21 de agosto de 2017

Fatos. Internet das Coisas na área mineral

Por: Marco Gonzalez 


Internet das coisas (por Pixabay)

A "Internet das Coisas" (em inglês "Internet of Things" - IoT) se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Ver techtudo e infowester.


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação lançará o Plano Nacional da Internet das Coisas no 2º semestre, pretendendo estabelecer um guia para implementar a tecnologia no Brasil.

O tema será um dos destaques do  17º Congresso Brasileiro de Mineração (setembro), em Belo Horizonte (MG), através do painel "A Digitalização Iminente e a Internet das Coisas na Mineração", onde é analisado o impacto da "Internet das coisas Industrial" (em inglês "industrial internet of things" - IIoT) na área mineral discutindo diversas dimensões, como "connected mine" e "connected worker", além dos desafios de sua implementação. 

São expressões que exigem entendimento. A IIoT é considerada a adaptação da IoT para uso na indústria: manufatura, conexão entre veículos, otimização de transporte, etc. Há ainda a "Indústria 4.0" (I4.0) que se refere ao modelo de transformação digital na indústria (exclusivamente na cadeia de produção), utilizando IIoT como uma de suas plataformas tecnológicas. 

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *