5 de janeiro de 2019

Notícias em 05/01/2018


Imagem em destaque
Condrito em lâmina delgada
Este é um condrito (meteorito rochoso não modificado por fusão ou diferenciação do corpo de origem) com côndrulos bem definidos. Na parte superior esquerda há um grande e marrom côndrulo criptocristalino, composto de domínios separados de minúsculos piroxênicos com baixo teor de cálcio. Um côndrulo menor olivina-piroxênio porfirítico está no canto inferior direito. Os grãos coloridos são olivina, os grãos cinzentos são piroxênio de baixo cálcio. À esquerda do centro está um côndrulo radial de piroxênio formado por ripas de baixo teor de cálcio e piroxênio dispostos em um arranjo tipo leque. Parte de um côndrulo de olivina barrado pode ser visto na parte central mais à direita. Você vê tudo isto?
(Crédito: Mila Zinkova - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, petróleo, mercado, meio ambiente, paleontologia, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Pesquisa

Nós ainda não sabemos quando o campo magnético da Terra começou
Uma equipe combinada de pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia encontrou evidências que lançam dúvidas sobre o uso de cristais de zircão como evidência do desenvolvimento inicial do campo magnético da Terra.
LEIA MAIS em www.geologyin.com


Petróleo

Petróleo fecha em alta e registra primeiro ganho semanal em um mês
Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira, 4, e marcaram seu primeiro ganho semanal em um mês, à medida que as novas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo na semana que vem impulsionaram o apetite por risco. Os ganhos foram limitados, porém, pela alta nos estoques da commodity nos Estados Unidos.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Petrobras: vazamento de petróleo na Bacia de Campos foi reduzido em 80%
Na 4ª feira (2.jan), a petroleira brasileira detectou vazamento de petróleo cru em 1 dos tanques no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, a 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. A Petrobras informou nesta 6ª feira (4.jan.2018) que a mancha de óleo sobre o mar na Bacia de Campos foi reduzida em cerca de 80% até a noite desta 5ª feira (3.jan).
LEIA MAIS em www.poder360.com.br

Exportações de petróleo da Venezuela caem para baixa de 28 anos
(Por Joice Santos )
A Venezuela, que já foi o maior exportador de petróleo da América Latina, encerrou o ano de 2018 com um sobressalto, já que as vendas no exterior caíram para o menor nível em quase três décadas.
LEIA MAIS em clickpetroleo.com.br

Petrobras e Equinor encontram indícios de hidrocarbonetos em Peroba e Carcará
O primeiro campo é operado pela empresa brasileira, enquanto o segundo pertence à petroleira estrangeira. Ambos ficam na costa do Rio de Janeiro
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Mercado

Cobre opera em alta com expectativa sobre diálogo entre China e EUA no comércio
(Por Estadão Conteúdo)
O cobre opera em alta na manhã desta sexta-feira, com investidores otimistas após o anúncio de uma nova rodada de negociações sobre comércio entre Estados Unidos e China no início da próxima semana. Além disso, medidas de estímulo à economia na potência asiática colaboravam.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Futuros do minério de ferro têm forte alta de 3,23% em Dalian
(Por Investing.com Brasil)
jornada desta sexta-feira na bolsa de mercadorias na China foi marcada pela valorização dos preços dos contratos futuros do minério de ferro.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Ouro fecha em queda, após resultados do payroll e com apetite por risco
O ouro fechou em queda nesta sexta-feira, 4, sofrendo com o maior declínio em uma única sessão em duas semanas, depois que o relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos mostrou resultados mais fortes do que o previsto e ressaltou a força da economia no país.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Meio Ambiente

O manto de gelo da Gronelândia derrete a uma velocidade sem precedentes nos últimos 350 anos ou mais
A magnitude do recente derretimento da camada de gelo da Groenlândia é "excepcional" em comparação com os registros históricos dos últimos 350 anos, de acordo com um novo estudo realizado por uma equipe de pesquisadores dos EUA e da Holanda.
LEIA MAIS em www.axios.com


Paleontologia

No Jurássico, havia um réptil voador com a boca cheia de “dentes vampiro”
Paleontólogos da Universidade de Portsmouth descobriram os restos fossilizados de uma nova espécie de réptil voador do Jurássico.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


Vulcanismo

Imagens de satélite mostram o que restou do vulcão na Indonésia que causou tsunami
(Por George Dvorsky)
Novas fotos de satélite do vulcão Anak Krakatau mostram o estado da região após a erupção que desencadeou um tsunami devastador na Indonésia no final do mês passado. Como mostram as imagens, uma baía surgiu onde havia uma montanha vulcânica de 340 metros de altura.
LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br


Arqueologia

Navio pirata naufragado revela tesouros e armas do século 17
A embarcação holandesa Schiedam foi encontrada na costa do Reino Unido.
LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


Ciência espacial

Esta nuvem 'fóssil' de gás de hidrogênio puro pode ser uma cápsula do tempo do Big Bang
(Por Brandon Specktor)
Os astrônomos que trabalham no Observatório WM Keck, no vulcão Mauna Kea, no Havaí, acreditam ter identificado uma enorme nuvem interestelar de gás que parece ter permanecido intocada durante bilhões de anos de desenvolvimento do universo.
LEIA MAIS em www.livescience.com


Evento

EXPOSIBRAM: 60% dos estandes já foram vendidos
A 9 meses da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), organização celebra o grande interesse de vários setores em participar da maior vitrine de negócios da mineração brasileira.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


Vagas

Universidade Federal de Pelotas (RS) seleciona 29 professores
Os salários variam de R$ 3.121,76 a R$ 7 mil, a depender da titulação do profissional.
LEIA MAIS em www.24horasnews.com.br


Extra

Conheça o lugar onde a floresta cresce de cabeça para baixo
(Por Victor Melo)
No ano de 1911, essa região do Cazaquistão enfrentou um terremoto de magnitude 7,7 que criou uma barragem natural. Com os anos, a água da chuva foi se acumulando no local, onde havia dezenas de árvores danificadas e carregadas pelo terremoto. Veja o vídeo.
LEIA MAIS em www.meionorte.com


Notícias em 06/01/2019

Nenhum comentário:


Publicação em destaque


Minério de Ferro: produção em crise

Por Marco Gonzalez O mercado global de minério de ferro está sob  pressão  devido a um choque na oferta, depois do rompimento da barragem ...

Seguir por e-mail