22 de dezembro de 2018

Notícias em 22/12/2018


Imagem em destaque
Cratera marciana gelada
Esta é cratera Korolev de Marte. Tem cerca de 82 quilômetros de diâmetro e é preenchida com quase 1,8 km de espessura de gelo.
(Crédito: orbitador Mars Express da Agência Espacial Européia - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, petróleo, produção, mercado, energia renovável, meio ambiente, paleontologia, terremotos, arqueologia, conhecimento, eventos e outros.

Pesquisa

Importante revelação sobre o núcleo externo da Terra
Em um novo estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, Mookherjee e sua equipe usaram técnicas de supercomputação de alta potência para contornar esses obstáculos e fazer uma descoberta crítica sobre a composição química do núcleo.
LEIA MAIS em www.geologyin.com

Terra perde centenas de toneladas de atmosfera para o espaço todos os dias
Os cientistas sabem há algum tempo que a atmosfera da Terra perde várias centenas de toneladas de oxigênio por dia. Eles entendem como essa perda de oxigênio acontece no lado noturno da Terra, mas eles não sabem como isso acontece no dia-a-dia.
LEIA MAIS em www.geologyin.com


Petróleo

Petróleo cai e contratos futuros acumulam perdas de mais de 10% na semana
(Por Monique Heemann)
O petróleo fechou mais uma vez em queda nesta sexta-feira, 21, último pregão de uma semana em que os contratos futuros acumularam recuo de mais de 10% em meio a preocupações com um excedente de oferta e desaceleração global. Hoje, além disso, a força do dólar pesou sobre a commodity.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Publicada a portaria que aprova a NR 37
A Portaria 1.186, de 20 de dezembro de 2018, publicada ontem dia 21, no Diário Oficial da União, aprova a NR 37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo), com redação completa presente no anexo desta portaria.
LEIA MAIS em iusnatura.com.br

Sonda adernada da Queiroz Galvão está sendo estabilizada
A embarcação está sendo trazida de volta à estabilidade, numa operação que contou com o apoio da Marinha indiana.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Concluída instalação de sistema de detecção de óleo na água
O Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (TAAR) da Transpetro passou a ter quatro novos sistemas de monitoramento autônomos para detecção de vazamento de óleo durante o carregamento e descarregamento de navios.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Produção

S11D fortalece liderança do minério brasileiro no mercado mundial
O Complexo S11D Eliezer Batista completou no dia 17/12, dois anos de operação em Canaã dos Carajás, no Pará. A unidade vem alcançando performance conforme o previsto, desde a sua inauguração em 2016. Logo no primeiro ano, a planta atingiu a produção planejada de 22 milhões de toneladas e, para 2018, deve novamente bater a meta, acima de 54 milhões de toneladas.
LEIA MAIS em www.vale.com


Mercado

Cobre opera em baixa com dólar forte antes de possível paralisação nos EUA
(Por Sergio Caldas)
Os contratos futuros de cobre operam em baixa em Londres e Nova York, influenciados pelo dólar, que se fortalece nos negócios da manhã.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Em Dalian, minério de ferro registra valorização de 1,22%
(Por Valter Outeiro da Silveira)
Nesta sexta-feira, mais uma vez os contratos futuros do minério de ferro registraram valorização na bolsa de mercadorias de Dalian, localizada na China.
LEIA MAIS em moneytimes.com.br

Ouro fecha em queda, pressionado por dólar forte
(Por Gabriel Bueno da Costa)
O ouro fechou em território negativo nesta sexta-feira, 21, influenciado pela força do dólar.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Energia renovável

Iniciado projeto de armazenamento de energia produzida por painéis solares
Novo negócio Brasil-China na área de energia. O presidente de Alsol Energias Renováveis, Gustavo Malagoli, e o diretor global de novos negócios da BYD, Zifeng Zhang, assinaram um memorando de entendimentos para a cooperação entre as duas empresas, incentivando o desenvolvimento da utilização de sistemas de armazenamento de forma distribuída no setor elétrico brasileiro.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Meio Ambiente

Alemanha dá adeus às minas de carvão
País fecha oficialmente último local de extração. Combustível foi fundamental para o desenvolvimento econômico alemão por quase dois séculos. Com material importado, continuará alimentando usinas de energia.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Paleontologia

450 milípedes fossilizados encontrados em âmbar de 100 milhões de anos
Tendo identificado mais de 450 milípedes preservados no âmbar birmanês, os cientistas confirmaram espécies representando até 13 das 16 principais ordens que percorrem a Terra hoje. Os fósseis mais antigos conhecidos por metade dessas ordens foram encontrados dentro do âmbar estudado.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Enormes dinossauros blindados combateram o superaquecimento com ar-condicionado nasal
Pesquisadores da Universidade de Ohio e do NYITCOM no estado de Arkansas mostram em um novo artigo no PLOS ONE que os anquilossauros fortemente encouraçados e de cauda de sino tinham um condicionador de ar embutido nos focinhos.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Répteis voadores espetaculares voaram sobre o passado jurássico tropical da Grã-Bretanha
Espetaculares répteis voadores armados com dentes longos e garras que outrora dominaram os céus foram redescobertos, graças a uma pesquisa de doutoramento em paleontologia.
LEIA MAIS em www.geologypage.com


Terremotos

Atrito nas camadas geológicas ou acúmulo de água podem ser causas de tremores em Cuiabá
(Por Juliana Alves)
De acordo com o Observatório Sismológico de Brasília, os tremores eram de magnitude 3.24 e 1.58 na escala Richter.
LEIA MAIS em circuitomt.com.br


Arqueologia

Pesquisadores de Pompeia estudam possível teatro do séc. IV
(Por Ansa)
Pesquisadores do Parque Arqueológico de Pompeia estudam a hipótese da existência de um auditório ainda mais antigo que o Grande Teatro (II a.C.) , espaço destinado ao entretenimento na cidade que foi coberta por uma tempestade de cinzas do vulcão Vesúvio em 79 d. C. Após escavações, eles encontraram uma espécie de arquibancada natural que está sendo estudada e data do ano IV a.C.
LEIA MAIS em istoe.com.br


Conhecimento

IBRAM divulga catálogo dos Centros de Tecnologia Mineral brasileiros
Publicação reúne informações atualizadas sobre a atuação dos Centros e Laboratórios e é um guia para empresários e fornecedores do setor.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br


Evento

CPRM participa de painel internacional para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul
O Diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Leonardo Andriotti, participou nos dias 18 e 19/12 do 1º Painel Internacional Brasil x Itália para o Desenvolvimento Econômico da Região Centro-Sul do RS.
LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Extra

APL de Rochas Ornamentais é aposta de negócio no Sul do Espírito Santo
O Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, é um dos principais do Estado. Composto por 1,2 mil empresas, o arranjo capixaba abriga mais da metade do parque industrial brasileiro do segmento. Como o setor envolve uma cadeia produtiva numerosa, se torna uma boa aposta de negócios para empreendedores locais.
LEIA MAIS em eshoje.com.br

Poder curativo da argila? Não é tão estranho quanto você pensa
(Por Hannah Hagemann)
Um remédio popular antigo, argila rica em ferro azul-esverdeado, mata bactérias resistentes a antibióticos usando um one-two punch, mostra um novo estudo.
LEIA MAIS em eos.org


Notícias em 21/12/2018

Um comentário:

Milanez disse...

Em a "cratera Korolev de Marte"....O correto seria dimensionar o Raio ou diâmetro;