20 de dezembro de 2018

Notícias em 20/12/2018


Imagem em destaque
Erosão em basalto por inundação da Idade do Gelo

Esta superfície caoticamente erodida é observada no topo do Babcock Bench, próximo a Trinidad, Washington, EUA, acima do rio Columbia. Foi causada por grande inundação altamente turbulenta, com até 213 m de altura de corpo de água, que atingiram a superfície de basalto no início do último ciclo glacial. A trilha na parte superior, à direita, tem largura entre 1,5 e 3 metros.
(Crédito: Bruce Bjornstad - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, projeto, petróleo, produção, mercado, cooperação, justiça, energia renovável, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos, vagas e outros.

Pesquisa

Nova luz sobre o que levou a mudança climática global a longo prazo
A última mudança climática global de longo prazo na Terra, ocorrida há cerca de um milhão de anos, pode ter sido impulsionada por reduções nas emissões glaciais de CO2.
LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


Projeto

Largo mais que dobra o área de interesse no depósito de vanádio em NAN
(Por Cajado do Mineiro do Norte)
A Largo Resources executou mais 24 furos, totalizando 4.223 metros de sondagem na segunda fase em seu depósito de vanádio Novo Amparo Norte (NAN), na Bahia.
LEIA MAIS em www.mining.com


Petróleo

Petróleo fecha em alta, apoiado por câmbio e de olho nos estoques dos EUA
(Por Gabriel Bueno da Costa)
Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 19, apoiados pelo dólar em geral mais fraco durante o pregão da commodity. Além disso, investidores monitoraram o relatório semanal de estoques dos Estados Unidos.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Grandes estoques de petróleo caem à medida que os preços do petróleo caem
(Por Joice Santos)
As ações das maiores companhias de petróleo da Europa caíram para seu nível mais baixo em oito meses nesta terça-feira, arrastadas pelas quedas das ações nos mercados globais e queda dos preços do petróleo devido a temores de excesso de oferta e desaceleração do crescimento econômico.
LEIA MAIS em clickpetroleo.com.br


Produção

Com expansão, S11D deve aumentar capacidade operacional para 100 milhões de toneladas por ano a partir de 2022
Em 2019 a estrategia da Vale será baseada em cincos pilares estratégicos: sustentabilidade; liderança do futuro no minério de ferro; destrave do valor no carvão; valor e opcionalidade em metais básicos; e recompensas da estratégia.
LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


Mercado

EUA retiram produtora de alumínio russa Rusal de lista de sanções
(Por Estadão Conteúdo)
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informa em comunicado nesta quarta-feira que notificou o Congresso de sua intenção de acabar com as sanções impostas contra a Rusal, gigante russa fabricante de alumínio, em 30 dias.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Cobre opera em alta com dólar fraco antes de decisão do Fed
(Por Sergio Caldas)
Os contratos futuros de cobre operam em alta na manhã desta quarta-feira, favorecidos pelo enfraquecimento do dólar antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Futuros de carvão metalúrgico e coque caem na China; minério de ferro sobe
(Por Enrico Dela Cruz)
Os preços do carvão metalúrgico e do coque na China caíram nesta quarta-feira, mas fecharam acima das mínimas do dia, com os produtores de aço continuando a buscar preços mais baixos pelas matérias-primas devido à retração das margens de lucro.
LEIA MAIS em extra.globo.com

Os Futuros de Ouro subiram durante a sessão asiática
Na divisão Comex da Bolsa Mercantil de Nova York, Os Futuros de Ouro em Fevereiro foram negociados na entrega a US$ 1.247,95 por onça troy no momento da escrita, subindo 0,67%.
LEIA MAIS em br.investing.com


Cooperação

Serviço Geológico do Brasil e Universidade Federal de Viçosa assinam acordo de cooperação com foco em recursos hídricos
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) assinaram nesta quarta-feira (19/12) acordo de cooperação para intercâmbio de conhecimento técnico-científico. A iniciativa tem entre os objetivos ações conjuntas e a troca de informações geológicas e hidrogeológicas sobre aquíferos, principalmente o Urucuia.
LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Justiça

STF suspende efeitos de decreto sobre venda de áreas de petróleo da Petrobras
(Por Lisandra Paraguassu e Marta Nogueira)
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira efeitos de decreto que define regras de governança para cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás pela Petrobras.
LEIA MAIS em www.terra.com.br


Energia renovável

As boas perspectivas para 2019 animam setores do programa nuclear brasileiro
Temos que estar otimistas, principalmente no setor nuclear, onde há muito a ser desenvolvido. Na geração de energia, há a ampliação do programa de geração, partindo para outras usinas.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Uso de biodisel na matriz energética brasileira pode trazer ganhos na despoluição do ar
É grande a disputa pelo espaço de uso de energia limpas e renováveis no Brasil. Neste particular, os biocombustíveis estão sendo vistos com uma das alternativas de peso para minimizar o problema de emissão em grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Senado aprova leilões de energia solar e eólica offshore no Brasil
O Senado brasileiro aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que autoriza a implementação de leilões eólicos e solares para usinas offshore.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Paraná vai ganhar parque eólico no valor de R$ 1 bilhão
O Instituto Ambiental do Estado do Paraná (IAP) emitiu na terça-feira a licença preliminar para um projeto eólico de 200 MW.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


Paleontologia

Argentina revela réptil marinho que viveu há 65 milhões de anos
(Por AFP)
Paleontólogos locais apresentaram nesta quarta-feira, na Argentina, a réplica de um plesiossauro encontrado em 2009 na Patagônia, onde o réptil marinho viveu há 65 milhões de anos.
LEIA MAIS em www.em.com.br

Cientistas descobrem gigantesco fóssil de dinossauro
Cientistas descobriram fósseis de um grande dinossauro comedor de carne que espreitou o norte da Itália 198 milhões de anos atrás, notável tanto na vida quanto na morte.
LEIA MAIS em www.enca.com

Cientistas estudam evidências fósseis de que tubarão caçava no ar répteis voadores
(Por Nicole Darrah)
Pesquisadores descobriram evidências fósseis de que pelo menos um tubarão na idade cretácea pegou sua comida - um réptil voador - no ar.
LEIA MAIS em www.foxnews.com


Vulcanismo

Vulcão Tutupaca, em Tacna, será monitorado em tempo real
O Instituto Geofísico del Perú instalou um sistema de monitoramento no maciço. Uma possível erupção do Tutupaca representaria um risco para cerca de seis mil pessoas.
LEIA MAIS em larepublica.pe


Terremoto

TERREMOTO de magnitude 6,0 em Wakis (Papua Nova Guiné)
Em 19 de dezembro de 2018 às 22:37, um terremoto de magnitude 6,0 e uma profundidade de 20 km foi registrado em Wakis (Papua Nova Guiné).
LEIA MAIS em www.ilmeteo.it


Arqueologia

Tábua com quatro mil anos é a mais antiga reclamação de consumidor da História
Uma tábua descoberta na antiga Mesopotâmia terá sido a queixa mais antiga da história. Na mensagem, um homem chamado Nanni queixa-se de um fornecedor conhecido como Ea-nasir.
LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


Ciência espacial

Astrônomos propõem nova classe de planetas feitos de ‘rubis’ e ‘safiras’
(Por Cesar Baima)
Formados bem próximos de suas estrelas, objetos pouco maiores que a Terra seriam ricos em óxidos de alumínio que compõem pedras preciosas.
LEIA MAIS em oglobo.globo.com


Tecnologia

COPPE inaugura laboratório com sistema que simula correntes marinhas
O laboratório é financiado pela Petrobras e tem o objetivo de aumentar a produção de petróleo no mar, investindo emnovas tecnologias.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Máquina de mineração futurista faz trabalho duro parece fácil
O Sistema Longwall Caterpillar está na vanguarda da tecnologia de mineração.
LEIA MAIS em interestingengineering.com


Conhecimento

ANM - Informe Mineral 1º/2018
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publica o Informe Mineral do primeiro semestre de 2018.
LEIA MAIS em www.anm.gov.br


Eventos

Simpósios sobre o Cráton São Francisco e sobre Geologia do Nordeste
O Núcleo Bahia-Sergipe, da Sociedade Brasileira de Geologia, promoverá no período de 11 a 15 de novembro de 2019, em Aracaju, Sergipe, o XXVIII SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE (XXVIII SGNE) e o IV SIMPÓSIO SOBRE O CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E ORÓGENOS MARGINAIS (IV SCSF).
LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br


Vagas

UFC divulga novos Processos Seletivos com mais de 50 oportunidades
Inscritos nestas seleções devem ser submetidos à Prova de Títulos e Análise do plano de trabalho e do projeto de pesquisa a ser executado pelo candidato.
LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


Extra

Circuito das Águas tem origem em chuvas de 25 mil anos, diz estudo
A origem das águas minerais que atraem milhares de turistas ao Circuito das Águas, em Minas Gerais, está em chuvas ocorridas há 25 mil anos, na Serra da Mantiqueira.
LEIA MAIS em noticias.r7.com

Seminários da Hidroplan
A HIDROPLAN é pioneira em hidrogeologia de contaminação e em avaliação de risco toxicológico para locais contaminados no país. Confira o calendário de cursos.
LEIA MAIS em produtos.hidroplan.com.br


Notícias em 19/12/2018

Nenhum comentário: