23 de janeiro de 2019

Notícias em 23/01/2019


Imagem em destaque
Um meteorito atingiu a Lua
Durante o eclipse lunar total de ontem, um meteorito atingiu a superfície da Lua. O impacto causou um clarão luminoso, indicado pela setaEspecialista da Universidade de Huelva, na Espanha, confirmou que o impacto é genuíno.
(Crédito: José M. Madiedo - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: economia, danos, petróleo, produção, mercado, política, energia renovável, meio ambiente, terremotos, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, meteoro, asteroides, vagas e outros.

Economia/Investimentos

Petrobras garante investimentos em Espírito Santo
O governador do Espírito Santo recebeu o sinal positivo da Petrobras sobre investimentos da empresa no Estado, na ordem de US$ 4 bilhões nos próximos cinco anos.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Danos e reparos

CPRM e Defesa Civil reafirmam transparência em ações
A Defesa Civil Municipal e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informam que uma série de estudos necessários está em andamento, em decorrência da complexidade e raridade do fenômeno no Brasil, por isso as causas ainda não foram esclarecidas. De acordo com a CPRM, o relatório conclusivo sobre o bairro Pinheiro será divulgado em junho.
LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Petróleo

Preços do petróleo caem 2% com desaceleração do crescimento global e alta da oferta
(Por Collin Eaton)
Os preços do petróleo caíram cerca de 2 por cento nesta terça-feira devido à preocupação de que a economia mundial possa reduzir a demanda por combustíveis, enquanto os campos de "shale" dos Estados Unidos aumentam a oferta e os cortes da Rússia estão abaixo do esperado.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Produção

Antofagasta espera recorde em 2019, após fortes resultados do ano passado
(Por Estadão Conteúdo)
A mineradora chilena Antofagasta disse hoje esperar que 2019 seja um ano recorde para a empresa, depois de ter atingido os tetos de suas metas de produção de cobre e de ouro no ano passado.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Mercado

Cobre opera em baixa, ainda na esteira da desaceleração do PIB da China
(Por Estadão Conteúdo)
Os preços de cobre operam em baixa nesta manhã, ainda na esteira da desaceleração do crescimento econômico na China em 2018 ao nível mais baixo em 28 anos.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Futuros do minério de ferro fecham o dia em Dalian com queda de 1,3%
(Por Investing.com Brasil)
A jornada desta terça-feira na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian foi marcada pela queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Ouro fecha em alta, fortalecido com demanda por segurança
(Por Monique Heemann)
O ouro fechou em alta o pregão desta terça-feira, 22, fortalecido em meio à demanda por segurança entre investidores, diante de renovadas preocupações com a desaceleração global, a paralisação nos Estados Unidos e o Brexit, no Reino Unido.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Política

Proposta destina parte dos royalties do petróleo para prevenção de desastres naturais
O Projeto de Lei 10898/18 pretende destinar recursos dos royalties do petróleo para a prevenção de desastres naturais e ao socorro de populações atingidas por esses fenômenos. O texto insere dispositivos na Lei do Petróleo (9.478/97) e na Lei do Pré-Sal (12.351/10). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
LEIA MAIS em www2.camara.leg.br


Energia renovável

Transição de energia irá ajudar a geopolítica
(Por André Luis)
O aumento da energia renovável pode aumentar drasticamente o grau de independência energética, de acordo com a Comissão Global sobre a Geopolítica da Transformação de Energia, que escreveu relatório a pedido da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
LEIA MAIS em clickpetroleo.com.br


Meio Ambiente

Estudo vai indicar áreas prioritárias para conservação ambiental
Distribuição espacial e novas pressões antrópicas sobre ecossistemas em Minas Gerais são avaliadas por pesquisadores do ICB.
LEIA MAIS em ufmg.br


Terremotos

Terremoto de magnitude 6,9 foi registrado perto da África do Sul
(Por Claudio Caldera)
Um terremoto de magnitude de 6,9 ocorreu por volta das 16h00 desta terça-feira a 1745 km a sudeste de Port Elizabeth, na África do Sul, com uma profundidade de 20 quilômetros.
LEIA MAIS em www.adnradio.cl

Mato Grosso registra primeiro tremor de terra do ano
(Por Mayla Miranda)
Tremor de 2,33 graus ocorreu no último domingo em Porto de Gaúchos.
LEIA MAIS em olivre.com.br


Arqueologia

UFPI realiza estudo de fóssil humano achado no Sul do Piauí
O indivíduo parcialmente mumificado foi resgatado no sítio arqueológico de Lagoa Cercada, no município de Colônia do Gurgueia, em 2013.
LEIA MAIS em www.portalodia.com

Gravuras milenares são encontradas em propriedade de Capitão Leônidas Marques
Até o momento, 84 gravuras foram encontradas, mas os arqueólogos ressaltam que há muitas outras escondidas embaixo da vegetação rasteira.
LEIA MAIS em aquiagora.net


Ciência espacial

Como levantar o véu que cobre o buraco negro da nossa galáxia
Graças a uma fonte de rádio, brilhante e compacta, os astrônomos inferiram a existência de um buraco negro supermassivo mais próximo à Terra (chamada Sgr A*), localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Asteroides

A Nasa tentará derrubar um asteroide pela primeira vez em 2022
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) tentará lançar um asteroide fora da órbita pela primeira vez em 2022, para o qual aprovou o projeto Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART).
LEIA MAIS em www.newsnation.in


Tecnologia

Uma técnica permite aumentar a escala na produção de materiais de grafeno
Um grupo de cientistas brasileiros desenvolveu estratégias que permitem a produção de nanocompósitos plásticos e grafenos em escala industrial. O isolamento do vidro de grafeno é um dos maiores avanços em ciência e tecnologia desde que foi realizado em 2004, uma conquista que trouxe o Prêmio Nobel de Física aos seus criadores em 2010. No entanto, a geração de nanocompósitos deste material com plástico ainda é feito basicamente em escala de laboratório.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Vagas

UEMG abre concursos com mais de 150 vagas para professores
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) divultou 20 editais de concursos públicos.
LEIA MAIS em www.guiamuriae.com.br


Extra

Nota de Esclarecimento sobre Angra 3
O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que a nota publicada no dia 20/01 em Coluna de Economia do O Globo, sob o título “Segurança Nacional”, relativa ao aumento da tarifa de Angra 3 está equivocada. A conclusão de que haverá ônus para o consumidor no caso de eventual elevação do preço da energia gerada por aquela usina só poderia decorrer de uma análise superficial, que ignora a complexidade do sistema elétrico brasileiro.
LEIA MAIS em www.mme.gov.br

As principais tendências de mineração em 2019
(Por Kristie Batten)
A incerteza macro e as tensões geopolíticas que influenciaram a mineração e os metais no segundo semestre de 2018 devem continuar.
LEIA MAIS em www.miningnews.net



Nenhum comentário: