16 de dezembro de 2018

Notícias em 16/12/2018


Imagem em destaque
Apóstolos australianos remanescentes
Esta é uma série de pilhas marinhas conhecidas como os Doze Apóstolos, localizados na costa de Victoria, na Austrália, a sudoeste de Melbourne. Dos 12 iniciais apenas 8 ainda estão de pé. Essas torres de calcário são remanescentes de promontórios do Mioceno erodidos pela água do mar. A mais alta tem aproximadamente 45 m de altura.
(Crédito: Constantine Emmanouilidi - fonte)

Principais notícias sobre geologia, mineração e áreas relacionadas
Assuntos do dia: petróleo, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, conhecimento e outros.

Petróleo

México prevê produzir 2,6 milhões de barris diários de petróleo até o fim de 2024
(Por Reuters)
O novo plano de petróleo do governo mexicano visa a elevar a produção de petróleo para 2,624 milhões de barris por dia até o final de 2024, disse no sábado Octavio Romero, diretor-executivo da estatal petrolífera Petroleos Mexicanos (Pemex).
LEIA MAIS em extra.globo.com

ANP prevê Brasil com 170 plataformas de petróleo
Temos 106 plataformas produzindo. Em 2030, serão 170.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br

Petrobras inicia segunda etapa de testes de produção do campo de Mero, em Libra
Objetivo é coletar dados de produção e aumentar conhecimento do campo.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


Meio Ambiente

ONU e Nasa lançam plataforma para usar satélites no monitoramento de terras e meio ambiente
Em parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou nesta semana (12) o lançamento de um portal online que promete tornar mais fácil e acessível o monitoramento do uso da terra por meio de satélites. Plataforma gratuita permitirá aos usuários “inspecionar” desde as florestas tropicais até as geleiras.
LEIA MAIS em geodireito.com.br

Ártico passa pela transição mais inédita na história da humanidade
(Por Randy Showstack)
O Arctic Report Card, divulgado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, descreve as vastas mudanças que estão ocorrendo na região do Ártico. Aqui estão algumas das principais conclusões.
LEIA MAIS em eos.org


Paleontologia

Encontrados fósseis de bicho-preguiça gigantesco na costa argentina
Uma família de Miramar, província de Buenos Aires, Argentina, descobriu recentemente restos fósseis de uma preguiça gigantesca, já extinta, na estância balnearia de Mar del Sur, comunicou o jornal Clarin.
LEIA MAIS em br.sputniknews.com


Vulcanismo

Dados do Kilauea sugerem que a erupção foi sem precedentes
(Por Bob Yirka)
Uma equipe de pesquisadores de várias instituições dos EUA concluiu que a erupção vulcânica do Kilauea que ocorreu durante o verão passado representou um evento vulcânico sem precedentes.
LEIA MAIS em phys.org


Terremotos

Terremoto de grande magnitude sacode no Chile
Um terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter sacudiu a região de Tarapacá, no norte do Chile, sem que as autoridades tenham relatado graves vítimas ou danos.
LEIA MAIS em www.chispa.tv

Terremoto, forte choque na China
Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o condado de Xingwen, na cidade de Yibin, província de Sichuan, às 12h46 de domingo (horário de Pequim), segundo o Centro de Redes de Terremotos da China (CENC).
LEIA MAIS em www.leggo.it


Arqueologia

Egito - Descoberta uma tumba de 4.400 anos de idade "excepcionalmente bem preservada"
A estrutura funerária, localizada no sopé da pirâmide de Saqara, a mais antiga do mundo, é decorada com afrescos coloridos e 24 estátuas nas paredes representando um padre, sua esposa e outros parentes.
LEIA MAIS em rpp.pe

Escavações arqueológicas lançam luz sobre a mineração, a história dos imigrantes
Ao escavar fatos sobre um massacre de mineradores de carvão de imigrantes há mais de um século em Lattimer, EUA, o arqueólogo Paul Shackel descobriu uma perspectiva sobre a imigração na área de Hazleton hoje.
LEIA MAIS em www.citizensvoice.com


Ciência espacial

Nasa publica primeiras fotos da sonda InSight tiradas do espaço
Fotos mostram os escudos traseiro e térmico da sonda e foram postadas em uma das contas do Twitter da agência espacial americana na quinta (13). A InSight chegou a Marte no mês passado.
LEIA MAIS em g1.globo.com

Como Marte conseguiu montanhas tão enormes?
Por que os picos mais altos do sistema solar são encontrados em um de seus menores mundos?Mergulhe na formação planetária neste vídeo de 60 segundos e visitando mars.nasa.gov/insight.
LEIA MAIS em www.jpl.nasa.gov

Urano e Netuno devem ser prioridade máxima, diz relatório
Cientistas planetários argumentam que novas missões para cada um destes planetas também beneficiariam a pesquisa heliofísica e de exoplanetas.
LEIA MAIS em eos.org


Conhecimento

Banco de informações ambientais do IBGE
Um novo instrumento para organização e preservação.
LEIA MAIS em bdiaweb.ibge.gov.br


Extra

Brasil dá passos para se juntar ao clube movido a energia nuclear
O Brasil lançou na sexta-feira o primeiro dos cinco submarinos de ataque construídos com tecnologia francesa em um programa de 35 bilhões de reais (8,9 bilhões de dólares), planejado para terminar em 2029 com a entrega de um submarino nuclear.
LEIA MAIS em www.opetroleo.com.br


Notícias em 15/12/2018

Nenhum comentário: