19 de dezembro de 2018

Notícias em 19/12/2018


Imagem em destaque -
Folhelhos dobrados na Groenlândia
:
Esta pequena ilha no fiorde King Oscar, no leste da Groenlândia, é composta por camadas pré-cambrianas de folhelhos em dobra recumbente na orogenia caledoniana.
(Crédito: Håvard Berland - fonte). 

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: pesquisa, economia, petróleo, mercado, gestão pública, cooperação, justiça, energia renovável, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides e outros.

Pesquisa

Aplicação do estudo do campo magnético da Terra ao estudo do clima ao longo da história
Será que nosso atual conhecimento da evolução passada do campo magnético da Terra é realista o suficiente para tirar conclusões robustas sobre seu envolvimento nas mudanças pelas quais o clima passou nos últimos 3.000 anos?
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Economia/Negócios

MRS assina aditivo a contrato de prestação de serviço com CSN
(Por Ivan Ryngelblum)
A MRS Logística informou nesta terça-feira que celebrou, no dia 1º de novembro, um aditivo ao contrato de prestação de serviço de transporte de minério de ferro ao mercado exterior firmado com a CSN Mineração.
LEIA MAIS em www.valor.com.br


Petróleo

Preços do petróleo caem mais de 5,5% por temores de desaceleração econômica e superávit
Os preços do petróleo recuaram mais de 5,5 por cento nesta terça-feira, fechando em queda pela terceira sessão consecutiva, conforme o mercado digere notícias de que a oferta norte-americana continuará a aumentar, mesmo que a demanda diminua devido à desaceleração do crescimento econômico global.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Publicado decreto com propostas para o setor de gás natural
A Presidência da República publicou ontem (18/12) o Decreto nº 9.616, de 17 de dezembro de 2018, que dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o art. 177 da Constituição, e sobre as atividades de tratamento, processamento, estocagem, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural.
LEIA MAIS em www.anp.gov.br

CNPE autoriza realização de duas rodadas em 2019 e estudos para leilões até 2021
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou ontem (18/12), no Diário Oficial da União, as Resoluções nº 17 e 18/2018, que autorizam a ANP a realizar, respectivamente, a 16ª Rodada de Licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural na modalidade de concessão e a 6ª Rodada de Licitações sob o regime de partilha de produção. Ambas estão previstas para 2019.
LEIA MAIS em www.anp.gov.br

Estes países encontraram mais petróleo em 2018
(Por Joice Santos)
2018 já é o melhor ano para exploração global de petróleo e gás desde 2015. Guiana, Rússia e Estados Unidos estão no topo da lista com grandes descobertas.
LEIA MAIS em clickpetroleo.com.br

Regras de licitação da Petrobras permitem a participação de microempresas na manutenção de plataformas de petróleo
O esforço que Petrobrás está fazendo para colocar a empresa nos trilhos não há quem não reconheça. Mas ainda há situações que são incompreensíveis que estão sendo executadas em nome da lisura, do compliance da companhia.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Mercado

Cobre opera em baixa com preocupações sobre economia global
(Por Estadão Conteúdo)
Os futuros de cobre operam em baixa em Londres e Nova York na manhã desta terça-feira, em meio a preocupações sobre a desaceleração da economia global.
LEIA MAIS em istoe.com.br

Gigantes da mineração podem fazer lances ousados em 2019
(Por David Stringer)
As maiores mineradoras do mundo deveriam se abrir a uma análise radical em 2019. A recomendação é do Deutsche Bank.
LEIA MAIS em economia.uol.com.br

Futuros do aço e do minério de ferro caem na China com liquidação global de posições
Os preços do aço e de suas matérias-primas na China caíram nesta terça-feira após uma derrocada mais ampla em ativos de risco, com os investidores permanecendo cautelosos antes da reunião do Federal Reserve, o banco central norte-americano.
LEIA MAIS em www.terra.com.br

Ouro fecha em alta com fraqueza do dólar à espera do Federal Reserve
(Por Estadão Conteúdo)
O ouro fechou em alta nesta terça-feira, 18, favorecido pela fraqueza do dólar em relação a outras moedas fortes na véspera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
LEIA MAIS em istoe.com.br


Gestão pública

Mais 6 empresas vão se instalar no Distrito Industrial e devem gerar 100 empregos em Canaã dos Carajás
No último dia 13 de dezembro,quinta-feira, a Prefeitura de Canaã dos Carajás realizou um novo processo licitatório para a concessão de lotes no Distrito Empresarial Antônio José de Araújo. Na ocasião, seis empresas apresentaram toda a documentação exigida, se enquadraram nas normas técnicas do certame e venceram o processo licitatório.
LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


Cooperação

CPRM reforça cooperação internacional com o Serviço Geológico da China
Representantes do CGS (Serviço Geológico da China) estiveram presentes no Escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de 26 a 30 de novembro, para ministrar um curso na área de Tecnologia da Informação (TI) denominado “Exchange of the Architecture on Geological Survey Intelligent Space and Digital Geological Survey PRB Technology and PRB-3D Modeling Technology” aos pesquisadores e analistas em Geociências da CPRM.
LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Justiça

Liberação para mineração no Parque do Rola Moça deverá ser anulada em 10 dias
(Por Anderson Rocha)
As atividades de minério dentro dos limites do Parque Estadual do Rola Moça deverão ser reduzidas.
LEIA MAIS em www.hojeemdia.com.br


Energia renovável

Brasil e Argentina renovam o acordo de uso pacífico da energia nuclear
Brasil e Argentina assinaram o tratado de cooperação nuclear que estava sendo costurado há alguns meses pelos dois países, com o objetivo de reafirmar os laços estratégicos entre os dois países neste setor.
LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Meio Ambiente

Demanda por carvão aumenta no mundo e dificulta combate ao aquecimento global
A demanda por carvão voltou a aumentar no ano passado e também deve crescer em 2018, revela um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) publicado nesta terça-feira.
LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Florestas tropicais aumentam a capacidade de sequestrar carbono da Terra
Um estudo publicado recentemente na revista Nature Climate Change confirma que os ecossistemas terrestres aumentaram sua capacidade de absorver o dióxido de carbono (CO2) em escala global nos últimos 20 anos. Além disso, destaca a necessidade de proteger as florestas tropicais, uma vez que aumentaram mais recentemente o seu sequestro.
LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


Paleontologia

Animais primitivos: a morte perto da costa, não a vida em terra
Nossa compreensão de quando os primeiros animais começaram a viver na terra é ajudada pela identificação de traços fósseis - as trilhas e trilhas deixadas por animais antigos - em rochas sedimentares que foram depositadas nos continentes.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Fósseis sugerem que as flores se originaram 50 milhões de anos antes do que se pensava
Cientistas descreveram uma espécie de planta fóssil que sugere que flores floresceram no início do Jurássico, mais de 174 milhões de anos atrás, de acordo com uma nova pesquisa na revista eLife.
LEIA MAIS em www.geologypage.com

Descoberta de fósseis aumenta a compreensão de como as mudanças geológicas afetaram a evolução da vida dos mamíferos
Pesquisadores dizem que as descobertas oferecem uma nova estrutura para entender a evolução da biota insular.
LEIA MAIS em www.nsf.gov


Vulcanismo

Vulcão entrou em erupção no sul do Japão
A AMJ- Agência de Meteorologia do Japão informou que um vulcão entrou em erupção na Ilha Kuchinoerabu, na província de Kagoshima, na terça-feira (18). Uma coluna de cinza vulcânica subiu 2 mil metros e rochas grandes estavam sendo lançadas da cratera.
LEIA MAIS em www.portalmie.com


Terremotos

Terremoto de 5,9 é registrado perto da Ilha de Páscoa, no Chile
Tremor aconteceu a 3,7 mil quilômetros do continente; não há alerta para tsunami.
LEIA MAIS em internacional.estadao.com.br

Sinal detectado pelo aprendizado de máquina prevê tempo para terremoto
A pesquisa em aprendizado de máquina revela a detecção de sinais sísmicos que predizem com precisão o escorregamento lento da falha de Cascadia, um tipo de falha observada antes dos grandes terremotos em outras zonas de subducção.
LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


Arqueologia

UFSC divulga detalhes sobre esqueleto encontrado em sambaqui no Rio Tavares
Ossada foi encontrada em escavação arqueológica que ocorreu junto com a obra do elevado, no entroncamento das rodovias SC-405 e SC-406.
LEIA MAIS em ndonline.com.br

Evidência sugere que os humanos alcançaram o “teto do mundo” 40.000 anos atrás
Mais de 3.000 ferramentas de pedra mostram a presença humana no planalto tibetano 20.000 anos antes do pensamento anterior
LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com

Encontrada pirâmide em montanha da Indonésia
Localizada na província indonésia de Java Ocidental, a construção seria em Mount Padang e tem uma área arqueológica no seu auge.
LEIA MAIS em www.eluniversal.com.mx


Ciência espacial

Fóssil do Big Bang descoberto com Observatório WM Keck
Uma nuvem relíquia de gás, órfã após o Big Bang, foi descoberta em universo distante por astrônomos usando o telescópio ótico mais poderoso do mundo, o WM Keck Observatory em Maunakea, Havaí.
LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Saturno está perdendo seus anéis planetários icônicos
(Por Chase Purdy)
"Os anéis estão sendo puxados para dentro de Saturno pela gravidade como uma chuva de partículas de gelo sob a influência do campo magnético de Saturno", disse a agência espacial em comunicado , acrescentando que a perda do anel ocorre na pior das hipóteses.
LEIA MAIS em qz.com


Asteroides

Asteroides podem salvar Terra da catástrofe ambiental
Em dezembro deste ano, a missão OSIRIS-REx da NASA chegou ao asteroide Bennu para extrair amostras de rocha. No próximo ano, a missão chinesa Chang'e-5n deverá chegar à Lua para realizar perfurações.
LEIA MAIS em br.sputniknews.com


Extra

Projeto abre inscrições para apoio a startups do ramo da mineração
O Mining Hub – Hub da Mineração, está com inscrições abertas para a entrada de startups do setor. Empresas que se encaixarem em alguma das temáticas têm até o dia 11 de janeiro para tentar uma vaga no primeiro ciclo de aceleração, o Mining Start. Selecionadas terão o acompanhamento de executivos da área durante um ano.
LEIA MAIS em portaldamineracao.com.br

Empreendedores fazem passeata em Conceição do Mato Dentro por aprovação de licenciamento da Anglo American
A Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Conceição do Mato Dentro convocam para esta quarta-feira, 19 de dezembro, uma manifestação de apoio ao licenciamento da terceira fase do projeto Minas-Rio, da Anglo American. O movimento está marcado para as 8h, na Praça Ubaldina.
LEIA MAIS em institutominere.com.br

Agência de mineração tem 97 pedidos para exploração na Reserva Raposa Serra do Sol
(Por Marco Grillo)
Requerimentos tratam de uma área de 651 mil hectares — a reserva ocupa, ao todo, 1,7 milhão de hectares.
LEIA MAIS em oglobo.globo.com

Estima-se que o mercado de equipamentos de mineração seja de US$ 77,7 bilhões em 2018 e deverá atingir US$ 112,3 bilhões até 2025
O aumento das atividades de mineração e o rigor nas normas de emissão impulsionarão o mercado de equipamentos de mineração.
LEIA MAIS em www.prnewswire.com

Curso Internacional: Introdução à Geoestatística
Este curso ocorrerá de 25 a 27 de fevereiro de 2019 em São Paulo, com o objetivo de introduzir os conceitos teórico-práticos da geoestatística, com aplicação na engenharia de minas, geotécnica, ambiental, petrolífera e outras.
LEIA MAIS em hidroestatistica.com

A geotecnia nos projetos de construção civil
Nos últimos anos, a causa ambiental tem gerado grande preocupação e, assim, a também a geotecnia e todas as suas vertentes na prevenção de desabamentos; prevenção de desmoronamentos; prevenção de deslizamentos; preservação dos lençóis freáticos; gerenciamento do problema do lixo; e na contenção da ocupação de encostas.
LEIA MAIS em revistaadnormas.com.br


Notícias em 18/12/2018

Nenhum comentário: