24 de dezembro de 2018

Notícias em 24/12/2018


Imagem em destaque
Guirlanda de diatomáceas
Esta bela guirlanda poderia enfeitar a porta de sua casa no Natal se não fosse por um pequeno detalhe: seu diâmetro é semelhante ao de um cabelo humano. É feita de uma espécie comum de diatomáceas, a Eucampia zodiacus, uma alga unicelular coberta por uma carapaça de sílica opalina. As diatomáceas fornecem oxigênio para a Terra e, quando morrem, afundam nos oceanos passando a agir como sumidouro de carbono. Estas boas ações das diatomáceas me lembram para lhe desejar feliz Natal.
(Crédito: John Stetson - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: projeto, petróleo, energia renovável, terremotos, arqueologia, tecnologia, ciência espacial e outros.

Projeto

Equador sobe no ranking de ouro e cobre
O Equador subiu nas classificações de mineração porque possui grandes reservas de ouro e cobre no mundo, que serão exploradas na próxima década.
LEIA MAIS em www.eluniverso.com


Petróleo

Ministro de petróleo do Iraque defende prorrogação de acordo sobre cortes em abril
O Iraque quer uma prorrogação em abril do acordo para cortes de produção de petróleo acertado entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países aliados, disse neste domingo o ministro iraquiano de Petróleo, Thamir Ghadhban.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Marinha da Venezuela intercepta navio petroleiro da Exxon na costa da Guiana
A Marinha da Venezuela “interceptou” no sábado um navio explorando petróleo em nome da Exxon em águas da vizinha Guiana, disse o Ministério das Relações Exteriores da Guiana em um comunicado, no mais recente incidente em uma disputa por fronteiras que já dura mais de um século.
LEIA MAIS em br.reuters.com

O que esperar para o mercado de petróleo nesta semana
(Por Investing.com Brasil)
Os investidores de petróleo continuarão a se preocupar com a oferta global de petróleo bruto e as perspectivas de demanda de energia na próxima semana, depois que os preços sofreram o pior desempenho semanal em quase três anos na semana passada.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Com petróleo em queda, Opep se diz disposta a fazer 'o que for preciso' para preço subir
(Por Bloomberg)
Membros já discutem ampliar corte que sequer foi implementado.
LEIA MAIS em oglobo.globo.com


Energia renovável

Energia da usina Angra 3 é mais cara até do que geração solar, diz estudo
(Por Anne Warth)
Levantamento do instituto Escolhas mostra que economia com substituição do projeto nuclear por painéis solares seria de R$ 12,5 bilhões.
LEIA MAIS em economia.estadao.com.br


Terremotos

Registrado terremoto de magnitude 6,4 na ilha de Tonga, no Pacífico Sul
Um terremoto de magnitude 6,4 abalou a costa da ilha de Tonga, localizada no Pacífico, perto da Austrália, na segunda-feira, conforme relatado pela United States Geological Survey (USGS).
LEIA MAIS em www.europapress.es

Um terremoto de magnitude 5,0 sacode a Indonésia
Um terremoto de magnitude 5,0 abalou as costas da ilha de Sumatra (Indonésia), informa a Agência de Meteorologia e Geofísica do país asiático. O terremoto registrou 85 quilômetros da cidade de Padang a uma profundidade de 117 quilômetros.
LEIA MAIS em actualidad.rt.com

Terremoto de 5.8 sacode a região do Tibet
(Por EFE)
Um terremoto de magnitude 5,8 sacudiu Xaitongmoin County da região sudoeste da China do Tibete, que atualmente não tem relatos de danos ou vítimas, informou a agência de notícias Xinhua.
LEIA MAIS em www.eldiario.es


Arqueologia

A história do tsunami que decidiu uma guerra na Grécia antiga
(Por BBC News Brasil)
A cidade de Potideia estava prestes a ser invadida pelos persas, que se aproveitavam da maré baixa para invadir a península ao norte da Grécia. Eles só não esperavam pelas ondas gigantescas que vieram do mar.
LEIA MAIS em noticias.r7.com

Descoberta em Pompeia: O que foi encontrado na villa de um general romano
Arqueólogos descobriram os restos petrificados de um cavalo que ainda tinha a sela presa aos estábulos de uma antiga vila nos subúrbios de Pompeia.
LEIA MAIS em stirileprotv.ro

Revelando segredos da Pirâmide da Lua
Os segredos de Teotihuacán ainda estão no subsolo. Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) e do Instituto de Geofísica da UNAM identificaram uma câmera de oito metros de profundidade e um túnel sob a Pirâmide da Lua em Teotihuacán, no México.
LEIA MAIS em www.frontera.info


Ciência espacial

Astrônomos detectaram planetas fora da nossa galáxia em 2018
(Por Michelle Starr)
Em um mundo incrível primeiro, os astrofísicos detectaram múltiplos planetas em outra galáxia no início deste ano, variando de massas tão pequenas quanto a Lua até aquelas tão grandes quanto Júpiter.
LEIA MAIS em www.sciencealert.com


Tecnologia

O futuro da inteligência artificial no petróleo e gás
Depois de um começo lento, a indústria de petróleo e gás parece estar ansiosa para adotar todos os tipos de tecnologia digital, já que ajuda as empresas a manter os custos mais baixos enquanto aumenta a eficiência.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


Extra

Após incêndio no Museu, fóssil de Luzia pode 'renascer' em 2020
(Por Laurivânia Fernandes)
Pesquisadores do Museu Nacional, que pegou fogo no dia 2 de setembro, estimam que o trabalho de reconstrução de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, pode “renascer” já em 2020. A reconstituição de um dos itens mais preciosos da instituição bicentenária começará no segundo semestre de 2019.
LEIA MAIS em www.portalr10.com

Adquirindo ou vendendo: Líderes de mineração falam sobre seus planos para 2019
(Por Bloomberg)
As tensões entre os EUA e a China pesaram sobre as mineradoras de cobre em 2018, já que os temores de uma desaceleração econômica global ofuscaram outros fundamentos. Enquanto isso, os produtores de ouro lutavam para que o ouro perdesse seu brilho refúgio até o final do ano.
LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 23/12/2018

Nenhum comentário: