brasil programa participação diferenciada
Com o objetivo de aumentar o interesse dos investidores internacionais pela mineração brasileira, a ADIMB (Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira) está coordenando, juntamente com a SGM/MME, ANM, CPRM, IBRAM e ABPM, a Missão Brasileira que participará da convenção anual da PDAC (Prospectors and Developers Association of Canada) 2019, que se realizará na cidade de Toronto, entre 3 e 6 de março próximo.
LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Vagas

Concurso Público para Professores é anunciado pela UFMT
São mais de 40 oportunidades para Professores de diferentes áreas, que podem receber remunerações de até R$ 10 mil ao mês.
LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


Notícias em 09/01/2019

Nenhum comentário:


Publicação em destaque


Minério de Ferro: produção em crise

Por Marco Gonzalez O mercado global de minério de ferro está sob  pressão  devido a um choque na oferta, depois do rompimento da barragem ...

Seguir por e-mail