9 de dezembro de 2017

A Turma 75 tem encontro anual em dezembro

Por Marco Gonzalez



No dia 16 de dezembro, em Porto Alegre, a turma de geologia da UFRGS, cujos componentes entraram na faculdade em 1972 e/ou saíram dela em 1975, a autodenominada Turma 75, repete seu já tradicional encontro anual.

Desta vez, pode haver uma novidade extra.


Esta turma carrega, entre outras características, duas comuns às turmas de geologia da sua época: a proporção feminina e o Ciclo Básico. 

Ao contrário do século passado, hoje a proporção de geólogas formandas é maior e, em alguns caso, chega a se aproximar do número de geólogos formandos. Na Turma 75 formaram-se 38 geólogos e 4 geólogas

Será? Através de uma rápida pesquisa verifiquei que a Turma 75 poderia ter uma quinta colega. Se isto se confirmar, teria sido possível a turma toda não tê-la conhecido ainda? 

Seria possível devido à outra característica daquela época: o chamado Ciclo Básico. Ele nasceu da lei nº 5540/68 e do decreto-lei nº 464 de 1969 e previa que somente uma parte dos alunos entraria na Universidade diretamente através do vestibular. A outra parte seria classificada pelas notas das disciplinas do tal Ciclo Básico, ou seja, do primeiro semestre da vida universitária dos candidatos. Desta forma, somente a partir do segundo semestre, a Turma 75 se conheceu na totalidade (assim como as outras turmas das demais Faculdades)

Seria possível não ter conhecido a quinta colega, sim. Bastaria ela não ter continuado o curso de geologia após o Ciclo Básico. Naquele primeiro semestre, todos os alunos de todas as faculdades estavam distribuídos em salas e turnos diferentes.

No encontro de 16 de dezembro, além de comemorar dois anos do lançamento do livro "Turma 75: 40 anos" (que você encontra nas principais bibliotecas acadêmicas do país), esta turma irá conhecer (virtualmente) a quinta colega? Aqueles que não poderão estar presentes no encontro do dia 16 saberão se ela existe ou não através da minha coluna no jornal "O Cano da Turma 75". 

Por falar nisso, você já se encontrou com sua turma este ano?

3 comentários:

Almiro Wilbert disse...

Embora a grande curiosidade em relação a esta possível quinta colega, vou ter que esperar a edição do nosso prestigioso jornal virtual ...

Marco Gonzalez disse...

Espero recompensar a espera com informação relevante.

Anônimo disse...

Marco Gonzalez seus artigos são os melhores.

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *