2 de fevereiro de 2019

Notícias em 02/02/2019


Imagem em destaque
Etna desperta
Pela primeira vez em talvez uma década, o Monte Etna, na Itália, experimentou uma “erupção de flanco”. A atividade foi acompanhada por 130 terremotos ocorridos durante três horas naquela manhã. A imagem, do final do ano passado, destaca a abertura ativa e a assinatura térmica infravermelha dos fluxos de lava, que podem ser vistos perto da fissura recém-formada o lado sudeste do vulcão.
(Crédito: Joshua Stevens / NASA - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, danos, petróleo, mercado, gestão pública, paleontologia, terremotos, meteoro e eventos.

Pesquisa

Maior evento de extinção da Terra provavelmente levou as plantas em primeiro lugar
Pouca vida poderia aguentar o cataclismo da Terra conhecido como a Grande Morte, mas as plantas podem ter sofrido sua ira muito antes de muitos animais, diz uma nova pesquisa liderada pela Universidade de Nebraska-Lincoln.
LEIA MAIS em www.geologyin.com


Danos e reparos

Tudo indica que barragem se rompeu por liquefação
(Por Marta Nogueira)
O rompimento da barragem da Vale na última sexta-feira pode ter sido causado por liquefação, o que já ocorreu em outros grandes desastres no mundo em estruturas com o mesmo método de construção de Brumadinho (MG), com tecnologia de alteamento a montante, afirmou à Reuters o subsecretário de Regularização Ambiental, da secretaria do meio ambiente do Estado, Hidelbrando Neto.
LEIA MAIS em br.reuters.com

Ministério admite não saber se fiscalização de barragens era adequada
(Por Fábio Pupo)
O secretário de Geologia e Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal, afirmou hoje que "ninguém" tem condições neste momento de determinar se os procedimentos de fiscalização do poder público eram adequados para impedir a tragédia em Brumadinho (MG).
LEIA MAIS em www.valor.com.br

Mais cara, mineração a seco é alternativa a barragens, apontam especialistas
(Por Marta Cavallini)
No Norte do país, onde fica o complexo de Carajás, no Pará, 80% da produção já é com processamento a seco; Minas tem 32% da produção sem uso de água.
LEIA MAIS em g1.globo.com

Agência de mineração cogita exigir desmonte de barragens como de Brumadinho e Mariana
(Por Laís Lis)
As duas barragens que romperam em MG haviam sido construídas no modelo 'a montante'. Vale anunciou que desativará barragens deste tipo, e ANM pode estender para outras mineradoras.
LEIA MAIS em g1.globo.com

Monitoramento da ANM evitou três rompimentos de barragens em 2018
O sistema de monitoramento e fiscalização de barragens da ANM (Agência Nacional de Mineração) emitiu nove alertas de problemas de segurança em 2018. Em três casos, a intervenção preventiva e a correção da anomalia evitou que as barragens se rompessem.
LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Primeiras impressões sobre vídeos do colapso da barragem de Brumadinho
Análise sobre os vídeos.
LEIA MAIS em blogs.agu.org


Petróleo

Petróleo fecha em alta, apoiado por Baker Hughes e de olho na Venezuela
(Por Victor Rezende)
Os contratos futuros de petróleo fecharam a sessão desta sexta-feira, 1, em alta, apoiados por uma desaceleração na exploração de petróleo nos Estados Unidos, enquanto os agentes continuam a monitorar a situação política na Venezuela.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

PetroRio avalia fatia da Petrobras em Frade após acordo com Chevron
Em um movimento que deve dar à PetroRio mais flexibilidade para buscar a transação com a Petrobras e outros negócios futuros, a empresa conseguiu que a Chevron aceitasse pagamentos parcelados por sua participação no campo, conhecido como Frade.
LEIA MAIS em br.reuters.com

Inciada a produção da plataforma P-67 no Campo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos
A Petrobras informa que iniciou hoje, com os seus parceiros do Consórcio BM-S-11, a produção de petróleo e gás natural, por meio da plataforma P-67, na área de Lula Norte, no pré-sal da Bacia de Santos.
LEIA MAIS em www.petrobras.com.br


Mercado

Ouro fecha em queda após payroll dos EUA e negociações comerciais
(Por Estadão Conteúdo)
O ouro fechou em queda nesta sexta-feira, 1, depois que o relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos melhorou o sentimento entre investidores e beneficiou ativos de maior risco, enquanto estão no radar as menores tensões comerciais sino-americanas.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Gestão pública

Novas normas para sigilo de processos
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou a Resolução nº1, de 2019, que altera a portaria do Diretor-Geral do DNPM nº 155, de 2016 (consolidação Normativa do DNPM), que trata do sigilo do processo minerário.
LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br


Paleontologia

Fóssil de uma das espécies de peixes mais antigas do mundo revela nova visão
(Por Marc Montgomery)
O hagfish é um morador de fundo que se alimenta de coisas como a vida marinha morta. O peixe parecido com enguias é um antigo sobrevivente de milhões de anos atrás. Foi encontrado no Líbano.
LEIA MAIS em www.rcinet.ca


Terremotos

Terremoto de 6,8 de magnitude provoca danos materiais na Guatemala
(Por AFP)
Um forte terremoto de magnitude 6,8, cujo epicentro foi no estado mexicano de Chiapas, provocou nesta sexta-feira (1) deslizamentos em estradas e danos em algumas residências no sudoeste da Guatemala, informou a Defesa Civil.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Terremoto na fronteira sul do México foi semelhante ao mortal de 2017, mas longe
O tremor foi sentido nos países centro-americanos vizinhos deveu-se à mesma interação das placas tectônicas na crosta da Terra que causou dois terremotos em 7 e 19 de Setembro 2017.
LEIA MAIS em mundo.sputniknews.com

Tremor de terra em Montes Claros assusta moradores e animais
(Por Anderson Rocha)
Um tremor natural de magnitude 1.4 na Escala Ricther foi registrado na noite dessa quinta-feira (31) em Montes Claros, no Norte de Minas, pelo Núcleo de Sismologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e consolidado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
LEIA MAIS em www.hojeemdia.com.br


Asteroides

Entenda quão úteis foram quedas de asteroides nos primórdios da Terra
Impacto de asteroides na Terra durante o período de formação do planeta foi a causa da aparência atual do planeta, crosta terrestre e continentes, declarou um grupo internacional de investigadores do Canadá, da África do Sul e da Finlândia na revista Nature Communication.
LEIA MAIS em www.jb.com.br

Explosão causada por queda de meteorito sacode oeste de Cuba
(Por France Presse)
Incidente foi registrado na província de Pinar del Río, na noite desta sexta-feira (1º). Não há relatos de feridos, segundo autoridades.
LEIA MAIS em g1.globo.com


Eventos

Centrorochas lançará sistema de BI na Vitoria Stone Fair
No dia 13/02, às 17h, o consultor Severo Martinez, da M&F Consultoria – Inteligência de Mercado, comandará a apresentação do BI no painel “Panorama das Exportações & Importações Brasileiras de Rochas Ornamentais”, no Pavilhão 2 da feira que está em sua 47ª edição.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Cidade recebe a maior feira de rochas das Américas
(Por Clarice Lyra Poltronieri)
Entre os próximos dias 12 e 15 de fevereiro, acontece em Serra, ES, a maior feira de rochas ornamentais das Américas, a Vitória Stone Fair/Marmomac Latin America 2019.
LEIA MAIS em www.portaltemponovo.com.br


Notícias em 01/02/2019

Nenhum comentário: